16-Educação
Segmentada, Integrada,
Holística, Herança Cultural, Estudo à distância
A transmissão do nosso
conhecimento é um ato da Natureza. Ela não tem segredos da sua forma de agir
para com os outros.
O Ensinar é uma ocorrência
natural no Ser. A transformação em uma instituição veio a ocorrer por vários
fatores;
-Instituir uma Educação
-Padronizar as informações
-Controlar as informações
-Ampliar o conhecimento
-Estimular a criatividade
-Desenvolver habilidades
-Ser colaborador para o grupo social
As
primeiras “escolas já existiam no nosso mundo conhecido na mesopotâmia e no
oriente e datam de 3 a 5 mil anos AC. nesse período os “mestres eram
“iluminados” e trabalhavam e disseminavam os seus conhecimentos muitas vezes de
forma oral.
Segmentada
Para
entender, dividimos, isto significa, fazemos o compartilhamento
dos conhecimentos. Isso tem como conseqüência uma visão unilateral dos fatores
que conjugam um fato.
Característica
|
Resultado
|
Estudo do
detalhe
|
Esquecimento
do conjunto
|
Troca de
experiências
|
Necessidade
de dividir
|
Entendimento
por parcelas
|
Perda da
percepção da integração
|
Redação de
textos
|
Perda da
intuição
|
Experimentação
|
Perda da
amplitude
|
Conclusões
|
Eventualmente
facciosa
|
Ações
|
Risco de
falhas
|
No decorrer dos séculos os
conhecimentos foram alargando a mente do Homem. Quanto mais retroagimos no
tempo ( épocas e civilizações) menor é o domínio da amplitude de conhecimentos
de um só Ser. Quanto mais amplo , menor a profundidade do conhecimento
específico.
O
homem descobre muito por 3 fatores:
Necessidade
de resolver dificuldades
Simplificação
das atividades
Curiosidade/
espírito de pesquisa.
As
respostas surgem por:
Tentativa
e Erro
Intuição
Pesquisa
Erro
de operação
Se
olharmos para traz os antigos “descobriam o seu Universo pensando, meditando e
intuindo respostas para as suas dúvidas. De certo modo, porém de forma
“moderna” hoje se dá o mesmo.
Os
recursos se aprimoram em relação ao passado mas as grandes descobertas sempre
tem a contribuição de um “rasgo” de genialidade.
Integrada
Escolas
Waldorf/Pestalozzi
A filosofia educacional de
Piaget ( sistema Pestalozzi)uma educador suíço no século XIX mostrou naquela época a necessidade de revisão do
sistema. Na Europa posteriormente se criou a Escola Waldorf para aplicar este
sistema para disponibilizá-lo para os que desejavam dar aos filhos uma forma de educação mais integrada.
Sistemas
intuitivos
Foram criados mais tarde em
diversos países, cada um focado na capacidade humana de “sentir” o menos ponderável. Muitos currículos destas escolas já são
aceitos nos sistemas oficiais para acesso a cursos técnicos e de universidades.
Os alunos das escolas Waldorf e Intuitivastem mostrado uma melhor capacidade no
seu desenvolvimento intelectual global.
Holística
A escola dentro de uma visão
global e holística seria a Educação completa desde a concepção no útero
materno. Passando por todas as fases desde o parto, alimentação materna,
infantil, experiências com o meio, educação vivencial sempre focando a natureza os seus recursos e
disponibilidades. A responsabilidade junto ao meio sua conservação, períodos de
descanso natural de todos os “Reinos” que fazem parte do Universo, mormente os
do planeta Terra.
A “ferramenta” fundamental é
a consciência humana. O auto
conhecimento e a eliminação do Ego são
os poderes dessa transformação. Isso será possível no momento que o Ser humano
ascender a um novo plano de consciência.
Herança Cultural
Nossa “Educação” remonta aos
nossos ancestrais e tem forte
contribuição do controle da “palavra” como “administração” e demonstração de autoridade.
A base educacional no Brasil foi
a escola francesa que reinou até a
metade dos anos 50. Com a implantação da “revolução” criou-se a lei de
diretrizes e bases como forma de formatizar o ensino e destruir a sua qualidade,
argumentando uma necessidade de se adaptar aos novos tempos, como ampliador do
desenvolvimento da mente humana. Percebe-se que não existe interesse em
desenvolver uma educação inteligente e
geral que possa desenvolver a sociedade
como um todo.
Existe
uma percepção em todos os continentes da falta de interesse por parte dos
alunos na forma e dos conhecimentos que estão, sendo ministrados. Tem sido
noticiado em diversos países a necessidade de revisão dos sistemas de ensino
afim de inserir os novos conhecimentos, tecnologias e o mais importante é o
estímulo aos estudantes às novas necessidades de comportamento dentro da
sociedade.
Estudo à Distância
Estudos
recentes sobre a moda de formação à distância nos Estados Unidos tem mostrado
que os resultados são desalentadores. Grande parte desiste no caminho, a
qualidade dos exames feitos a posteriori tem se mostrado deficiente. Em função deste estudo por universidades,
reconhecidas como as melhores formadoras de profissionais, estão estudando a
continuidade dos programas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário