domingo, 25 de dezembro de 2016

14-Energias
Água, Esgoto, Fogo, Vapor, Gás/Petróleo, Eletricidade, Cósmica

Através das energias formam se criando as primeiras profissões ligadas à prestação de serviços.

Água
A moradia sem água disponível é inviável. Dessa forma sempre foi necessário encontrar mananciais de água potável para fixação das moradias definitivas, ou temporárias. Esta é a razão pela qual as primeiras aglomerações eram na margem de rios ou lagos.

Cada povo encontrou soluções adequadas no
decorrer dos séculos. Com o avanço da tecnologia e a distância das fontes ao consumidor. Tubulações de alimentação de água são conhecidas há milênios. Os aquedutos dede eras remotas na Babilônia construíam aquedutos para trazer a água até as suas cidades.

Atualmente abrir uma torneira e dela beber água é uma normalidade, mas nem sempre             foi assim. A água que bebemos em uma cidade que tem um bom tratamento é “potável” mas está longe de ser “saudável” no sentido   energético. O processo químico pelo qual  passou lhe retirou toda a “vida” que tinha  quando emergiu do interior da Terra.

Esgoto
Com a concentração das populações em locais determinados para suprimento de mão de obra para os “senhores”, posteriormente para os artesãos e coma ampliação das indústrias o adensamento populacional   tomou proporções insolúveis para os esgotos.
Nas cidades fortificadas os esgotos eram a céu aberto e jogadas nos rios. É conhecido o fato de que na Idade Média nas ruas havia   valas a céu aberto onde fluías o esgoto. Essa situação levou a muitas epidemias que
ceifaram enormes contingentes de humanos e animais, que muitas vezes eram vetores de transmissão das mesmas.
Parece que a primeira cidade, metrópole, que recebeu um sistema de esgoto canalizado foi Paris , na França. Esse foi um enorme avanço sanitário. O dejeto residual é então jogado em aterros sanitários. Esses são depósitos “legais” para acumular “tóxicos”.

Fogo
O fogo tinha muitas finalidades.
Aquecer o ambiente.
Proporcionar alimento cozido.
Afugentar animais selvagens
Limpar áreas extensas para plantação
O Fogo “cozinhava ou torrava o seu alimento
tornando-o mais macio para de dilacerado pelos seus caninos.
Descobriu que ele “torrava” a terra composta basicamente de argila se tornava dura e insolúvel em água. Isso lhe deu a idéia para confeccionar os primeiros utensílios domésticos para preparação de sua comida cozida. Passou a amassar a argila com
água lhe dar as formas desejadas, depois a depositava no fogo para endurecê-la. Surgia o oleiro. Usando esse método passou a produzir telhas para cobrir as suas residências contra as intempéries.
 












Nos locais onde havia feito fogo descobriu que a areia do solo endurecida e tinha uma aparência vítrea. Assim surgiu o vidro usado como recipiente para guardar líquidos. Surgia o artesão que “produzia” materiais transparentes.
No decorrer dos séculos foram descobertas ligas metálicas que foram acelerando o desenvolvimento e a “melhoria” do padrão Humano. -Uma vez “domesticado” o fogo foram aparecendo novas utilidades. Apareceram então as primeiras aplicações da Alquimia,  que mais tarde viria a ser o que hoje se denomina de Química.

Vapor
Verificou que a água evaporava em contato com o fogo. Aquecendo a água passou a utilizá-la para o seu benefício.
Algumas cidades tem um sistema central de distribuição de vapor utilizado para aquecimento central das residências.
Com a redução dos equipamentos domésticos esses sistemas integrados se tornara onerosos.
            O advento da máquina a vapor para produção de energia para máquinas propiciou o desenvolvimento de “motores” para as locomotivas no final do século XIIX. A expansão da malha viária em todo o mundo o consumo de  lenha e carvão cresceu enormemente. A mesma tecnologia foi aplicada nos navios mercantes e de guerra. No processo de queima geravam CO2 para a atmosfera. Ambos ampliaram o comércio de produtos entre os continantes.

Gás/Petróleo
Nas tundras emanava um gás natural, o “Metano” resultante da decomposição de material orgânico na água. Na presença de fogo se incendiava provocava incêndios.
 Assim passou a dominá-lo.Por milhares de anos os “fogões” na residências eram à lenha.
Assim surgiram as primeiras usinas de gás para fornecimento do mesmo à residências e “indústrias”. -Descoberto o gás de petróleo e percebendo que podia ser liquefeito, mantendo-o comprimindo em recipientes, passou a distribuí-lo.  Surgiam os fogões a gás que eram menores e mais confortáveis para as donas de casa.    
 Para reduzir os riscos de depósitos de gás nas casas muitas metrópoles e cidades menores  tem distribuição central. A origem data da época em que não havia gás de petróleo e o  gás de cozinha como era chamado era  produzido a partir do carvão, processo hoje obsoleto sendo substituído por GNP ou derivados.
 Com o desenvolvimento dos motores de explosão interna as unidades móveis independentes menores           ( carros e caminhões) se tornaram economicamente e fisicamente  viáveis. Esse foi o início do acelerado desenvolvimento dos veículos autônomos. Para elas ser precisava de estradas melhores que passaram a usar no início os resíduos da destilação do petróleo. Como conseqüência as estradas ampliadas aumentaram as área cobertas com “tapete” negro aumentando o aquecimento do ambiente enquanto reduziam a absorção das águas das chuvas produzindo a erosão dos solos e enchentes.
A demanda de lenha e carvão motivou o desmatamento de extensas regiões reduzindo a conversão de CO2 em arvores. A necessidade de carvão acelerou o desenvolvimento de minas de carvão a céu aberto ampliando as áreas desmatadas da mesma forma.
É interessante notar que durante a Guerra com a falta de petróleo e os respectivos subprodutos (* gasolina e óleo) os motores a combustão foram adaptados para usarem gasogênio ( produto obtido a partir da queima incompleta do carvão) no  Brasil. Estes poluíam enormemente as cidades.
Uma vez iniciada a aceleração do comércio nacional e internacional a espiral de consumo se acelera autonomamente sem freio.
O Universo é energia e mesmo considerando a energia especificada qual falamos ela é a base de evolução de todos os sistemas.
            Esse fenômeno mostra a integração de todos os fenômenos. A percepção destes fenômenos é clara,porém determinar ou controlar estes processos é impossível sem uma liderança.

Eletricidade
História
Os raios sempre ficaram os Homens que em muitas culturas era transformado em Deus, tal o potencial de poder que representava. Franklin fazendo experiências com pipas começou a desvendar os seus princípios.
Com o “descobrimento” da eletricidade no século XIIX iniciou-se uma Nova Era, a Industrialização de massa.
Com a introdução da eletricidade houve uma paulatina redução nas dimensões e custo das utilidades domésticas. A eletricidade trouxe consigo as propriedades do magnetismo, a descoberta de ondas de rádio.
Estas por sua vez aproximaram as distâncias proporcionado o que hoje denominamos de mercado global. Como vemos estes desenvolvimentos fazem parte da aceleração dos ciclos. A eletricidade podendo ser transferida à longas distância a custos relativamente baixos promoveu a concentração de centros urbanos. Estas por sua vez atraindo mão de obra necessária incentivaram a verticalização das cidades. Este fato ampliou a poluição hídrica e aérea. Essa ampliação reforçou o fenômeno explicado anteriormente.

Hidroelétricas
O aumento da demanda de energia elétrica gerou a necessidade de geração. As hidroelétricas necessitando de reservatórios extensos de água criou enormes superfícies de lagos que aumentaram o volume de água evaporada alterando a relação de pluviosidade. O deslocamento das massas de vapor pelos ventos altera por sua vez as temperaturas que interage acelerando o sistema de ciclos.
Termoelétricas
As Termo elétricas queimando combustíveis fosseis contribuem com a produção de CO2 que é um dos gases responsáveis pelo aquecimento do Planeta. Os países que não dispõe de quedas dágua desenvolver a geração de energia via queima de carvão e gás.
Recentemente criaram se usinas elétricas alimentadas com combustíveis físseis( urânio e outros) que pareciam mais eficiente e mas se mostraram problemáticas em relação ao lixo nuclear assim como riscos ambientas por riscos de operação.
 Geradores Eólicos
Na procura de soluções de geração alternativa desenvolveram-se a energia eólica e os painéis solares foto voltaicos. Ambos tem mostrado efeitos sobre o meio ambiente. Os geradores eólicos sobre a fauna e os resíduos de vibração nos locais onde estão fixados no Solo ou no Mar.
            Tem aumentado os acidentes com aves que se chocam com as hélices.

Geradores por marés e ondas
Desenvolve-se também a geração de energia a partir de ondas e marés. Hoje já existem unidades de produção comercial. Essa multiplicidade de alternativas faz parte do pluralismo energético da Natureza.
            Existem instalações em baías onde turbinas submersas geram energia utilizando as grandes diferenças de nível nas marés.
            Na Escócia desenvolveram geradores que aproveitam as alturas de onda para gerarem energia elética.

Fotovoltaicos
  Os foto voltaicos por ampliarem a área de cobertura do solo e com isso diminuindo a absorção. -Ambos produzem enorme poluição visual, assim como as linhas de transmissão elétrica.-Muitos efeitos colaterais ainda são desconhecidos e continuam a ser estudados.
Em área planas, algumas em desertos se montaram “fazendas” de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica comercial.
Entendemos que qualquer evolução tem seu ônus, a questão é para onde caminhamos e sobre qual efeito temos melhor controle.
Hoje já existem prédios que procuram ser auto suficiente em energia elétrica para o seu consumo. Esse tipo de produção necessita de acumuladores ou bancos de bateria para sustentar a energia em períodos que não há Sol.

Cósmica
            A energia cósmica a nos referimos é a energia do espaço etéreo. É a energia à qual estão submetidos os astronautas. Nós também estamos sujeitos a ela. Tem sido demonstrado como mencionamos na alimentação que podemos nos alimentar somente dessa energia, mantendo nossa atividade profissional normal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário