sábado, 28 de janeiro de 2017

16-Saúde

Aparecemos muito saudáveis,
Com largo riso aparente.
Esquecemos as mágoas da mente,
Lembrando as alegrias da vida.
Esquecemos que somos almas eternas,
Que trazem memórias sombrias.
Somente o amor verdadeiro,
Expressa a Saúde Integral.

Saúde é nos perceber num universo harmônico estando inteiro e capaz de  apoiar o entorno.
A Saúde deve ser do corpo, da alma e do espírito. Numa sociedade dividida em “castas ou classes” somente seremos saudáveis se encontrarmos a Paz e a Felicidade dentro do nosso coração integrando o Universo externo.
   A exposição acima é diferente daquelas adotadas nos dicionários para que possamos avaliar nossa própria percepção de saúde.
   A saúde da população afeta diretamente a sua produtividade e capacidade de gerar riquezas pessoais e assim de toda a nação. Boa parte de manutenção da saúde poderia ser estimulada por uma educação adequada. Outro ponto importante para manter uma saúde equilibrada são os regimes alimentares de uma população.
   Países ricos economicamente, tem uma dieta alimentar pobre em termos nutritivos, tendo assim uma qualidade de saúde integral de baixo padrão. Boa parte disso é o habito de uma alimentação baseada em “Fast food”.
Os resíduos de inseticidas e agrotóxicos tem mostrado que após longos períodos de aplicação tem provocado alterações e mutações genéticas que levam o Homem e a Humanidade a ser cada vez mais doente. Eles atuam sobre o sistema nervoso e outros produzindo deformações orgânicas irreversíveis por alteração de DNA com conseqüências para as próximas gerações.
No caso presente simula uma doença induzida por mosquito quando na realidade é o resultado de alteração genética resultado da infecção de todo o meio ambiente.

Individual
                O entendimento do conceito saúde pode ser entendido como individual na medida que precisa de auxílio para que possa desempenhar bem a sua função na sociedade. Num Universo interativo a saúde coletiva abrange e atua sobre a saúde individual e vice versa.
                Quando a Ser fica doente fisicamente já se encontra doente espiritualmente há mais tempo sem o perceber. Falaremos neste aspecto à frente.

Corporal
                Material
                A Natureza disponibiliza todos os recursos para termos uma saúde orgânica perfeita.
                O Homem por sua vez insiste em contrariar as Leis da Natureza se alimentando somente daquilo que traz na memória inconsciente ou lhe é transmitido pela educação.
                A forma de tratar do nosso bem estar físico remonta a nossa evolução quando evoluímos a partir de uma partícula. pulando muitas etapas chegamos ao reino animal. Estes por sensibilidade e similaridade vibratória às suas necessidades, é capaz de escolher o seu alimento para permanecer saudável e contribuir para o seu grupo.
                O Homem inicialmente tinha esta sensibilidade, porém a foi perdendo na medida que se aculturava, e se alimentava de forma irregular atendendo a influências de seu grupo.
                No início caçava e colhia os frutos e folhas para o seu sustento. Eventualmente passava mal, quando isso acontecia procurava um alimento que se permitisse sentir melhor. A experiência foi permitindo acumular experiências e informações que eram passados aos seus descendentes.
                Usava todos os tipos de materiais disponíveis na Natureza incluindo partes de animais, plantas e minerais das regiões que habitava. Isso foi criando um banco de informações diferentes para cada grupamento nas diferentes partes do globo.
                Os habitantes que vieram de outros planetas como por exemplo dos atlântidas ou lemurianos trouxeram seus próprios conhecimentos e os legaram às populações que aqui encontraram.
                Os egípcios já dispunham de remédios bastante eficientes e faziam cirurgias complexas com algum êxito dependendo da gravidade.
                Com a evolução e concentração humana foram aparecendo novas doenças resultantes da falta de higiene decorrente da necessidade de novos hábitos sem a necessária consciência das deficiências inerentes ao novo modo de convívio.
                Cada vez que surgem novas doenças, variantes das existentes são desenvolvidos novas composições s formulações de remédios para o seu combate. Os vírus e bactérias se “condicionam” aos novos remédios criando mutações perpetuando assim a ciclo de inovações.
                A Tecnologia tem desenvolvido nano substâncias que são capazes de atuar de forma específica no nosso organismo carregadas pelo sangue e outras formas fluidas. Muitas tecnologias ajudam no “sarar” doenças físicas que é a filosofia atual da maioria dos médicos.
                Como já mencionamos antes a apresentação do estágio físico é o ultimo de pois de ter se instalado nos outros corpos (periespiritual, etc.).  O tratamento físico pode colaborar com velocidade e melhorar o bem estar do paciente.
                Se entretanto deixar de haver uma revisão e reforma intima do Paciente existe uma grande chance dos sintomas reaparecerem e talvez de forma agravada, já que base da saúde se encontra dentro de nós e tem base nos nossos pensamentos e credos.
                Quando temos febre é uma forma do corpo físico informar que alguma função de equilíbrio está desbalanceada e que devemos prestar atenção e avaliar correções necessárias. A menos que ultrapasse limites que podem danificar certas células a febre ajuda o organismo e acelerar os seus princípios de reação.

                Doença como carência afetiva
                A doença se instala algumas vezes para demonstrar que precisamos de mais atenção. a intensidade e gravidade são proporcionais ao tamanho dessa vacância de afeto podendo levar a males incuráveis e até ao suicídio nos casos extremos.
                Uma simples febre já pode ser um sintoma quando o corpo pede atenção a alguma necessidade de apoio. Precisamos cuidar para evitar que isso se transforme num fato patológico de menos valia. A carência pode se tornar um distúrbio patológico que deve ser tratado adequadamente.
               
Alma/Espírito
                A origem de todas as nossas disfunções é interna em função da nossa educação e conceitos e preconceitos por pensamentos deformados.
                Quando temos dúvidas sobre a nossa realidade e objetivos muitas vezes abrimos a guarda para que idéias desajustadas à necessidade salutar se instalem usando a nossa necessidade de satisfação imediata.
Isso pode ser comparado a uma mistura orgânica aquosa exposta ao tempo à temperatura adequada para que microrganismos se instalem fermentando todo o conjunto deteriorando assim a massa completa.
Da mesma forma funciona a nossa mente. Existe um ditado popular que retrata bem isso.

O ócio é a oficina do diabo.

                Manter uma atividade mental e se possível física permanente mantém a nossa saúde mental alem de contribuir para a evolução nossa e do nosso entorno. Podemos observar que os mais inativos físico e mentalmente são os mais necessitados e precisam de permanente apoio e medicamentos para manterem uma “sobrevida” razoável. Isso pode ser observado Nas casas de idosos que passam grande parte do dia sem uma atividade mental.
                Assim uma assistência de voluntários para “pacientes”  a “desocupados” é de vital importância Mara manter o estímulo de alegrias e distração.
                Percebemos que a necessidade de assistência à saúde espiritual está crescendo no planeta inteiro. Podemos justificar com diversas causas físicas. Nota-se que existe uma percepção clara que o planeta está alcançando um limite de sustentação e que algo tem que ocorrer.

                Vícios- Fumo/Drogas/Bebidas Alcoólicas
Os vícios tem a característica de inicialmente permitirem nossa afirmação no grupo que freqüentamos.  Muitos vícios são introduzidos no meio cultural por trazerem-lhes vantagens, para essa minoria, que se realiza pelos mesmos.
Existem outros vícios como jogos, corridas de cavalo, etc. Todos criam dependência psicológica e precisam de tratamentos específicos. Além dos pacientes, as famílias são envolvidas pelo envolvimento financeiro criado pelas dívidas financeiras resultantes.
O fumo, as drogas e a bebida sempre foram males do ser humano por encobrirem alguma deficiência vivencial da realidade que evitam enxergar.
                A bebida talvez seja uma das mais velhas depois que o homem aprendeu a fermentar alimentos. O bebida continha graus variados de álcool em função do nível de açúcar produzindo um efeito de “leveza” fazendo as pessoas esquecerem momentaneamente as suas dificuldades.
                O fumo é conhecido desde a existência humana tendo sido usado sempre em cerimônias religiosas ou de sociedades específicas.  Dependendo da finalidade eram usadas folhas e materiais diversos para produção da “fumaça” produzida.
Com a industrialização do tabaco em grande escala havia necessidade de divulgação do hábito, pois a produção e industrialização eram vantajosas para o estado e o enriquecimento de uma minoria. Envolvia muitas outras indústrias e serviços que se beneficiavam desse comércio,
A Expansão na idade dos descobrimentos trouxe o ópio e posteriormente que eram usados pelos conquistadores para dominar os chefes das “tribos” e nações conquistadas.
Recentemente apareceram a maconha e seus derivados dando origem às drogas sintéticas como veremos.
O mais recente são as drogas e sem dúvida as mais prejudiciais se considerarmos o prazo em que tornam a dependência quase absoluta levando rapidamente a outros crimes. Por serem concentrados químicos causam dependência num prazo muito curto danificando o sistema neurológico do paciente de forma irreversível.
Algumas drogas estão em fase de legalização em alguns países por se aplicarem também como remédios sedativos de dor.
O que tem se avaliado é que o consumo de drogas pelos jovens está vinculado a uma insatisfação de oportunidades de vida. A curtíssimo prazo a droga oferece uma fuga para um mundo irreal que satisfaz momentaneamente apesar de muitas vezes ter conhecimento dos prejuízos orgânicos que produz.
Isso na “realidade” é fruto de um somatório de fatores como por exemplo:
-Incapacidade de absorção de todas as novidades na velocidade que são geradas, criando frustrações.
-Necessidade de estar conectado 24h de forma “irreal” via telas e amizades imaginárias, invisíveis e virtuais.
-Necessidade de apresentação de aparência sem valor concreto sustentável, produzindo ansiedade de aprovação.
-Fuga permanente da condição de existência e sem referência para algo “melhor”.
-Raramente sendo o seu própria Ser inteiro e feliz. tendo sempre uma sensação de um vazio.

Medicamentos
                Naturais
                A grande maioria dos sistema médico combate os efeitos no lugar de combater as causas muitas vezes desconhecidas por falta de competência de conhecimentos. Outro fator decisivo é o tempo destinado a cada paciente que impede uma análise mais profunda das causas. Muitas delas de fundo emocional.
                Os primeiros “remédios” desenvolvidos pelo homem copiaram as receitas de alimentos dos quais se nutriam avaliando as suas reações. Alguns provocavam sintomas diferentes como cansaço, sono, diarréia, insensibilidade, outros até a morte quando ingeridos em maior quantidade. Estes se compunham de produtos encontrados na natureza como:
                -Terras
                -Vegetais
                -Frutas
                -Óleos extraídos de plantas e animais.
                Os primeiros ”remédios” de que se tem notícia datam do período paleolítico e as primeiras receitas registradas de 2100 AC em Nippur no oriente médio. Os povos antigos com poucos recursos já conseguiam “milagres”. Como eram produtos retirados da natureza se encontravam associados a outros agentes, que muitas vezes funcionavam como elos de ligação. Por serem  associados e menos concentrados permitiam uma melhor absorção pelo corpo. O conhecimento mais profundo dos princípios ativos, aliado às leis da natureza e a energia  irradiada pela “aura” contribuem para a sua eficiência.

                Alopáticos
                Com o desenvolvimento tecnológico da química houve possibilidade de concentrar os princípios ativos facilitando a manipulação. Posteriormente estes puderam ser sintetizados igualando as propriedades.
                Muitos deles agem com muita velocidade e eficiência em cima dos sintomas.
                Apesar de mais eficientes quase todos apresentam contra indicações nas bulas e em muitos casos há reações desconhecidas que eventualmente são mais maléficas que as próprias doenças.

                Homeopáticos
                Terapia desenvolvida por Hahnemann na metade do século XIX que se baseia na Lei da similaridade de sintomas e doenças, para o combate às origens.
                Volta a ser estudada e aplicada dado a sua eficiência sem efeitos secundários danosos. Esses remédios devem ser tomados em horários corretos e deve haver a convicção de que serão curadores. Tem um efeito progressivo na medida que as diluições começam a surtir efeito.
                Fitoterápicos
                É a retomada dos tratamentos médicos usando produtos naturais agora com maior segurança e conhecimento de seus efeitos. Por serem produtos encontrados na Natureza de forma combinada de um modo geral tem menos efeitos colaterais.

                Alternativos.
                Existe uma infinidade de tratamentos alternativos complementares. Vamos citar alguns como exemplo:
                -Musicoterapia
                -Cromoterapia
                -Fisioterapia
                -Fuidoterapia
                -Ludoterapia
                -Reiki
- etc.
                Todas tem aplicações específicas e podem ser aplicadas simultaneamente.
                Sem dúvida a energia do “aplicador” do tratamento sempre se transfere para o paciente colaborando na melhora da saúde do paciente. O contato energético pessoal é parte da nossa necessidade de “caridade”.

                Placebo
                A demonstração de que uma grande parte das doenças são geradas pela nossa mente pode der demonstradas pela aplicação de placebos. O paciente toma uma drágea inócua sem o saber e posteriormente se sente curado ou bem melhor. Independente do placebo existem muitos sintomas que podemos sanar pela simples concentração mental.

DNA
                A descoberta da estrutura do DNA é recente na segunda metade do século XX.
A estrutura do DNA em hélice dupla é a estrutura básica de manutenção da vida no nosso organismo. Estudos tem mostrado que ele se altera no meio em que nos encontramos e que dessa forma permite a transferência genética ás próximas gerações de condições de vida atual.
Os estudo continuam evoluindo passando a ser aplicado na identificação das células vivas em substituição de processos convencionais como por exemplo a impressão digital. Cada célula viva tem seu próprio DNA permitindo assim  identificar com precisão dada Ser.         

Dentária
                Os dentes situados na boca são responsáveis pela redução da dimensão do alimentos que comemos. Ao mastigarmos valos adicionando saliva que contém vários sucos que auxiliam na digestão pelos outros órgão ligados no sistema digestivo.
                Pela sua importância passaram a ser tratados de forma diferenciada. A saúde dos dentes se reflete diretamente na saúde pois fazendo parte da cabeça interfere diretamente nos órgão que lá se localizam . Assim uma dor de dente pode ocasionar problemas com a visão ou ouvidos.
Assim a saúde bucal prolonga a vida dos mesmos começando com a higiene bucal à manhã e antes de dormir. Esse procedimento criado nos USA no final do século XIX criando um hábito em todo o planeta. Anteriormente as pessoas perdiam muito cedo os dentes o que influenciava diretamente a digestão.
                Planos de Saúde Dentária
                Para tratar dos dentes de forma preventiva criaram se planos de saúde bucal com a finalidade de prevenir danos a médio e curto prazo com elevados custos nas emergências.

Coletiva ou Pública
                Na medida em que a concentração populacional cresce, muitas vezes sem condições de higiene adequadas a possibilidade de contágio cresce exponencialmente. A função da saúde pública são basicamente quatro, entre outras,
                -Atender a população carente de serviços particulares.
                -Desenvolver estratégias de prevenção de contágio e expansão de epidemias.
                -Controlar a qualidade dos remédios.
                -Controlar o atendimento pelo sistema de saúde particular.
                -Promover a conscientização sobre as necessidades pessoais para manter a nossa saúde integral. Para isso a nova dimensão está procurando os diversos caminhos disponíveis e conscientes. Por exemplo:
                -indicar uma dieta mais saudável.
                -Fazer mais exercícios.
                -Manter uma mental ativa.

Saúde Pública
                A Saúde antes de ser um mal de um paciente é o resultado de uma despreocupação com o meio em que o planeta vive.
                Quando falamos em saúde pública estamos falando da saúde física, mental e espiritual, controladas por órgãos diferentes que por falta de comunicação e integração produzem políticas conflitantes de interesse de grupos corporativistas que controlam cada segmento. Alguns fatores são “diversificados” sendo controlados por diversos órgãos sem nenhuma integração.
                A Saúde física é afetada por:
Agricultura - Controle de produção agrícola e animal
Vigilância Sanitária- Controle de remédios e controle de vetores e Higiene
Medicina – Controle do sistema médico
Habitações- Condições das residências
Quadras de esporte- Áreas de lazer
A Saúde mental é afetada por:
Comunicações- Pouca qualidade e deformação nas informações
Habitações-Densidade populacional
Segurança Pública-Insegurança nas vias públicas
Educação-Controle de informação na educação dos jovens
Justiça- controle de Leis e decretos

Institutos de Previdência Públicos
                O estado mantém um serviço público de assistência à saúde para todos os seus habitantes. Por carência de recursos e administração esse sistema deixa de funcionar a contento necessitando a suplementação através de planos de saúde particulares.
                Sem recursos para recorrer á saúde particular depende de um sistema público deficiente falido e mau administrado por desinteresse público focado em política partidária.
                Ester mesmo Instituto é responsável pelo sistema de aposentadoria para os habitantes. Pelo envelhecimento mundial da população produtiva os recursos vão se tornando menores tendo que ser alocado de outras áreas. Esse segmento com a idade vai necessitando cada vez mais atendimento para manter sua saúde.Ao mesmo tempo são elas que permitem que os mais jovens possam ir trabalhar assistindo os filhos.

Planos de saúde
                Os planos de saúde privadas como foi dito suplementam a necessidade de atendimento médico de parte da população que tem o poder financeiro para arcar com estes custos.
                Mesmo estes planos hoje encontram dificuldade de se manter, pois a população se encontra cada vez mais doente.
todos.  

Nova visão de saúde
                O que tem ficado claro é que por diversas causa a saúde geral do planeta está ameaçada. Os custos de manutenção da saúde crescem além da receita dos administradores públicos.
                Inicia-se uma revisão do padrão de medicina convencional, retomando lentamente o atendimento personalizado dos pacientes, onde o médico acompanha o doente podendo ser mais eficiente e humano na assistência. Isto significa trazer de volta o médico de família.
                Isso faz parte da revisão da estrutura existencial do Planeta.
                A pergunta que fica é:
                Quando?

Planetária
                No período atual o planeta vive uma curva assintótica para transformação integral de conversão para um processo de regeneração.
                Nosso planeta é um grão de areia neste Universo infinito cujo funcionamento é regido ela lei da escala. Para nossa percepção limitada com todo o conhecimento tecnológico e espiritual nos é inimaginável.
                Assim no Universo dinâmico a saúde de uma partícula é percebida pelo global, apesar de nos ser impossível dimensionar a contribuição. Toda vez que uma doença ou alteração alcança “massa crítica” entram em funcionamento os meios de reequilíbrio para corrigir os desvios independentemente da localização do mesmo.
               






Nenhum comentário:

Postar um comentário