15-Educação
Curiosidade é nossa
sina,
Por ela descobrimos o
mundo.
Aprendendo, nos
ensinamos a ser,
Um parceiro um pouco
divino.
Informal
Como
partícula aprendemos a ser Ser. Primeiro evoluímos como partícula para
complexos. Depois recebemos a centelha da vida nos transformando em espíritos
eternos.
Cada passo
um aprendizado e um conjunto de ensinamentos arquivados em nossa memória que
vai se tornando volumosa e somente acessível em ocasiões especiais de evolução.
Quando somos
gerados recebemos junto o amor divino que confirmamos no momento de liberação
do corpo materno. Já nesse estágio recebemos muitas aulas sobre o meio que
vamos adentrar para contribuir ao crescimento global.
Uma vez
“independentes” se inicia uma treinamento intenso somente sendo dispensados nos
momentos de sono quando ficamos ligados a um universo mais amplo. Assim vemos
que a vida é uma escola sob todos os aspectos.
O ambiente
em que nascemos e vivemos sem sentar num banco para receber “aulas” ostensivas
dizemos ser informal o que ainda diz pouco sobre o conteúdo que é aplicado em
cada instante da vida.
Nossa
dificuldade é o nível de consciência que temos desse processo contínuo que nos
transforma em cada momento da existência. Toda vez que abrimos os olhos ou
usamos um dos outros sentidos estamos aprendendo algo e fazendo a nossa mente
colocar em marcha todos os nossos sentidos de vida.
Parte desses
ensinamentos são inatos, e assim normalmente
dizemos que deixamos de ter controle sobre os mesmos. Hoje com o conhecimento do conjunto do corpo
humano, mesmo fracionado, temos uma idéia melhor do nosso potencial.
Somos
integrados ao meio dependendo dele em todos os aspectos mesmo acreditando numa
suposta independência. Ela nos “custa” a imagem de liberdade.
Aqui
desenvolvemos as nossas primeiras características de professor e aluno.
Básico/secundário
Até este
estágio os nossos conhecimentos se resumiam ao aprendizado de fatos
decodificados dentro do nosso ler ou circulo próximo.
Este é o
nosso primeiro estágio de socialização em relação a um mundo um pouco mais
amplo. É o meio em que aprendemos criar o nosso espaço, respeito e desenvolver
à contribuição com informações crescentes nos deixando incapazes de acompanhar.
Começamos então a criar um processo de defesa desprezando aquilo que pouco
contribui para o desenvolvimento direto.
Aprendemos a
competir e desenvolver estratégias mais complexas de aparência no lugar da
“limpeza” de intenções e atitudes. Isso pode parecer “cruel” mas é parte de
nosso universo de respeito a liberdade Universal. Podemos observar essa atitude
em todos os reinos de forma mais ou menos evidente.
Aprender a
transformas em símbolos gráficos aquilo que falamos em palavras é registrar a
nossa energia interior em uma quadro interior de referência.
Quando
aprendemos a fazer traços ou pintar em uma folha fazemos o mesmo que o artista
que expressa em formas o seu sentimento interno. Essa experiência é única e
somente à nos pertence.
O Homem
precisa constantemente um elogio para que possa crescer conhecendo o seu valor.
Essa realidade é uma “verdade” atestada pela psicologia e explicada pela
psicanálise.
Na escola
básica criamos as primeiras amizades duradouras, muitas delas indeléveis, onde
aprendemos discernir os sentimentos de simpatia e rejeição fora do círculo
familiar.
Neste
aspecto a escola pública é um fator integrador superior ao das escolas
particulares. Nela aprendemos a conviver com todos os níveis sociais e de ansiedade.
O entendimento dos conflitos e cruzamentos sociais são bem melhor assimiladas.
Todas as
atividades hoje demandam de um conhecimento básico de conhecimento de
informática que se inicia com a operação de um celular um pouco mais moderno.
Nos países desenvolvidos
e se expandindo para os emergentes e subdesenvolvidos o uso da informática na
nossa sociedade já é uma condição de sobrevivência.
O respirar
ao ar livre ainda independe do controle de um computado. Se adentrarmos em
alguma sala já estaremos precisando de energia elétrica e ela usa a
informática.
A água que
bebemos da mesma forma e ainda num grau maior de dependência.
Um ônibus
está impedido de circular nas ruas se deixar de funcionar uma rede complexa de
informações administradas pela informática.
Escolas Técnicas
O
crescimento as exigências de conhecimento técnico específico crescem na medida
em que a tecnologia demanda de cada vez mais.
O número e
qualificação das escolas técnicas é crescente e se amplia em todo o mundo. Hoje
muitas delas incluem o ensino superior como continuidade.
Com esse
embasamento desenvolve uma tolerância de compreensão dos conflitos da nossa
sociedade e oportunidades de cada segmento.
A sociedade
exige cada vez mais que para iniciar uma atividade tenha conhecimentos
específicos na área que deseja atuar. Essa atividade pode ser um trabalho
técnico de execução ou um trabalho administrativo.
Assim elas
preparam o futuro trabalhador para todas as atividades operacionais ou
administrativas que mantém funcionando a nossa sociedade.
Ela
representa o elo de ligação entre o Homem de “múltipla” função e o de formação
superior em todas as cadeias profissionais.
Como
exemplo, temos escolas técnicas em:
-Enfermagem
-Mecânica
-Transporte
-Eletrônica
-Agricultura,
-Informática,
-Etc.
Superior
A opção de
uma estudo superior é dependente da nossa vontade interna. Muitas vezes podem
faltar oportunidades ou maturidade para perceber eventuais oportunidades.
A Sociedade
cobra um diploma por questões sociais, quando nem sempre a nossa mente o
precisa.
A
continuidade do ensino num estágio posterior é uma opção que pode apresentar
uma série de vantagens de sobrevivência na nossa sociedade competitiva
mercantilista.
O ganho pecuniário em algumas sociedades hoje
independe do nível do estudo em alguns casos. Pela dificuldade de encontrar
pessoal disposto ma executar trabalhos braçais pesados esses são bastante bem
remunerados nas sociedades que se dizem desenvolvidas ou primeiro mundo.
Os grandes
incentivos do estudo superior são as atividades de desenvolvimento mental e
pelo fato de serem de “escritório”. Ele
por tradição é considerado um trabalho limpo. A característica do estudo universitário
é poder analisar melhor os desafios e procurar fontes que possam nos ajudar a
achar soluções.
Assim sempre
precisaremos de todos os tipos e níveis de trabalho. Todas as atividades SAP
nobres e precisamos de todas para a sobrevivência e evolução do planeta em
geral.
Como
estariam as nossas cidades, capôs e outras atividades sem aqueles que se dispõe
a manter a funcionalidade do nosso meio. O respeito e consideração deve ser o
mesmo que temos para alguém que teve a oportunidade o vontade de estudar por um
período mais extenso, pagando um preço por isso.
Hoje a
Europa conta com algumas de suas unidades federativas onde 70% tem curso
superior. Isso passou a exigir a importação de pessoas pouco qualificadas para
execução de funções básicas. Por outro lado isso traz consigo a questão de
movimentação de culturas exigindo um maior investimento em educação.
Complementar
O nível de
especialização crescente na nossa sociedade é decorrência da impossibilidade de
uma mesma pessoa dominar aspectos diametralmente opostos numa mesma profissão e
atividade.
Essa é a
base da cultura científica onde cada um passa a dominar no detalhe uma pequena
parcela. Dentro da percepção dual esse técnico altamente qualificado perde a
noção de integração de todas as ciências, cabendo ao generalista a sua
integração.
Outra razão
é a má qualidade do estudo convencional, tanto secundário como universitário
aliado a necessidade de continuidade de ampliação dos conhecimentos para
execução das funções diárias.
Educação via Internet
Uma forma de
estudo complementar, nos mais diferentes níveis, é a “educação à distância. Ela
apresenta a vantagem de permitir a continuidade do processo educacional em
casa. Isso desenvolve a capacitação profissional dando-lhe no futuro melhores
ganhos. Muitas empresas estimulam e em alguns casos financiam parte desse
estudo.
Ao mesmo
tempo que a educação à distância permite ampliar a educação afasta cada vez
mais o convívio social e a necessidade de respeitar os limites alheios.
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