segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

11-Energias

Dinamismo é a nossa Essência,
O magnetismo e nossa Energia Primária.
A Luz ilumina as Vidas,
O Bem Estar chamamos de Conforto.
Eletricidade é Transformação,
Da Natureza em nosso Favor,

                Nós somos energia, e temporariamente convertidos em uma imagem densa que denominamos matéria. O Fogo é uma chama que os nossos sentidos através da visão são capazes de perceber. Da mesma forma que os raios que são capazes de iluminar o nosso firmamento.
                O Homem na sua caminhada evolutiva terminou por usando os recursos da natureza descobriu uma forma criativa de produzir esta Luz aparente. O século XIX  trouxe a benesse de produzir energia para as mais diversas aplicações. A partir dessa data a demanda nunca mais deixou de crescer.
                Foi transformando o movimento mecânico através de um campo magnético que conseguiu produzir energia elétrica.  Atualmente diversas formas fazem essa conversão.
                Precisando produzir cada vez mais energia elétrica para atender uma demanda crescente procuram se cada vez mais alternativas menos poluentes. Toda geração de alguma forma cria alguma forma de distúrbio do meio, alguma conseguem ser absorvidas melhor pela Natureza.
                Inicialmente focaremos em Energia Elétrica para posteriormente descrevermos formas alternativas.

Elétrica
Hidroelétrica
                Gerada a partir de diferença de nível entre dois pontos de um rio. Para tornar perene esta produção independente das épocas do ano ou chuvas se criaram enormes reservatórios desbastando florestas. Produzimos assim devastação de floresta reduzindo a conversão pelo sol de CO2 em oxigênio necessário ao Planeta. Ao mesmo tempo aumentando a taxa de evaporação modificamos o equilíbrio regional das nuvens transferindo para áreas a água acumulada produzindo eventualmente enxurradas que por sua vez provocavam quedas de barreiras alterando a crosta.
                Em contrapartida em muitos desses lagos passou a haver a produção de peixes para a alimentação de uma população crescente.    Todos se transformaram em áreas de lazer de populações próximas desenvolvendo outras atividades econômicas interessantes para a humanidade. Com isso se desenvolveu uma atividade de construção de embarcações próprias para esse tido de lagos.
                Essa é a dualidade do nosso sistema.

Termoelétrica
                Como nem sempre havia disponibilidade de rios em quantidade e de volume suficiente o homem passou a gerar energia elétrica através do calor usando caldeiras alimentadas por carvão mineral, madeira, resíduos de processo ou gás natural extraído de bolsões naturais subterrâneos do planeta injetando água.
                A queima de combustíveis fósseis ou recicláveis produz uma quantidade representativa de gás carbônico e óxidos de componentes diversos como  enxofre (produzindo acido sulfúrico) nitrogênio (acido nitroso) que poluem o ar retornando como chuva ácida prejudicando florestas.
                Os combustíveis fosseis por serem oriundos diretamente da natureza uma vez consumidos deixam de ser possível a sua reposição.
                As usinas termoelétricas usando turbinas ou motores alternativos são gerados de água aquecida precisando assim de torres de refrigeração que evaporam grandes volumes transferidos para a atmosfera.

Atômica
                Com o desenvolvimento da tecnologia do uso do urânio e outros materiais radioativos foi possível produzir calor, gerar vapor e produzir energia elétrica no que chamamos de Usinas atômicas. O grande inconveniente dessa forma de geração é a produção de lixo resultante da degradação dos materiais usados sem possibilidade de continuar consumindo os resíduos. Como vimos hoje são embalados em blocos de concreto e depositados em diversos locais “seguros” em minas de minerais antigas e nos fundos do Mar.
                Hoje sabemos que mesmo em dimensões ínfimas continuam vazando radiação produzindo alterações genéticas de animais marinhos produzindo deformações indesejadas.
                Ao mesmo tempo as instalações mesmo com toda a segurança e controle contínuo tem apresentado vazamentos de água contaminada. Por serem instalações que ocupam áreas territoriais extensa ficam sujeitas a “acidentes” naturais como terremotos e tsunamis transferindo para a natureza volumes consideráveis de contaminantes radioativos.
                Após uma análise mais detalhada dos riscos e as conseqüências e últimos acidentes algumas usinas foram tiradas de operação. Como grande parte da energia dos países desenvolvidos vem sendo gerada com centrais atômica os governos estão sendo obrigados de procurar alternativas.
                Ampliar as hidroelétricas, nos países desenvolvidos onde está o maior consumo, barra em locais disponíveis. Assim partiram para alternativas que mostraremos à frente.

Eólica
                Essa alternativa operacional em tempo integral somente é dependente ad velocidade dos ventos. Tem se mostrado uma alternativa econômica e aplicável em todo o Planeta. Criaram-se o que chamamos de “fazendas de ventos” de geração. Trazem algum desconforto ótico ao meio, mas são econômicas, e de baixa manutenção.
                Essa forma de geração elétrica é perene somente variando com a velocidade das correntes aéreas. Pela segurança na concepção e execução seu nível de manutenção é baixo.
                Após anos de implantação começaram a se observar as primeiras conseqüências. Interferem nos percursos de pássaros migrantes causando alguns óbitos ( por enquanto em escala reduzida). Verificou-se também que a vibração transferida ao solo pelo movimento rotativo das pás tem alterado a vida dos animais que nela vivem num raio limitado.

Marinha
                Marés
                Estas usam a variação do nível do mar em determinadas regiões das marés para geração de energia. Está limitada a regiões onde essa variação é grande para justificar o investimento com a produção. Hoje o desenvolvimento permite a geração contínua na vazante e na jusante.
                Esta produção é comercial em alguns países como França (Baía Mont-Saint-Michel), Canadá (Baía de Fundy), Brasil (Rio Bacanga, em São Luís), etc.

                Ondas
                A tecnologia Pelamis permite a geração de energia elétrica a partir da movimentação das ondas. Existem várias estações experimentais em alguns países.
                Na Escócia existem produzindo em experiência outras unidades.
                Portugal prepara-se para inaugurar o primeiro parque comercial de energia das ondas, capaz de fornecer energia "limpa" a 350 mil casas.

Solar
                A Transformação de energia solar em energia elétrica foi possível a partir do desenvolvimento dos elementos de células fotovoltaicas. Como dependem da luz solar e claridade são dependentes dos horários de insolação. Assim a energia elétrica gerada nos períodos de maior insolação é armazenada em baterias e posteriormente convertidas em corrente alternativa para o consumo. Essa conversão de corrente contínua em alternada hoje é simples e disponível por diversas tecnologias.

Transferência de energia Elétrica
                A eletricidade por ser uma energia concentrada que permite transformá-la em energia térmica, luminosa e outras passou a ser requisitada em larga escala principalmente nas concentrações populacionais. Assim passaram a ser geradas em pontos distantes de seus locais de consumo exigindo assim a transmissão em longas distâncias.
                O Campo magnético criado por estas de transmissões atem alterado o comportamento das descargas elétricas do Planeta. Somente recentemente é que a tecnologia permitiu começas a fazer medições que permitem avaliar a sua influência.
                a transmissão a longas distâncias é operada em alta tensão podendo ocorrer em corrente alternada ou contínua. O fator limitante entre outros é a perda de energia que é maior no caso da transmissão em corrente alternada. No caso da corrente contínua o investimento na reconversão é maior.
                As Torres de transmissão são instalações distribuídas ao largo em todos os países e representarem um custo elevado de construção e manutenção e responsáveis pela operacionalidade das cidades e indústrias as tornou alvo de ataques terroristas e sabotagem.

Gás
                O gás extraído de bolsões existentes no subsolo através de injeção de água hoje é transferido entre os Países  para os consumidores através de estações de bombeamento e medição.
                Assim por exemplo o Brasil compra gás da Bolívia ou a Europa compra o gás da Rússia.
                No caso de vazamentos tem ocorrido acidentes com explosões por ser um combustível esses acidentes tem acontecido com maior frequência  quando cresce o número e dimensão das redes.
                Para longas distâncias pode ser transferido liquefeito em navios específicos.

Água
                A Água que cobre 2/3 da superfície da terra e tendo no subsolo imensas reservas está se tornando um produto estratégico na sobrevivência do Homem pela questão crescente de diversas contaminações.
                Por estas razões esse líquido natural passou a ser precioso e sendo comercializado em pequenas quantidades como vimos.
                Perto das grandes cidades é transferido por longas distâncias correndo o risco de acidentes por ruptura de tubulações e contaminação. As perdas por vazamento de água tratada ( ou a tratar) tem representado enormes custos financeiros alem de privar populações do líquido por longos períodos.

Vapor
                O Vapor é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis ou renováveis. Os renováveis podem ser madeira ou resíduos de produção como bagaços de diversos vegetais com cana de açúcar, babaçú, casca de amendoim e outros.               
Em algumas cidades o vapor é distribuído nas cidades para o aquecimento doméstico.
Dentro dos perímetros das indústrias é uma energia térmica transferida frequentemente entre unidades consumidoras para os processos de produção.

Petróleo
                Da mesma que o gás ele é transferido entre os países e quando deve vencer os Oceanos com navios petroleiros. Com estes tem ocorrido alguns acidentes provocando enorme prejuízo ao meio ambiente.

Outras
Ar comprimido
                Essa forma de energia é largamente usada em processos de produção, sendo produzida em centrais, e distribuídas nos setores produtivos.
                O Ar Comprimido preenche todos os pneumáticos de veículos que circulam nas vias públicas.
                Na forma clínica (Limpa e estéril)) é usado em hospitais. Nas clínicas dentárias aciona os motores das brocas.
                Em robótica o ar comprimido tem sido de grande utilidade para sensores e fixação.
               
                Vácuo
                Da mesma forma usado em processos produtivos e hospitais para fixação ou retirada de materiais estranhos.
                Na tecnologia de medição tem sido muito usada juntamente com o ar comprimido.

                Luz
                Usada em condutores óticos no lugar de energia elétrica. É um dos meios principais nas comunicações digitais devido a velocidade de propagação ( velocidade da Luz). É a energia essencial de da existência do Universo

                Oxigênio
                Oxigênio compõe parte da nossa atmosfera que ao ser aspirado pelo pulmão juntamente com o ferro (que funciona como conversor químico-biológico) mantém a oxigenação do sangue. Na medicina tem sido usado como auxiliar nos casos de apnéia séria.
                No nosso planeta ele é o responsável pela oxidação das partículas permitindo converter rochas e tóxicos em terrenos apropriados à agricultura a assim à sobrevivências da vida.


 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário