quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

19-Comunicação
Partilhada, Trovadores, Rádio/TV, Telegramas/Internet, Teatro /Fotografia,  Cinema /Filme,
Afastamento Emocional, Como Controle Populacional, Internet como Controle Internacional

A comunicação faz parte da Natureza em todos os segmentos e reinos cada um usando os seus Recursos.
Aqui nos estaremos centrando na comunicação entre Humanos. O reino animal tem sua língua própria e hoje em muitos casos parcialmente decodificada pelo homem. Com provas concludentes temos que acreditar que  pelo menos parte a civilização da Terra é originária de outros astros originalmente mais adiantados.
No sistema vigente nossa comunicação é via oral e /ou escrita, decodificada ou não. A questão das línguas já foi vista anteriormente.
-Diagrama de Comunicação

Partilhada
Desde os primórdios a comunicação era pessoal, assim como o retorno. Quanto melhor a fala e representação, melhor o resultado do entendimento.
Sempre ficava a questão: qual era a interpretação e a seguir a nova transmissão e a nova interpretação.  nessa corrente que se encontram todas as variáveis interpretativas e os resultados conseqüentes. O planeta gira em torno dessa dicotomia.
Todos os povos tiveram os seus contadores e transmissores de histórias, mitos e fantasias. Muitas dessas Histórias são coincidentes em diferentes continentes e de diferentes épocas. O que mostra que existe uma “verdade “ na essência de muitas delas.

Trovadores
Os trovadores eram figuras da Idade Média que percorriam as cidades contando histórias e estórias divulgando notícias. Faziam o papel de comunicadores no mundo conhecido. Os mensageiros e estafetas das várias  culturas operavam como os correios de hoje  levando e trazendo as informações escritas ou verbais entre os interessados.
Para evitar a leitura por desvios de comportamento de pessoas não desejadas foram se criando processos de codificação que somente permitiam a leitura pelos interessados.
               
Rádio/TV
Os rádios foram a primeira possibilidade verbal de transmissão de informações amplas para uma massa maior de população. Eles foram desenvolvidos com nos finas do século XIX e início do século XX.
A TV teve a sua avant première nos jogos olímpicos de 1939, naquela época já colorida. Comercialmente entretanto passou a ser comercializada nos anos após a segunda grande guerra. Esses meios de comunicação atingindo a grande massa e todos os rincões do Planeta foi o primeiro passo para globalização integral.

Telegramas/Internet
Os telegramas eram transmissão por fio e demandavam grande investimento. A sua vantagem é que permitia a informação escrita a longa distância. Iniciando-se com o desenvolvimento dos trens a vapor no século XIX hoje não tem mais uso comum. Seu substituto é a Internet criada a partir dos anos 50 do século passado. Hoje a dependência da Internet é total sob todos os aspectos. As cidades e grande parte do campo são inteiramente controlados via sistemas de Internet integrados via satélite. -Os sistema estão evoluindo e preparados para operar em condições estratosféricas adversas porém uma “pane” ou tempestade” magnética de grandes proporções levaria ao caos em todo o nosso Planeta.

Teatro /Fotografia
O Teatro como instituição é representada por um   prédio, quando na realidade é a atividade de   representar a “realidade” de situações para um público maior e em diversos Lugares. O Teatro foi a evolução do trovador e dos grupos teatrais do passado.
No teatro o expectador ainda sente a comunicação direta do ator. Sente a sua energia e o seu desempenho como ser humano. É essa dinâmica que continua atraindo muito público.A freqüência aos mesmos continua muito viva apesar dos filmes via, TV, vídeo ou DVD. Nesses ambientes o espectador é passivo e somente recebe a imagem na Tela ser estar envolvido com a energia do   ambiente. Podemos  discutir o desempenho do ator   mas não podemos discutir o script pois foi escrito pelo escritor e só a ele cabe conhecer as razões do texto.
A Fotografia é o momento de existência de um elemento em alguma posição. É Arte que permite perenizar um fato ou posição momentâneos. Tem retratado situação e partes da fauna e flora hoje desaparecidos ou em processo de extinção.

Cinema /Filme
O Cinema e a dinamização de uma seqüência de fatos ligados. Representa o Teatro em tempo real perene. Ele é uma linguagem não escrita para contar à gerações futuras o que foi o nosso tempo. O valor do cinema é de arte pois nem sempre é real e fiel aos fatos. Grande parte dos filmes contém boas doses de imaginação do cineasta como artista.

Afastamento Emocional
Na medida em que olhamos estaticamente um filme, sem diálogo, a comunicação desapareceu como elemento de observação do dia a dia real. É a perda da comunicação familiar, base da estrutura da sociedade. É a perda dessa conversa que leva ao desequilíbrio e conflito entre as partes por falta de dialogo e tentativa de eliminação dos conflitos.

Como Controle Populacional
É através dessa comunicação de massas que se mantém o controle das atitudes da sociedade. è o poder de manipulação por falta de possibilidade de avaliação da veracidade dos fatos informados. O custo ( tempo, dinheiro e empecilhos) que viabiliza o “enganar” as massas.

Internet como Controle Internacional
A dependência absoluta dos sistemas de comunicação via Satélite desenvolveu uma nova arma para qual poucos de nós está preparada. Mesmo autoridades no segmento não encontram consenso na forma de limitar os poderes legais e criminais do sistema.
Hoje de fato não há mais sigilo no sentido mais amplo do termo. Temos visto através do meios de comunicação a invasão desmedida pelas autoridades dos nossos “Lares”.















Nenhum comentário:

Postar um comentário