13-Deslocamento/Transporte
Nada existe no seu
lugar Aparente,
Quando acordados
acompanhamos o corpo.
Podemos usar nossos
meios,
Normalmente
dependendo de outros.
Queremos chegar
sempre com pressa,
Criando ansiedades.
Em frações de segundo
somos concebidos,
Mas levamos 9 meses
para nascer.
Nascimento
“Nascemos”
a partir da evolução da partícula concretizada à partir do Universo imaterial.
Essa transformação criativa que se perde
nos tempos nos delegando todos os motivos para agradecermos a nossa existência.
Infelizmente pouco valor damos a essa grandeza.
Nossa criação se dá em meio líquido nadando para determinado ponto do
óvulo. Posteriormente continuamos nadando mais 9 meses. Quando nos libertam
desse “tanque” mudamos para um fluido gasoso, mas magnetizados à uma superfície
“dura”.
A Terra por sua vez permanece em equilíbrios por forças magnéticas no
oceano celestial. Essa elasticidade é a condição ideal para a mobilidade e
multiplicidade de oportunidades que temos a dispor para o nosso Livre Arbítrio.
Por felicidade somente podemos usar uma pequena parte em cada estágio
energético.
Renascemos todos os dias ao acordar, receber a Luz da centelha e nos
deixar caminhar para um dia mais Feliz.
Quando respiramos pela primeira vez inspiramos a energia cósmica que envolve a
grandeza do nosso nascimento.
Como vemos tudo é movimento do qual temos uma fraca consciência. Na
medida que procuramos estar atentos, observamos e procuramos sentir o nosso
entorno desenvolvemos uma plena consciência do ser Ser.
Do
Homem
Cada
partícula de nosso caso se desloca permanentemente usando o meio disponível e
ideal para o seu deslocamento. No início nos ajudam a mudar de posição até
criarmos a nossa independência. Antes de nos afastarmos dessa encarnação
voltamos a ser ajudados completando assim mais um ciclo.
Nosso meio natural de
deslocamento são os nossos órgãos motores. Se andamos atados à terra usamos as
pernas, quando na água usamos os braços. Para nos deslocarmos no ar tivemos que
copiar a aptidão dada aos pássaros.
A Tecnologia em cada
estágio foi criando prolongamentos das nossas limitações mecânicas para atingir
maiores distância e alturas. Todas se apóiam em alguma semelhança de animais
existentes na Natureza.
Ela é a nossa escola,
que por limitação mental deixamos de respeitar e deformando estamos terminando
por destruir. Os três meios de circulação de que dispomos estão sofrendo alterações
transformando-as em regiões insalubres a nossa saúde.
Existe algo mais
gratificante que se deslocar no mar, na terra ou no ar? Em cada um deles
podemos observar o nosso entorno de outra forma vislumbrando novas oportunidades
a limitações, sim, pois elas representam usar o Livre Arbítrio e criatividade
para tornar o mundo mais “Belo”.
Basta estar sentado
confortavelmente em um local ( nosso corpo e suas partes estarão sempre em
constante movimento) e observar o entorno. As nuvens, as partículas de poeira,
o balançar das folhas nos permite nos lembrarmos de momentos passados e criar
em nossa mental quadros magistrais que somente nós podemos pintar.
Uso do Animal
O
Homem percebeu que alguns animais corriam mais rápidos que ele mesmo. Como
pareciam fortes e eles se cansavam imaginou que poderia usá-los. Descobriu
então que para isso teria que “convencê-los” que poderiam carregá-lo. Como
muitos se aproximavam das áreas habitadas percebeu que com a sua amizade
poderia domá-los.
Numa segunda fase o
homem criando a roda desenvolveu carroças, charretes e outros “veículos” para o
transporte de pessoas e cargas. Podiam alcançar razoáveis velocidades mas
estavam limitados a resistência física do animal.
Assim foram surgindo
aplicações dos animais para montagem e transporte. Isso perdurou até os fins do
século XIX e início do século XX.
Eles somente foram sendo progressivamente com o surgimento da máquina a
vapor e posteriormente com o motor a gasolina como veremos no próximo capítulo.
A movimentação no mar
inicialmente era somente com remos até a criação das velas. O antigo Egito já
usava estes recursos para navegação ao longo do Nilo.
Máquina
Segundo a História a primeira “máquina de que
se tem notícia foi criada por Heron de Alexandria. A água aquecida pela
chama expulsava o vapor fazendo girar a roda.
Locomotiva
Em 1686 com Thomas
Savery surgiu a primeira máquina de vapor na Inglaterra para aplicações
comerciais. Foi o início de eram industrial. Com isso foi possível o desenvolvimento
de locomotivas que deram um grande impulso na movimentação de grandes
quantidades de pessoas nos continentes.
Com a motorização a
longas distâncias houve necessidade de alterar a cultura de estalagens para os
animais, produção de ração e todos Oe recursos adicionais.
Eles também
permitiram tracionar os navios nos oceanos independentemente da necessidade dos
ventos. Esse foi um grande impulso para o comércio internacional que podia
passar a cumprir prazos. Podemos perceber
que essa tecnologia passou a acelerar enormemente a velocidade da migração
entre os povos.
Com esses motores
passou a se ter uma força motora capaz de acionar outras máquinas ligadas
mecanicamente através de eixos em uma “indústria” por exemplo. Isso permitiu acelerar os
processos de produção e reduzir o seu custo permitindo assim a aquisição por
maior número de usuários.
Em 1887, quando o veterinário escocês John Boyd Dunlop imaginou uma espécie de sobrerroda, um tubo de borracha oco, preso à roda por meio de uma tela de brim e enchido com uma bomba de
ar. Nascia o Pneu. Com isso foram reduzidas
as transmissões da irregularidades da estada para o veículo reduzindo as
falhas. Com isso o peso dos veículos pode ser reduzido.
Bicicleta
Em 1861, os franceses Pierre Michaux, um ferreiro, e seu filho Ernest Michaux, na época com apenas
quatorze anos, construíram o velocípede, uma bicicleta com pedais (no formato da de McMillan) adaptados à roda dianteira, iniciando a
produção para venda.
Motocicleta
Em 1894
Hildebrand e Wolfmüller apresentam em Munique a primeira motocicleta fabricada em série e com claros fins comerciais.
O uso das motocicletas se popularizou depois da Segunda Grande Guerra
tornando-as mais leves e baratas. Hoje este tipo de veículo se encontra em
número crescente em todas as cidade por permitir mais flexibilidade num
transito cada vez mais caótico.
A potência
das mesmas vem crescendo aumentando o número de acidentes e com isso o número
de vítimas que tem seqüelas permanentes.
Carro
Em 1860 Nikolaus August Otto. cria o ciclo do motor a gasolina. Com isso
passou a se ter um motor mais leve possível de adaptar num veículo de 3 ou 4
rodas. Com isso estava criado o “carro”.
Em 1885 Rudolf Diesel
patenteia o seu motor à Diesel que dispensava a centelha elétrica para funcionamento,
um combustível alternativo para a gasolina e mais barato.
Esses veículos
inicialmente eram mais lentos que os cavalos mas tinham a vantagem de
independer do cansaço dos mesmos. Os veículos com motores de dimensão reduzida
podiam ser adaptados à veículos menores.
Em 1887, quando o veterinário escocês John Boyd Dunlop imaginou uma espécie de sobrerroda, um tubo de borracha oco, preso à roda por meio de uma tela de brim e enchido com uma bomba de
ar. Nascia o Pneu. Com isso foram reduzidas
as transmissões da irregularidades da estada para o veículo reduzindo as
falhas. Com isso o peso dos veículos pode ser reduzido.
O aumento de número de veículos e sua
velocidade nas ruas e estradas começou a produzir congestionamento e aumento de
acidentes por falta de cultura. Como eram veículos muito sujeitos a falhas
mecânicas tiveram que se criar postos de
“salvamento” para que os mesmos pudessem ser “reparados”. Normalmente isso
implicava em produzir peças novas sem poder medir e fabricar com precisão. Era uma nova cultura que estava se criando.
Em 1913 Henry Ford
nos Estados Unidos desenvolve o sistema de produção seriada permitindo através
da redução do custos popularizar o uso do carro.
Depois desta data o
desenvolvimento de veículos automotores para transporte de cargas e pessoas
passou a ser acelerado. Hoje temos como resultado vias incapazes de permitir um
transito de veículos cada vez menores e a uma velocidade possível mais
resultando em imensos engarrafamentos e número crescente de acidentes com
muitas mortes.
Hoje a humanidade já
dispõe de veículos sem “motorista” em fases experimental nas ruas. Este
desenvolvimento é acelerado e se pensa que em 5 anos uma grande parcela deixará
de necessitar de motoristas. Novas leis de transito terão que ser criadas para
atender as novas necessidade de conflitos. Esse futuro é próximo e faz parte
dos desafios e oportunidades que temos pela frente na nossa Existência.
Onde
se encontra o limite para a movimentação humana?
Voar
Voar e replicar as
aves sempre foi um sonho humano. As primeira idéias já surgiam antes de Cristo.
Em 1783 o primeiro dirigível funcional foi dirigido por, Jean-François Pilâtre de Rozier, e um nobre,François Laurent d'Arlandes, fizeram um voo livre numa máquina.Eles voaram por
oito quilômetros em um balão de ar quente inventado pelos irmãos Montgolfier, fabricantes de papel.´
A História da aviação é longa e
premiada com muitos acidentes e heroísmos.
Existe uma disputa entre o
aeroplano desenvolvido pelos Irmãos Wright e Santos Dumont. De fato é uma questão de conceito de voar.
Santos Dumont foi capaz de decolar com a própria máquina e pousar à frente sem
maiores problemas. Os aviões mais
simples juntamente com os dirigíveis já foram usadas durante a Primeira Grande
Guerra.
Volitar
Como espírito,
desconhecemos a massa física, e nossa movimentação vence a gravidade.
Essa forma de deslocamento é limitada a espíritos após
alcançarem um nível superior de consciência. Nesse processo independemos da
gravidade para a nossa movimentação.
Os espíritos trevosos ainda precisam de meios
“semifísicos” para o seu deslocamento e podem ser observados pelos elevados.
Magnetismo
Motores
A
Partir do final do século XVII e século XVIII somando várias descobertas e pesquisas ( William
Guilbert em 1600 (energia eletrostática 1500 anos depois de Tales de Mileto), Otto
von Guericke em 1663 (construiu a primeira máquina eletrostática transformando
energia mecânica em elétrica), Benjamim Franklin em 1752 (transferência de
energia elétrica por fios), William Sturgeon em 1825( inventou o eletroímã), juntamente
com as descobertas de Michael Faraday, Hans Christian Oersted e André Marie Ampère
que foi possível o desenvolvimento de um motor elétrico por Werner Von no ano
de 1886.
Inicialmente estes
motores eram grandes e caros e alguns motores acionavam através de um eixo
comum várias máquinas, Essa prática era comum ainda no início do século XX.
Com a redução do
tamanho e eficiência passaram a ser aplicados em operações em cada eixo de
trabalho. A tecnologia evoluiu de tal forma que hoje micro motores em aparelhos
que podem ser introduzidos no organismo para fazer cirurgias.
Trens no lugar de
motores convencionais podem ser acionados por motores lineares que se baseiam
no deslocamento linear de campos magnéticos.
Tempestades
O magnetismo na forma elétrica é o responsável pelas
tempestades elétricas resultado de concentrações de Ions distribuídos na
atmosfera que resultam em descargas. A Terra normalmente apresenta polaridade
positiva atraindo os raios. Dependendo das condições atmosféricas pode ocorrer
o contrário.
Os aviões e navios
são pontos de descarga dessa energia, podendo-lhes causar grandes danos.
Agentes Naturais
Homem
Somos
os agentes naturais de transferência de doenças e hábitos e plantas ao redor do
planeta.
Doenças
Muitas das vezes de forma
inconsciente quando estamos contaminados e levamos doenças para outras regiões.
Assim males que eram regionais e que tinham controle através de tratamentos e
vetores limitantes passam a se disseminar de forma explosiva em outras.
Plantas e Animais
Hoje encontramos
espécies de algumas regiões que são levadas para outras e se adaptam muito bem.
Como nas novas área deixam existir os mesmos predadores necessários para o
equilíbrio terminam por se reproduzir eliminando espécies naturais de suas
regiões provocando o desbalanceamento ecológico.
Inúmeros casos
existem em que levadas para outras regiões passaram a representar alterações
econômicas de vulto. Vamos citar alguns exemplos:
-Seringueira da
Amazônia para o Oriente.
-Cacau dos Andes para
o Brasil. Aqui passara e sofrer doenças por falta da existência de predadores.
-Azeitona do Oriente
para o Sul do Brasil.
-Trigo do Egito para
Europa e América. Em todos os países acabam se desenvolvendo variantes locais.
-Maçã e Uva da Europa
para o Brasil. Se adaptaram bem ao clima e solo desenvolvendo por sua vez
variações locais.
-Esquilo de outro
país foi introduzido na Inglaterra e está dizimando o esquilo local.
-Pinus da Europa e o
Eucalipto da Austrália. Produzem madeiras de boa qualidade porém destoem o solo
por falta de elementos de controle.
O gado trazido de
Portugal na época do descobrimento terminou como “selvagem” retornando em parte
à condição original depois de desenvolver variantes genéticas.
-Etc.
Essa “mutações” hoje
são perfeitamente compreensíveis pela “adaptação” que o DNA sofre segundo o
meio em que vive. Esse reconhecimento é recente, sendo que a influência deixa
de ser somente física.
Atmosfera
/ Ventos
A atmosfera é o
veículo natural de disseminação de objetos,
como: sementes, gases, umidade e
poeiras. É uma contribuição da Natureza de divulgação de suas riquezas por todo
o planeta. Muitas ilhas vulcânicas distintas na imensidão dos oceanos
terminaram “povoadas” por vegetais levados por via aérea, muitas vezes por aves
migratórias.
Da mesma forma como
falamos os ventos transferem a poluição a todos os quadrantes do Planeta,
incluindo os Pólos. Neles o calor está derretendo as calotas elevando o nível
dos Mares e elevando a temperatura dos mesmos.
As nuvens ajudam na
“filtração” de radiações perniciosas à pele. além de distribuírem a água de
evaporação suspensa pelo planeta.
Água
Nosso
corpo e grande parte dos Seres vivos tem mais de 70% de água na sua
constituição. Quase todos os minerais tem oxigênio na sua constituição por
serem óxidos e descobriu-se recentemente que a água do planeta representa uma
reserva incalculável de água.
Muitos
produtos químicos vazam para ao rios como resultado de acidentes de transito.
Rios
Os
Rios transferem as águas de chuva para os Mares alterando a sua salinidade,
transportando materiais orgânicos e poluição. Os materiais orgânicos servem de
alimento aos peixes tornando a desembocadura dos rios muito piscosos.
Por falta de
consciência muitos esgotos são jogados nas redes pluviais e deságuam
diretamente nos mares sem tratamento. As estações de tratamento são
insuficientes para o volume de construções verticais nas cidades. Essa poluição
torna os peixes prejudiciais ao consumo humano.
Através de engenharia
genética se desenvolvem cada vez mais espécies de “melhores” qualidades
organolépticas e consumo. Isto é válido para todas as espécies de vivos.
Mares
e Oceanos
Muitas empresas jogam
diretamente nos rios e lagos os dejetos industriais, sendo a grande maioria
tóxicos a muitos pouco degradáveis.
Muitas
Indústrias químicas usando navios clandestinos jogam no mar ao longo do
percurso rejeitos somente tratáveis com alto custo. Da mesma forma o vazadouro
de muitos aterros sanitários “transborda” para os rios, lagos e mares por falta
de construção adequada dos aterros.
Os rios e mares são
ainda responsáveis pela disseminação das sementes juntamente dos solos.
Calor/Luminosidade
O
calor do Sol é o sustentáculo da vida no nosso planeta por ser responsável por
uma enormidade de reações. Como exemplo podemos citar:
-Fotossíntese nas
plantas que geram clorofila limpando o oxigênio. A clorofila resultante da
fotossíntese é essencial a saúde humana.
-Calcinação das
rochas e degradação de orgânicos produzindo solos aráveis. Essa decomposição se
dá com a adição dos raios infravermelho e ultravioleta.
-Higienização das
fezes de animais e outros dejetos convertendo-os em adubos.
-Aquecendo a
temperatura do ar permitindo a vida no Planeta. Como tudo na natureza a atuação
é dentro de uma faixa “salutar”. Fora da faixa para cima ou para baixo é
prejudicial à manutenção da vida. Quando a temperatura é muito baixa por um
longo período pode coibir o crescimento. Quando acima do limite suportável
produz inicialmente o crescimento e posteriormente a morte.
-Criando o ciclo do
dia e da noite, permitindo o repouso. Esse ciclo funciona como um carregador de
pilha. à noite as células descansam de uma atividade enquanto se dedicam a
recuperação interna.
-Evaporação da água
superficial, que retorna na forma de chuva regando as plantas. A evaporação
pela característica das próprias leis na natureza reduz a temperatura por ser
um processo endotérmico.
-O Calor tem a
característica de acelerar a multiplicação celular. Essa multiplicação quando
regrada pode demonstrar a necessidade de tratamento auxiliar da própria
natureza.
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