sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

26-População
História, Índole, Interesses, Corporativismo, emigração/imigração

História
            Cada povo tem sua história, sua miscigenação, sua região de origem e porque não, sua função ou Karma. Assim vemos povos que em determinadas épocas se desenvolveram mais numa determinada atividade. Dentro dessa atividade por necessidade acabaram criando tecnologias específicas.
            A situação geográfica propiciou a aquisição e criação de especificidades para resolver dificuldades locais. Estas idéias ou técnicas acabam sendo copiadas por outros povos com ou sem alteração.
            Os líderes dos povos na procura de satisfação de seus povos, ampliação do território, por ganância ou por intuição procuram outras regiões. Nessa procura acabam criando conflitos com os “vizinhos” que terminam em conflitos mais ou menos graves.
            Assim vemos que os conflitos ou guerras são uma constante no Planeta e que nenhuma entidade tem conseguido administrar de forma benéfica para o todo.
            A ONU como vimos no capítulo política acaba sendo sempre refém dos povos dominadores economicamente. Ela tem promovido ajuda em alguns setores disseminando tecnologias que procuram beneficiar minorias.
  
           
Índole
            Assim como as pessoas os povos acabam tendo uma índole pela  qual são conhecidos. Por exemplo alguns povos são ditos:
                        Mais calorosos
                        Mais organizados
                        Mais indolentes
                        Etc.
            Esses rótulos dados se referem a grupos mas não pode ser aplicados a toda a sociedade.

Interesses
            Com a índole, língua, escrita, recursos naturais, política, economia,  e alguns outros fatores vão se formando nos povos características que induzem e/ou facilitam um desenvolvimento numa direção. Esse desenvolvimento pode ir mudando no decorrer dos tempos. Esses interesses podem ser direcionados para áreas diversas como: esportes, ciências, diplomacia por exemplo. Não que outras áreas deixem de ser cultivados e existam grandes personalidades mas essas facilidade acabam por propiciar o povo numa determinada direção.

Corporativismo
O corporativismo como conhecemos hoje é recente porém a idéia de haver grupos dedicados a determinas aplicações coincide com a idade do Homem.
Os Egípcios 2 séculos antes de Cristo já conheciam o conceito de classes profissionais. Na Idade média se estabeleceram os “guildes” que eram os profissionais de um determinado setor profissional que se estabeleciam todos no mesmo bairro.
Com o advento da “produção” no final do século XVIII e a exploração desenfreada do ser Humano começaram na Europa as revoltas que criaram a consciência de proteção criando os sindicatos. Os sindicatos inicialmente eram dos empregados. Os direitos foram sendo conseguidos  com muita luta e sangue das partes.
O corporativismo hoje existe no lado sindical empresarial, político ou como do sindical dos empregados. A função é nobre no,sentido de proteger as classes e reduzir injustiças.
O poder de influência existe desde o tempo em que existem mais de 2 pessoas para distribuir favores e benefícios pessoais.
Somando o corporativismo e o poder de influência temos como resultado uma ampliação da concentração da riqueza em detrimento da qualidade da massa.
No final do século Marx com o livro “Capital” criou ambiente propício para uma nova filosofia política. O intuito original foi o combate a essa desigualdade.
Hoje o corporativismo objetiva beneficiar grupos sem se preocupar com a Igualdade e a Fraternidade pregadas pela Revolução Francesa.

Emigração/Imigração
            A migração de povos sempre se deu por diversas razões. Dentre elas podemos citar:
                        Falta de pastagens ou alimentação
                        Crises econômicas
                        Perseguição Religiosa
                        Perseguição Política
           Oportunidades de Trabalho
A migração apresenta aspectos positivos de transladar tecnologias, artes e ideais para diferentes regiões do planeta. Ao mesmo tempo favorece a miscigenação e a difusão das raças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário