segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

18-Política

Compreender o nosso Meio,
O Livre Arbítrio e a Razão a nossa ferramenta,
O Bom Senso o equilíbrio das ações.
A Utopia é uma Vontade,
Que procuramos realizar,
Nos conflitos com muito Amor.

Objetivo
                Segundo a Wikipedia
                Política é a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.
Esse conceito pode ser expandido para toda a atividade de gestão de alguma organização.      Todos nós quando gerenciamos uma organização devemos aplicar uma política de agregação para alcançar os objetivos propostos.
Neste capítulo faremos um breve resumo das características das principais do que pode ser política governamental.
O que temos percebido é uma deformação do conceito original da antiga Grécia do respeito ao Bem Público e harmonização dos anseios da população.
A  realidade política consiste em apoiar os grupos financeiros que os permitam se reeleger, ou para obter benefícios pessoais diretos ou indiretos.
A política deveria primar por uma justiça na aplicação dos recursos para alcançar uma harmonia social. Sem dúvida é um desafio compatibilizar necessidades conflitantes, Para isso existe o bom senso e tolerância que nem sempre estamos dispostos a aplicar.

A liberdade de um termina,
Quando se inicia a do “irmão”.

Inúmero são os princípios usados para a administração de um estado . Àqueles que vem com o intuito de dirigir uma população deveriam ter a consciência desta enorme responsabilidade que assumem quando encarnam.
Por essa razão é que na definição se fala em arte.

Democracias
                Da Wikipedia
            Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente,  diretamente ou através de representantes eleitos, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder de administração através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.
O termo origina-se do grego antigo  dēmokratía ou ("governo do povo"), que foi criado a partir (demos ou "povo") e (kratos ou "poder") no século V a.C. para denotar os sistemas políticos então existentes em Cidades-Estados gregas, principalmente Atenas.
Governo
As democracias modernas mantém a eleição de representantes porém altera profundamente a filosofia original de participação da gestão pública. Pela natureza como mencionamos anteriormente convivem os opostos e terminam por dominar as forças dominantes do dinheiro.
Toda nação tem uma constituição que é a Lei básica do País.
Como temos observado a Constituição pode ser reescrita quando existe uma mudança na forma de governo. Com o tempo alguns artigos da constituição podem ser alterados para se adequarem as novas situações.
Partidarismo
Uma das características da democracia é a existência de partidos representando cada um os ideais de sua forma de existência.
Temos governos que operam com 2 partidos ( na realidade dentro deles há várias facções) como no caso dos USA. A maioria conta com um número limitado de partidos de mais ou menos 5 a 6. Sendo que cada partido em tese deve representar uma linha definida de pensamento e ação.
No Brasil contamos com mais de 25 partidos sendo que menos de 10 tem expressão. A maioria existe por conveniência de acordos legais.
Numa análise mais profunda são bem poucas as diferenças na prática “reais” entres os diferentes partidos. Quase todos usam os mesmos argumentos dependendo somente da conveniência temporal e a situação econômica em que o país se encontra.
A divergência de idéias é salutar para que um consenso possa desenvolver a melhor solução para uma grande maioria dos habitantes. O que entretanto se observa na prática é que para a maioria dos políticos a defesa de interesses pessoais é mais importante que as necessidades da Nação.
Esse é o fator que contamina cada vez mais as economia de todas as Nações do planeta independente do sistema político.
 A necessidade de demonstração do poder social através do político e vice versa expressando a extrapolação do egocentrismo está levando a intolerância e exaustão de recursos físico financeiros do Planeta.
A Democracia pressupõe a liberdade de expressão verbal no posicionamento, afim de contribuir para o crescimento de todos. Se por outro lado estiver eivada de ignorância e falsidades passa a funcionar como um barril de pólvora passível de explodir a qualquer momento sem limite para as conseqüências.
Hoje se fala de uma falência do sistema democrático como ele está sendo manipulado pelo homem e a mídia que de beneficia dos conflitos para o seu crescimento.
A falência está muitas vezes na falta de tolerância, bom senso e a necessidade de impor suas próprias vantagens.

Divisão da Nação em Estados
Para tornar um país administrável é necessário dividi-lo em regiões que por sua vez o divide em regiões menores. Cara fração termina por ter seus próprios interesses de acordo com as características de cada população e seus recursos naturais. Nessa divisão é que encontram os conflitos econômico-políticos pela necessidade de satisfação de ego político e social sobre uma região, trazendo dividendos econômicos aos líderes.

Parlamentarismo
No regime parlamentar o poder de gestão é do primeiro ministro, que representa o poder executivo.  O Presidente ou rei são figuras que representam o país externamente uma função executiva. Ele pode ser presidencialista ou reinado.
O presidente ou rei são figuras representativas da Nação sem função executiva.

Presidencialismo
No presidencialismo o executivo é representado pelo Presidente do Governo acumulando a função de primeiro ministro.

Esses dois sistemas pouco diferem no resultado final para a população.

Ditaduras
                As Ditaduras são regimes totalitários onde a liderança pode agir de forma mais ou menos flexível segundo o seu perfil e constituição. O limite de liberdade é definido pelo detentor do poder.
                Em alguns os poderes de gestão são meramente figurativos ficando na mão do Ditador ou Rei o poder e voto final na gestão da nação.
                Em alguns casos estes regimes são necessários para períodos de turbulência devendo ser logo depois substituídos uma vez vencida a dificuldade.

Legislação
                Todo País tem uma constituição ou carta magna que expressam a vontade máxima de um povo.
                O conjunto de leis que regulam a vida em seus diversos segmentos são escritas pelos diversos setores da administração devendo ser aprovados pelos poderes legislativos. Com o decorrer dos governos e falta de integração muitas dessas legislação terminam por ser conflitantes. Esses conflitos passam então a ser usados por advogados e juízes criando julgamentos dúbios.

Poderes
                A estruturação  e forma de existência depende de cada nação e dos “Mandatários”.
Em um governo usualmente existem 3 poderes;
Executivo
Fica na mão do mandatário que usando os ministérios para implementar e controlar as Leis.
Legislativo
Promulga das Leis que emanam dele ou do executivo. Na Democracia é eleita pelo povo, devendo normalmente ser aprovadas pelo executivo.
Judiciário

Aplica a Legislação e a Justiça a toda a Nação. A função do Judiciário é observar a execução das Leis por todos os habitantes do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário