domingo, 22 de janeiro de 2017

10-Habitação

O Espírito mora no Corpo,
O Ser precisa de uma Morada.
Assim Coria os Animais,
Procurando sua Caverna.
Depois de flutuar nas Lagoas,
Se empilha hoje em Prédios.

                A Terra é a nossa morada e nela precisamos de um teto físico, mental e espiritual.
Nos salvaguardarmos das intempéries é essencial para que possamos perceber que o nosso entorno tem a capacidade de garantir a nossa continuidade, e a da “família”,  de participar da evolução do planeta. Todos, fazemos parte do Universo, contribuindo dentro da nossa dependência e fragilidade.
                Algumas “moradias” apresentam um melhor equilíbrio energético com o nosso corpo pelo fato de serem construídos com materiais naturais e condutores.  Muitas construções antigas tinham clara orientação em relação ao sol e a existência de água.
                Os mais antigos usavam a sua sensibilidade do extra sensorial
(nem sempre explicita) para escolher os locais das construções. Eles conheciam as energias telúricas que influenciam o nosso bem estar.
                Através da radiestesia ( uso de pendulo ou varas) esses conhecimentos tem sido recuperados.
Através do Fun Shui os orientais desenvolveram características arquitetônicas internas e externas que as tornam mais equilibradas e propícias ao ser Humano.

Cavernas
                Exposto ao tempo precisava se proteger das intempéries, do Sol  ou de animais ferozes que habitavam as redondezas. Nas cavernas ele encontrava segurança para si, sua família e em muitos casos uma pequena comunidade. Convivia com os animais que foi domesticando. Dos animais recebia alguns alimentos e eventualmente vestimentas de forma direta, ou pelos transformados em vestimentas               
                Pela insuficiência de cavernas na região ou por terem se tornado pequenas, passando a criar alternativas. As entradas eram protegidas com cercas para evitar surpresas.
                Para fugir dos animais algumas comunidades começaram a desenvolver “casas” construídas em árvores. Essas podiam ser acessadas com cipós e escadas produzidas com madeira e fibras.
                Nas imediações se caçava, colhia e plantava a sua sobrevivência.

Palafitas
                Os antropólogos acharam em diferentes partes do planeta resquícios e vestígios de construções em regiões lacustres que indicavam terem sido usadas como moradias. Era uma forma de se proteger de ataques de animais e outras tribos já que o acesso precisava de barcos ou “pontilhões primitivos.
                O alimento vinha da “terra firme” onde colhia os frutos e plantava o seu alimento. Alguns temperos e ervas curativas mantinha em “vasos” junto às casas.
                Ainda hoje existem países onde estas construções são comuns em bairros mais “pobres”. Hoje apresentam todos os recursos de modernas residências.

Casas de Madeira
                A madeira era o material que encontrava “pronto” na natureza e retirava da mesma com “ferramentas” inicialmente produzidas com lascas de pedras. A cobertura era de folhas sobrepostas que criavam uma proteção às intempéries.
                Rápidas de construir e condiziam com o meio ambiente. Deterioravam com o ciclo dos tempos e tinham que ser reconstruídas segundo as novas condições.
                Evoluíram para casa modernas e confortáveis, seguras e se mantém dentro dos padrões ecológicos atuais. São termicamente estáveis se construídas dentro dos novos padrões ecológicos. Seus alicerces são muitas vezes de pedras para se isolar da umidade do solo.
                A energia vegetal de origem pode ser transferida parcialmente ao morador quando assim mentalizado.

Casas de Pedras
                Construídos com os materiais locais disponíveis apresentam a característica de serem “eternas” se não forem intencionalmente demolidas. Se ponto fraco é o telhado normalmente de madeira que pode pegar fogo com facilidade. Muitos sítios arqueológicos apresentam ruínas que permitem avaliar as condições em que viviam os seus habitantes. Os castelos e fortificações antigos eram todos produzidos com s tipos de rochas.
                Muitos desses “monumentos podem ser observados e visitados até hoje. Como exemplo temos:
                               -Pirâmides
                               -Castelos da Idade Média
                               -Muralha da China
                               -Etc.
                O rejuntamento entre as pedras era conseguido com ajuste “perfeito” e argamassas feitas de barro, cal e água.

Casas de Alvenaria
                Este é o padrão de uma casa moderna introduzida depois da descoberta da queima do barro virando tijolo durável. No início somente usando madeira, tijolo argamassa e forro de madeira usando telhado de madeira com telhas de argila queimada ou taboas de madeira.
                Argila
                Quando desenvolveram a queima do barro para torná-lo durável ao tempo se iniciou a produção de recipiente para guarda e transporte de líquidos e como elemento para construção de residências em qualquer local.
                No processo evolutivo se construía inicialmente misturando madeira e barro na forma construtiva conhecida como taipa ou pau a pique. Essas construções eram sólidas e ainda são usadas em algumas regiões do interior. São econômicas e costumam ser erigidas em regime de mutirão.
                O piso pode ser em barro nas casas mais pobres ou te taboa corrida.  Quando cobertas com folhas apresentam bom equilíbrio térmico.
               
                Concreto
                O concreto mais comum foi desenvolvido na Inglaterra no século XIX passando a ser usado como elemento barato e cômodo para erguer construções de forma rápida.  Posteriormente se adicionou o ferro passando a se dominar concreto armado.
                Essa tecnologia passou a permitir a execução de lajes de diversos andares com mais segurança e sem risco de incêndio. Com suas características construtivas acelerou a reduziu o custo para aglomeração de residências em múltiplos andares.
                Assim o custo do metro quadrado passou a ser multiplicado pois se percebia claramente a vantagem de múltiplos andares.
                Também a arquitetura se tornou mais criativa através de formas construtivas mais exóticas, e melhor adaptados ao gênero Humano. O conforto sempre foi e continua sendo um grande fator de atração de uma residência ou espaço de trabalho e lazer.

Casas Móveis
                Algumas culturas nômades criaram casa sobre rodas ou transferiam os locais periodicamente sempre procurando a sobrevivência de toda a família.
                Muitos deles eram “comerciantes” que dessa maneira faziam a interligação entre diversas comunidades, trazendo notícias e bens e levando produtos e levando acontecimentos locais para o mundo externo.

Castelos/Fortes
                Eram construções que abrigavam muitas famílias criando uma estrutura social respeito, deveres e direitos. Eram construções fortificadas para protegem os seus habitantes. Muitas foram o embrião de vilas e cidades futuras por concentrarem já um número grande de pessoas e necessidade de serviços e profissionais especializados.
                Normalmente construídos em locais protegidos ou de difícil acesso tenham em sua volta fossos para dificultar o acesso de “inimigos”.
                Muitos eram concebidos como fortes para proteger e isolar vales ou regiões costeiras em caso de ataques via marítima.
                Quase todos hoje viraram museus pelo seu alto custo de manutenção e impostos. Através deles podemos hoje conhecer um pouco de nossa evolução,

Prédios Verticais
                Como vimos com a ocupação em regiões densamente povoadas incluindo indústrias e centros administrativos públicos requerem uma enorme população para atender toda a demanda de serviços. Esso culminou nas metrópoles e todas as suas características de dificuldade de controle.
                Para exemplificar vamos citar alguns:
                -Poluição aérea
                -Suprimento de energia elétrica
                -Suprimento de água potável
                -Drenagem de água de chuva
                -Suprimento de gás de cozinha em rede ou varejo
                -Escoamento e tratamento de esgotos
                -Recolhimento de Lixo
                -Fluxo de veículos
                -Comunicações
                -Rede de suprimento de Alimentos
                -Fluxo e custo de transporte coletivo e de cargas
                -Áreas de Lazer               
                A multiplicidade das dificuldades é cada vez mais difícil para manter um padrão de qualidade aceitável para um ser humano saudável.
                Pela amplitude e extensão das cidades o aparato de segurança e assistência médica vai se tornando muito oneroso e difícil controle, permitindo a existência de um submundo normalmente invisível ao habitante enquanto numa existência normal.
                Quando acontece um incidente qualquer, todos são tomados de surpresa, seguida de pânico. O Ser se torna apático com essas anomalias e passa a reagir com indiferença deixando de colaborar com as autoridades por passar a ter medo de tudo a sua volta.
                Existe um retorno do homem às cidades menores pela inviabilidade sócio-econômica dessa mega estruturas.
                Prevenindo incêndios pode se instalar pontos de “spinkler” que operam automaticamente no caso de elevação de temperatura.

                Concreto Armado
                Por ser material resistente e de fácil aplicação permite construções de múltipos andares num prazo bastante curto. Isso tem elevado o número de andares criando outras dificuldades, como por exemplo: como escoar um prédio num prazo curto ou retirar as pessoas pelas janelas se a escada do bombeiro é curta.
                Atualmente a tecnologia de bombeamento de concreto a elevação à grandes alturas se tornou simples.
                Para agilizar as construções pode se optar por usar elementos pré-fabricados                 em formas que posteriormente são montados no local. Essa tecnologia hoje permite construções em tempo mínimo.
                O “state of art” é a construção de residências em imensas “impressoras” 3D.
                Atualmente já se conhece o tempo de vida útil do concreto que começa a apresentar indícios de envelhecimento em torno de 50 a 100 anos. Em muitas regiões marinhas o concreto é permeado pela água doce  ou água salgada, permitindo a oxidação do ferro reduzindo assim a resistência mecânica do conjunto, vindo assim a ruir.

                Aço
                As primeiras construções com estrutura em perfis metálicos ocorreram no início do século XX. Hoje esta tecnologia é utilizada para montagem de prédios com até 1000 m de altura.
                Ela também é muito aplicada em construções em vias públicas pela segurança e agilidade de execução.
                Posteriormente as paredes são fechadas com blocos de diferentes materiais para aplicação de acabamento.
                Os prédios vão se tornando cada vez mais altos alcançando hoje já quase 1.000 m. Estes são frutos da competição e vaidades da “incompetência” humana.
                Eles trazem muitos outros problemas consigo e começam a ser questionados. Apresentam boas características de escoamento energético sendo por essa mesma razão coletores de poderosas energias áreas de descarga elétrica podendo causar sérios danos energéticos ao nosso Ser integral.

Adensamento Populacional
                Com a construção das cidades em áreas restritas muitas das necessidade de orientação dos planos energéticos foram abandonados, influindo diretamente na nossa saúde.
                Existem regras criadas pelas autoridades para manter afastamentos mínimos, porém nem estas são sempre cumpridas. Muitas apresentam desconforto de temperatura, luminosidade e  umidade para atender a ganância imobiliária.
                O conhecimento e percepção da influência dos campos magnéticos pouco é respeitado. Está provado que construções nas proximidades de subestações ou linhas de alta tensão afetam a saúde dos freqüentadores.
                A ciências e tecnologias modernas já dispõe de métodos para medir esta influência, assim como outros fatores como ruídos, luminosidade e a umidade.



Na Lua temos a nossa “Casa”,
Mesmo sem ler o poema com olhos,
O coração nos declama a letra.
Nela residem os Sonhos,
Nela se escondem as nossas tristezas,
À ela contamos Vitórias.
Na Lua escondemos Tesouros,
Que nos preservam a Vida,
Ninando os nossos Amores.
               





Nenhum comentário:

Postar um comentário