sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

15-Educação

Curiosidade é nossa sina,
Por ela descobrimos o mundo.
Aprendendo, nos ensinamos a ser,
Um parceiro um pouco divino.

Informal
Como partícula aprendemos a ser Ser. Primeiro evoluímos como partícula para complexos. Depois recebemos a centelha da vida nos transformando em espíritos eternos.
Cada passo um aprendizado e um conjunto de ensinamentos arquivados em nossa memória que vai se tornando volumosa e somente acessível em ocasiões especiais de evolução.
Quando somos gerados recebemos junto o amor divino que confirmamos no momento de liberação do corpo materno. Já nesse estágio recebemos muitas aulas sobre o meio que vamos adentrar para contribuir ao crescimento global.
Uma vez “independentes” se inicia uma treinamento intenso somente sendo dispensados nos momentos de sono quando ficamos ligados a um universo mais amplo. Assim vemos que a vida é uma escola sob todos os aspectos.
O ambiente em que nascemos e vivemos sem sentar num banco para receber “aulas” ostensivas dizemos ser informal o que ainda diz pouco sobre o conteúdo que é aplicado em cada instante da vida.
Nossa dificuldade é o nível de consciência que temos desse processo contínuo que nos transforma em cada momento da existência. Toda vez que abrimos os olhos ou usamos um dos outros sentidos estamos aprendendo algo e fazendo a nossa mente colocar em marcha todos os nossos sentidos de vida.
Parte desses ensinamentos são inatos, e  assim normalmente dizemos que deixamos de ter controle sobre os mesmos.  Hoje com o conhecimento do conjunto do corpo humano, mesmo fracionado, temos uma idéia melhor do nosso potencial.
Somos integrados ao meio dependendo dele em todos os aspectos mesmo acreditando numa suposta independência. Ela nos “custa” a imagem de liberdade.
Aqui desenvolvemos as nossas primeiras características de professor e aluno.

Básico/secundário
Até este estágio os nossos conhecimentos se resumiam ao aprendizado de fatos decodificados dentro do nosso ler ou circulo próximo.
Este é o nosso primeiro estágio de socialização em relação a um mundo um pouco mais amplo. É o meio em que aprendemos criar o nosso espaço, respeito e desenvolver à contribuição com informações crescentes nos deixando incapazes de acompanhar. Começamos então a criar um processo de defesa desprezando aquilo que pouco contribui para o desenvolvimento direto.
Aprendemos a competir e desenvolver estratégias mais complexas de aparência no lugar da “limpeza” de intenções e atitudes. Isso pode parecer “cruel” mas é parte de nosso universo de respeito a liberdade Universal. Podemos observar essa atitude em todos os reinos de forma mais ou menos evidente.
Aprender a transformas em símbolos gráficos aquilo que falamos em palavras é registrar a nossa energia interior em uma quadro interior de referência.
Quando aprendemos a fazer traços ou pintar em uma folha fazemos o mesmo que o artista que expressa em formas o seu sentimento interno. Essa experiência é única e somente à nos pertence.
O Homem precisa constantemente um elogio para que possa crescer conhecendo o seu valor. Essa realidade é uma “verdade” atestada pela psicologia e explicada pela psicanálise.
Na escola básica criamos as primeiras amizades duradouras, muitas delas indeléveis, onde aprendemos discernir os sentimentos de simpatia e rejeição fora do círculo familiar.
Neste aspecto a escola pública é um fator integrador superior ao das escolas particulares. Nela aprendemos a conviver com todos os níveis sociais e de ansiedade. O entendimento dos conflitos e cruzamentos sociais são bem melhor assimiladas.
Todas as atividades hoje demandam de um conhecimento básico de conhecimento de informática que se inicia com a operação de um celular um pouco mais moderno.
Nos países desenvolvidos e se expandindo para os emergentes e subdesenvolvidos o uso da informática na nossa sociedade já é uma condição de sobrevivência.
O respirar ao ar livre ainda independe do controle de um computado. Se adentrarmos em alguma sala já estaremos precisando de energia elétrica e ela usa a informática.
A água que bebemos da mesma forma e ainda num grau maior de dependência.
Um ônibus está impedido de circular nas ruas se deixar de funcionar uma rede complexa de informações administradas pela informática.

Escolas Técnicas
O crescimento as exigências de conhecimento técnico específico crescem na medida em que a tecnologia demanda de cada vez mais.
O número e qualificação das escolas técnicas é crescente e se amplia em todo o mundo. Hoje muitas delas incluem o ensino superior como continuidade.
Com esse embasamento desenvolve uma tolerância de compreensão dos conflitos da nossa sociedade e oportunidades de cada segmento.
A sociedade exige cada vez mais que para iniciar uma atividade tenha conhecimentos específicos na área que deseja atuar. Essa atividade pode ser um trabalho técnico de execução ou um trabalho administrativo.
Assim elas preparam o futuro trabalhador para todas as atividades operacionais ou administrativas que mantém funcionando a nossa sociedade.
Ela representa o elo de ligação entre o Homem de “múltipla” função e o de formação superior em todas as cadeias profissionais.
Como exemplo, temos escolas técnicas em:
-Enfermagem
-Mecânica
-Transporte
-Eletrônica
-Agricultura,
-Informática,
-Etc.

Superior
A opção de uma estudo superior é dependente da nossa vontade interna. Muitas vezes podem faltar oportunidades ou maturidade para perceber eventuais oportunidades.
A Sociedade cobra um diploma por questões sociais, quando nem sempre a nossa mente o precisa.
A continuidade do ensino num estágio posterior é uma opção que pode apresentar uma série de vantagens de sobrevivência na nossa sociedade competitiva mercantilista.
O  ganho pecuniário em algumas sociedades hoje independe do nível do estudo em alguns casos. Pela dificuldade de encontrar pessoal disposto ma executar trabalhos braçais pesados esses são bastante bem remunerados nas sociedades que se dizem desenvolvidas ou primeiro mundo.
Os grandes incentivos do estudo superior são as atividades de desenvolvimento mental e pelo fato de serem de “escritório”.  Ele por tradição é considerado um trabalho limpo. A característica do estudo universitário é poder analisar melhor os desafios e procurar fontes que possam nos ajudar a achar soluções.
Assim sempre precisaremos de todos os tipos e níveis de trabalho. Todas as atividades SAP nobres e precisamos de todas para a sobrevivência e evolução do planeta em geral.
Como estariam as nossas cidades, capôs e outras atividades sem aqueles que se dispõe a manter a funcionalidade do nosso meio. O respeito e consideração deve ser o mesmo que temos para alguém que teve a oportunidade o vontade de estudar por um período mais extenso, pagando um preço por isso.
Hoje a Europa conta com algumas de suas unidades federativas onde 70% tem curso superior. Isso passou a exigir a importação de pessoas pouco qualificadas para execução de funções básicas. Por outro lado isso traz consigo a questão de movimentação de culturas exigindo um maior investimento em educação.
Complementar
O nível de especialização crescente na nossa sociedade é decorrência da impossibilidade de uma mesma pessoa dominar aspectos diametralmente opostos numa mesma profissão e atividade.
Essa é a base da cultura científica onde cada um passa a dominar no detalhe uma pequena parcela. Dentro da percepção dual esse técnico altamente qualificado perde a noção de integração de todas as ciências, cabendo ao generalista a sua integração.
Outra razão é a má qualidade do estudo convencional, tanto secundário como universitário aliado a necessidade de continuidade de ampliação dos conhecimentos para execução das funções diárias.

Educação via Internet
Uma forma de estudo complementar, nos mais diferentes níveis, é a “educação à distância. Ela apresenta a vantagem de permitir a continuidade do processo educacional em casa. Isso desenvolve a capacitação profissional dando-lhe no futuro melhores ganhos. Muitas empresas estimulam e em alguns casos financiam parte desse estudo.
Ao mesmo tempo que a educação à distância permite ampliar a educação afasta cada vez mais o convívio social e a necessidade de respeitar os limites alheios.


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