terça-feira, 31 de janeiro de 2017

19-“Dever da Aparência”
ou
“Ilusão da Realidade”.

Todos,  temos infinitas máscaras,
Que usamos segundo nossa Vontade.
O entorno cria sua imagem,
Segundo nossa observância das regras.
Procurando a nossa Paz,
Navegamos nesses mar tormentoso.

Vaidade
                Da Wikipedia
                Vaidade é a valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros.
                A vaidade é a expressão da inveja por raramente estarmos satisfeitos com aquilo que a Natureza nos deu de presente e é diferente de beleza, por poderem expressar características diversas.
                Na Natureza normalmente o macho é mais vistoso para chamar a atenção de uma fêmea. No homem houve uma inversão e a mulher precisa se produzir mais.
                O Homem é um insatisfeito com o que a natureza lhe concedeu procurando desta forma suplementar ou alterar segundo as suas necessidades egóicas.
                Hoje começa a haver uma necessidade do homem se produzir da mesma forma competindo dessa maneira numa apresentação cada vez mais artificial.
                A Vaidade normalmente vem acompanhada de outras necessidades egóicas.

Moda
                Da Wikipedia
                Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim “modus”. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos.
                A moda sempre foi copiada pelo “povo” das “novidades” apresentadas pelas elites desde a existência da evolução do Homem na face da Terra.
                Esse conceito se aplica em todos os segmentos. De roupa e suas características, de cortes de cabelo, de estilos arquitetônicos, a móveis e cosméticos.
                Atualmente até bebidas e comidas passam a sofrer com esse tipo de influência, independente do clima da região.
                Mesmo havendo diferenças climáticas entre os hemisférios Norte e Sul os modas se propagam com alguma defasagem temporal.
                No caso de música e outras artes ocorre o mesmo. Como o clima deixa de influenciar a transferência adição é quase instantânea através da internet. Essa é uma grande dificuldade de controle dos direitos autorais.
                A introdução de uma nova “moda” pode ser influenciada por necessidades de ampliar um mercado, renovar a aparência assim como atender a uma necessidade comercial de falta ou excesso de produção.
                Com a globalização das culturas em um prazo muito curto os centros de criação das elites se propagam por todos os continentes seus novos conceitos procurando divulgar sua marca ou estilo.
                No passado esse termo era uma exigência maior do público feminino, sendo que o consumidor masculino tem procurado imitar as demandas femininas com um estilo próprio.
                A indústria da moda é um dos poucos que nunca tem crise por ser a aparência cada vez mais importante na demonstração de uma perda da firmeza interna.
                A divulgação pela mídia eletrônica cria a “necessidade” do permanente desejo de possuir o  produto “updated” ou atualizado como demonstrativo de competência pessoal através da vaidade.
                Para a Indústria isso significa investir permanentemente em criação de novas soluções e desenvolvimentos tecnológicos interativos entre os diversos segmentos que devem se complementar.
                Por exemplo;
Um novo carro “pede” uma nova televisão e uma nova roupa e ser usada no desfile em público.
Um vizinho “precisa” ter o mesmo brinquedo que o colega do lado. Depois de um tempo de uso o inverso acontece no sentido contrário estimulando a espiral do consumo.


Poder de Compra
                A aquisição na grande maioria das vezes se dá por impulso, mesmo sem necessidade e sem disponibilidade o folga financeira.
                Os cartões de crédito são a ferramenta ideal para este comércio, pois estimula o consumo imediato, caindo na “conta” posteriormente, podendo causar um grande desequilíbrio na família.
                Outro fator de estímulo são os financiamentos bancários à longo prazo até em 60 meses. O juro resultante ultrapassa em muito o valor real do produto ficando o comprador com um débito que se deixar de ser controlado pode levá-lo à dificuldades sérias.
                O descontrole financeiro tem sido uma das maiores preocupações dos agentes financeiros.
                Essa necessidade passou a ser muitas vezes mais importante que uma alimentação saudável ou o pagamento de aluguel e outras necessidades básicas do Ser Humano.

Cosmética
                É conhecido que os egípcios já usavam a maquiagem nas suas sociedades. Plantas, extratos animais e minerais tem sido usados em toda a antiguidade em formulações diversas prometendo “milagres” a seus usuários.
                Com o desenvolvimento da alquimia e depois da indústria farmacêutica esse segmento teve um enorme impulso. Novos produtos sintéticos procuram descobrir o “elixir do rejuvenescimento “ para perpetuar a nossa existência.
                Assim tem crescido o consumo de todos os produtos aplicados à pele e cabelos para estimular o ego e nossa impressão ao meio.
                Por falta de controle e consciência usam-se as formulas mais sem sentido ou responsabilidade muitas vezes copiando de conhecidos ou formulando com produtos naturais sem conhecimento das suas conseqüências.
                Muitas vezes os efeitos somente são conhecidos à longo prazo com danos irreversíveis para a saúde e afetando outros órgãos.

Implantes
Hoje os recursos de produtos dermatológicos são insuficientes passando a exigir a intervenção cirúrgica como implantes e próteses.
No caso de traumas ou acidentes esses procedimentos são válidos e perfeitamente justificados, inclusive permitindo ao paciente retornar à vida social sem maiores traumas.
Os implantes puramente por vaidade, entretanto  em franca expansão. Nem sempre executados por profissionais habilitados e com consciência da responsabilidade sobre as consequências psicológicas e sociais envolvidas.
Alguns exemplos:
-Implantes de cabelo, nem sempre com pleno êxito.
-Aumento de busto com silicone
-Eliminação de rugas com cirurgia plástica ou botox.
                Em alguns casos tem sido observadas rejeições com necessidades de segundas e terceiras cirurgias e longos tempos de recuperação.
               
Jóias
                Jóias sempre foram o ponto fraco da vaidade humana. Os arqueólogos tem feito descobertas em túmulos antigos que datam de mais de 3000 AC.
                As jóias por outro lado tem servido como arte e reserva financeira em situações difíceis.
                Com a necessidade da aparência sem poder investir em jóias, está se desenvolvendo cada vez mais a bijuteria em todas as gradações de qualidade.
                Para os de menos recursos econômicos ou em ocasiões mais simples o uso de “falsificações” ou bijuterias de qualidade atendem perfeitamente a necessidade de apresentação social.
                A produção de bijuterias baratas passou a inundar o mercado com o Artesanato caseiro que ao mesmo tempo permite uma renda suplementar à muitas famílias. Estas usam muitas vezes materiais naturais de grande beleza e são energéticamente muito saudáveis.
                Assim são usadas pedras naturais, folhas, penas, galhos e conchas dando-lhes uma aparência bonita e salutar.
                As jóias sempre serviram por outro lado de lastro financeiro em épocas de dificuldades. Principalmente o ouro é um capital que quase sempre acompanha o padrão sócio econômico em uma classe mais esclarecida em alguns povos.




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