terça-feira, 27 de dezembro de 2016

16-Educação
Segmentada, Integrada, Holística, Herança Cultural, Estudo à distância

A transmissão do nosso conhecimento é um ato da Natureza. Ela não tem segredos da sua forma de agir para com os outros.
O Ensinar é uma ocorrência natural no Ser. A transformação em uma instituição veio a ocorrer por vários fatores;
              -Instituir uma Educação
              -Padronizar as informações
              -Controlar as informações
              -Ampliar o conhecimento
              -Estimular a criatividade
              -Desenvolver habilidades
              -Ser colaborador para o grupo social
As primeiras “escolas já existiam no nosso mundo conhecido na mesopotâmia e no oriente e datam de 3 a 5 mil anos AC. nesse período os “mestres eram “iluminados” e trabalhavam e disseminavam os seus conhecimentos muitas vezes de forma oral.

Segmentada
Para entender, dividimos, isto significa, fazemos o   compartilhamento dos conhecimentos. Isso tem como conseqüência uma visão unilateral dos fatores que conjugam um fato.


Característica
Resultado
Estudo do detalhe
Esquecimento do conjunto
Troca de experiências
Necessidade de dividir
Entendimento por parcelas
Perda da percepção da integração
Redação de textos
Perda da intuição
Experimentação
Perda da amplitude
Conclusões
Eventualmente facciosa
Ações
Risco de falhas

No decorrer dos séculos os conhecimentos foram alargando a mente do Homem. Quanto mais retroagimos no tempo ( épocas e civilizações) menor é o domínio da amplitude de conhecimentos de um só Ser. Quanto mais amplo , menor a profundidade do conhecimento específico.

O homem descobre muito por 3 fatores:
Necessidade de resolver dificuldades
Simplificação das atividades
Curiosidade/ espírito de pesquisa.
As respostas surgem por:
Tentativa e Erro
Intuição
Pesquisa
Erro de operação

Se olharmos para traz os antigos “descobriam o seu Universo pensando, meditando e intuindo respostas para as suas dúvidas. De certo modo, porém de forma “moderna” hoje se dá o mesmo.
Os recursos se aprimoram em relação ao passado mas as grandes descobertas sempre tem a contribuição de um “rasgo” de genialidade.
                       










Integrada
Escolas Waldorf/Pestalozzi
A filosofia educacional de Piaget ( sistema Pestalozzi)uma educador suíço no  século XIX mostrou  naquela época a necessidade de revisão do sistema. Na Europa posteriormente se criou a Escola Waldorf para aplicar este sistema para disponibilizá-lo para os que desejavam dar aos filhos uma forma de  educação mais integrada.

Sistemas intuitivos
Foram criados mais tarde em diversos países, cada um focado na capacidade   humana de “sentir” o menos ponderável.   Muitos currículos destas escolas já são aceitos nos sistemas oficiais para acesso a cursos técnicos e de universidades. Os alunos das escolas Waldorf e Intuitivastem mostrado uma melhor capacidade no seu desenvolvimento intelectual global.

Holística
A escola dentro de uma visão global e holística seria a Educação completa desde a concepção no útero materno. Passando por todas as fases desde o parto, alimentação materna, infantil, experiências com o meio, educação vivencial  sempre focando a natureza os seus recursos e disponibilidades. A responsabilidade junto ao meio sua conservação, períodos de descanso natural de todos os “Reinos” que fazem parte do Universo, mormente os do planeta Terra.
A “ferramenta” fundamental é a consciência  humana. O auto conhecimento e a    eliminação do Ego são os poderes dessa transformação. Isso será possível no momento que o Ser humano ascender a  um novo plano de consciência.

Herança Cultural
Nossa “Educação” remonta aos nossos ancestrais e   tem forte contribuição do controle da “palavra” como “administração” e demonstração  de autoridade.

A base educacional no Brasil foi a escola francesa que   reinou até a metade dos anos 50. Com a implantação da “revolução” criou-se a lei de diretrizes e bases como forma de formatizar o ensino e destruir a sua qualidade, argumentando uma necessidade de se adaptar aos novos tempos, como ampliador do desenvolvimento da mente humana. Percebe-se que não existe interesse em desenvolver uma   educação inteligente e geral que possa desenvolver  a sociedade como um todo.

Existe uma percepção em todos os continentes da falta de interesse por parte dos alunos na forma e dos conhecimentos que estão, sendo ministrados. Tem sido noticiado em diversos países a necessidade de revisão dos sistemas de ensino afim de inserir os novos conhecimentos, tecnologias e o mais importante é o estímulo aos estudantes às novas necessidades de comportamento dentro da sociedade.

Estudo à Distância

Estudos recentes sobre a moda de formação à distância nos Estados Unidos tem mostrado que os resultados são desalentadores. Grande parte desiste no caminho, a qualidade dos exames feitos a posteriori tem se mostrado deficiente.  Em função deste estudo por universidades, reconhecidas como as melhores formadoras de profissionais, estão estudando a continuidade dos programas.

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