sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

22-Qualidade

Qualidades todos nós Temos,
Rotular é desconhecer o Tempo,
Observando o Meio Ambiente,
Procuramos qualidade de vida,
Acreditando a encontrar na matéria.
Procurando ser Integrais podemos ser muito Felizes.

                Vamos discorrer um pouco sobre o que entendemos por qualidade material nos parágrafos seguintes sem nenhuma pretensão de exaurir o assunto.

Sistemas de Qualidade Material
                Com a houve a necessidade de padronizar certos componentes para permitir o intercâmbio de componentes comerciais aplicáveis em múltiplos produtos. Nesse estágio as normas de produtos eram específicas e atendiam os fabricantes de cada país. Assim cada país passou a desenvolver suas próprias normas provocando uma quase impossibilidade de intercambio entre os países.
                Em Paris por volta 1875 se iniciaram a implantação das primeiras normas internacionais dos meios de medição de comprimento, tempo, volume, peso e outros.
                Alguns exemplos abaixo;
               
Medida
Unidade
Comprimento
Metro (m)
Peso
Quilo (Kg)
Tempo
Segundo (s)
Tensão elétrica
Volt (V)
Corrente
Ampère (A)
Frequência
Hertz Hz

                Muitas outras normas “Internacionais” foram criadas mais tarde possibilitando o intercâmbio e padrões de comparação.

                Normas Nacionais
                Alguns países tinham uma Norma, outros, como os USA tinham normas diferentes dependendo do segmento. Isso impedia que países comprados serem facilmente em outros, necessitando de muitas adaptações.
                A implantação de normas nos países foi um processo lento de criar uma cultura e entender as vantagens decorrentes da intercambiabilidade de produtos e serviços. A normalização reduz os custos da produção por estabelecerem padrões econômicos de projeto, produção, comercialização e atendimento do produto corretamente logo da primeira vez. Depois de assimilada esta cultura o entendimento entre as partes se torna muito fácil.
                Dento de uma visão dual a normatização traz a dificuldade de produzi de forma alternativa usando produtos padrões. Parra isso há que usar a criatividade.
                Muitos países continuam com as suas normas pela inexistência de padrões internacionais que garantem uma qualidade para os seus habitantes.
                Com a criação da ISO as normas nacionais dos países passaram a usá-las internamente na medida de sua conveniência.

                Normas ISO
                Com a segunda guerra mundial ficou patente a impossibilidade de dar continuidade nos desencontros de normas a nível mundial. Assim em 1946 foi criada a ISO ) ( International Standardization Organization) para procurar a unificação das normas para todos os membros.
                Com padrões internacionais podemos comparar produtos e serviços de forma a ter fornecedores em qualquer parte do mundo , no melhor interesse de uma globalização total.
                As empresas que desejam receber um selo de garantia da ISSO precisam passar por um treinamento e adotar os procedimentos internos de controle.
                Somente vamos mencionar algumas especificações, porém sem entrar nas normas.

                Produtos
                Grande parte dos produtos comercializados hoje são produzidos dentro de normas que atendem as ISO.
                Mesmo matérias primas e produtos agrícolas e “comodities” começam a se enquadrar nesta norma internacional ou nas suas sucedâneas.
                Hoje são mais de 50.000 itens padronizados.

                Serviços
                As Normas ISO 9000 e outras são as normas de prestação de serviço.  A ISO 90.. rege todas as empresas que procuram obedecer os padrões internacionalmente reconhecidos e atestados por empresas qualificadoras.

                Meio ambiente
                As Normas 14000 foram criadas para criar padrões de comparação de procedimentos relativos ao meio ambiente. Nisso se incluem o transporte, geração e destino dos rejeitos líquidos, sólidos e gasosos.Também a deposição está incluída catalogando todas as classes de produtos.

Material
                O termo Qualidade engloba uma infinidade de conceitos e  falamos muito em sem compreender do que estamos falando, pois antes de mais nada precisamos de uma referência.
                Precisamos conhecer o que o produto ou serviço se propõe a cumprir para podermos avaliar as propriedades e verificar se encontram dentro das projetadas ou requeridas.
                Quando dizemos que algo deixa de ter a qualidade para qual a adquirimos precisamos avaliar se as especificações estavam corretas. Isso vale para produtos e serviços. Muitas vezes queremos um produto barato sem avaliar se ele vai atender a nossa necessidade.
                A qualidade de um produto de inicia no projeto e segue por todo o processo produtivo. Ao iniciar a produção é necessário avaliar se as matérias primas usadas estão dentro da qualidade especificada no projeto.
                Nenhuma qualidade final se produz com uma inspeção final. No melhor das hipóteses se evita o envio do material defeituosa para o cliente, retornando-o para a produção quando possível.

                Especificações
                Muitas vezes as especificações deixam de mencionar as características de forma correta, impedindo o consumidor de adquiri-lo com consciência. Isso na realidade é uma forma de propaganda enganosa que somente pode ser questionada pelas autoridades.
                Todo produto deveria passar por uma análise de risco para avaliar e atestar o uso adequado para o qual foi produzido e entregue ao Cliente. Produtos aparentemente inócuos podem em mãos indevidas ( como por exemplo crianças) conseqüências desastrosas, inclusive a morte.

Prestação de Serviços
                No caso de prestações de serviço nem sempre isso fica claro na descrição do serviço. Algumas regulamentações são regidas por normas governamentais, outras por Usos e Costumes do comércio.
                Como mencionamos a ISO tem procedimentos específicos para a s empresas que querem seguir este padrão.
                O setor de serviços é o que mais cresce e começa a se estruturar como consequência das falhas e necessidade de repensar toda a sua filosofia de operação.

Mental
                Quando falamos em qualidade de pensamentos queremos nos referir a “pureza” e positividade de idéias que “envolvemos” no desenrolar de nossas atividades. São os raciocínios que envolvem os Atividades Promotoras como caridade, bondade e outros que desenvolvem atividades de crescimento do Ser Humano.
                Os fatores Egóicos por outro lado representam a má qualidade dos nossos comportamentos, prejudicando terceiros e retardando a nossa evolução.
                Raramente temos o controle dos pensamentos que nos “assaltam” sem serem solicitados. Para ter algum domínio sobre os meandros da mente precisamos exercitar a nossa vontade e concentração.
                É na mente que organizamos todo o nosso Ser racional que permite o nosso desempenho nos momentos de atividade. Quando descansamos da mesma forma ela mantém uma atividade no subconsciente e nos aluda juntamente coma Pituitária  intuir solução para algumas de nossas dificuldades.
                Relaxando deixamos a mente nos levar aos mais diferentes destinos. Aquilo que vem a nossa mente estando sem nenhuma pressão talvez seja a nossa mente original livre de um consciente momentâneo. Ele talvez possa mostrar um pouco do nosso grau de “pureza”.         

Espiritual
                Quando o espírito encarna no nosso envelope físico fica condicionado e sofre com essas limitações. Quando decidimos encarnar ou fomos impulsionados a fazê-lo trazemos um “pacote de deveres” que deveremos cumprir.
                No “caminho” encontramos tentações e desvios que servem para nos “testar” para avaliar nossa firmeza de propósito. Esse são as provas de qualidade que deveremos preencher e nos qualificar para a o próximo estágio evolutivo.
                Estando em dificuldades devemos olhar para quem é mais qualificado e orar para que possamos permanecer na senda da estrada “direta” da harmonia e sintonia com os desejos e pensamentos puros e iluminados.
                Todas as atitudes benéficas a nós mesmos e ao meio nos elevarão e ao nosso entorno.

Planetária
                Aquilo que desenvolvemos no nosso micro Universo se aplica da mesma forma a todo o Planeta. Ele é soma de todas as em energias transformadas e equacionadas para um denominador comum. Nunca haverá resto.
                Aquilo que deixar de ser equacionado por força da harminia geral será transferido para outros universos necessitados dessa energia destoante aqui.
                O Planeta Terra faz parte de um constelação que e deve dentro desse microcosmo se manter em equilíbrio.



Espacial

                O Universo é uma auto-criação divina eterna e infinita.
                Sua característica essencial é o Perdão e Amor.

                Desconhecemos o global, mas pensando em nível de escala podemos imaginar o Universo como auto corretivo no global com auto correções em seus segmentos.
                Como mencionamos anteriormente fazemos parte da Via Láctea que se desequilibrada receberá energias de equilíbrio para que o Universo se reestrutura para que ele possa entrar em sintonia em todas as suas partes.
                Esse passo nos é impossível perceber pela nossa dimensão infinitesimal. Ela pertence a dimensão Divina.

Sabotagens
                Por omissão e ser refratários ao nosso envolvimento, por estarmos centrados no nosso Eu, permitimos o desvio de atitudes corretas abrindo assim a oportunidade de ações deletérias e criminosas. As energias dessintonizadas se aproveitam dessa invigilância para provocar tumulto e discórdia.
                Os casos graves de sabotagem concretas materiais e sociais ocorrem por falta de manutenção de harmonia e entendimento entre nós ou responsáveis pela manutenção da ordem.
                É nossa a responsabilidade de mantermos o rumo correto do nosso entorno.

Qualidade de Vida
                Segundo a Wikipédia
                Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Envolve o bem espiritual, físico, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação,saneamento básico e outras circunstâncias da vida.
                O Índice de Desenvolvimento Humano IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.
                Este e outros índices são criados para uma avaliação comparativa entre diversas nações , quase todos pecam por desconsiderar o senso de felicidade de uma determinada cultura milenar que está impressa nos gens e no DNA das populações das nações de forma diferenciada.
                Compara números pode penalizar uns e beneficiar outros com pouco significado social.






Nenhum comentário:

Postar um comentário