segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

14-Eletricidade

A Eletricidade são os nossos Nervos
Que conectam a nossa Vida.
Nos permitindo ter Sensações,
Assim percebendo o Mundo.
Nossas tristezas são nossos Desânimos,
Nossas tristezas nossas Alegrias

            Quando o Homem olhava para o Céu e na escuridão percebia os raios e trovões dizia que os céus estavam zangados. Muitos cultos passaram a ver nessas imagens a revolta de atitudes irresponsáveis de seus habitantes desenvolviam no meio.
            Depois da descoberta dos efeitos da eletricidade e a sua aplicação em benefício ao Homem essa necessidade nunca mais deixou de crescer.

Demanda
            O consumo de energia vem crescendo em todo o globo e mais intensamente nos países desenvolvidos. São construídas cada vez mais usinas, de todos os tipos gerando um desequilíbrio que a Natureza é incapaz de reequilibrar.
            Toda implantação traz consigo alterações físicas, óticas ou morais em todo o planeta. As físicas podem ser percebidas por nossos sentidos. As conseqüências morais por atenderem, ao que chamamos de conforto, procuram ser esquecidas.
            Como já vimos sendo os sistemas interativos ele se retroalimentam num processo exponencial e somente chegam a falência quando se tornam auto insustentáveis.
            A demanda de energia acompanha dessa maneira uma necessidade global de consumo em todos os setores nas mais diferentes atividades.
            Os grandes centros de consumo são as metrópoles e centros indústiais.
            Na estatística que se segue podemos visualizar uma expectativa de consumo de energia em todo o planeta com projeções até 2030.


            Desperdício
            Existe um esforço no sentido de tornar os equipamentos mais eficientes. De outro lado, principalmente pela facilidade de utilização pouco se investe na redução de desperdício.
Ao mesmo tempo as fontes produtoras vivem o dilema: De um lado aumentar o consumo para aumentar as vendas e com isso o lucro de outro lado a necessidade crescente de novas unidade e redes de distribuição que consome milhares em investimento e tendo que lutar contra os grupos de conservação.
Existem estudos que avaliam  em 30 % o desperdício devido às mais diversas causas desde: Ineficiência na produção, perda na distribuição, aparelhos e processos de consumo ineficientes e principalmente ao uso pouco consciente.
Existem campanhas de redução de desperdício nas épocas de crise por falta de capacidade de geração ou distribuição. Infelizmente lês deixam de ser globais. Deveriam se iniciar nas residências, ter continuidade nas escolas e nas atividades profissionais. Ao mesmo tempo deveriam ser aplicadas em todo o planeta.
Deixando de ter continuidade perdem muito a eficiência por diversas formas de falta de integração entre as fontes produtoras, produtores de equipamentos, meios de propaganda e autoridades governamentais.
A quebra na continuidade nas campanhas de redução ao desperdício dispara no consumidor a desatenção nas medidas desejáveis para a sua própria economia.

            Geração
            Como veremos o Homem desenvolveu muitas formas de gerar energia sob seu controle, atendendo ao aumento de demanda, dando-lhes sempre uma aplicação em seu benefício. Nos tópicos seguintes procuraremos fazer uma avaliação  das possibilidades e os seus efeitos secundários. A estatística anterior expressa bem essa produção.
            As grandes unidades de produção raramente estão localizadas perto dos centros de consumo exigindo assim extensas linhas de distribuição que significam perdas consideráveis de energia.
            Ao mesmo tempo ocupam enormes áreas de terra ou de mares causando profundas alterações ao meio ambiente.  Esses reflexos se expressam de diversas formas, todas de alguma forma alterando o clima ou condições de sustentabilidade, como veremos na exposição das diferentes fontes.
            Como veremos cada uma apresenta características bem definidas e que atuam sobre a biosfera alterando-a de alguma forma mais ou menos insustentável.

                        Hidroelétrica
            Gerada à partir de quedas ou fluxos de água. Necessitam de grandes volumes de água como reservatório para sua continuidade.
assim criam nas regiões extensas superfícies de evaporação que carregando as nuvens transferem água a outras regiões alterando profundamente os climas.

                        Termoelétricas
            As conhecidas Termoelétricas que consomem combustíveis fósseis como o carvão ou o petróleo. Geram grandes volumes de CO2 e outros gases nocivos como sulfurosos ou nitrosos. Estes transferidos continuamente alteram as características da acidez da atmosfera  produzindo chuvas acidas transformando as vidas nas florestas. O CO2 estimula em determinado grau o crescimento se entretanto existir acima de determinados índices passa a ser prejudicial aos animais.
            Muito usadas também em dimensão menor para suprir nas emergências instalações industriais, comerciais ou hospitalares.

                        Eólica
            Desenvolvida para absorver a energia dos ventos nas diversas regiões do Planeta. Essa forma devido a sua geometria tem produzido dois efeitos colaterais somente descobertos recentemente. A vibração transmitida ao solo tem afugentado e destruído organismos existentes à terra e que são fundamentais para a manutenção de uma agricultura de sustentabilidade. O outro eleito é a morte de aves atingidas pelas enormes pás rotativas.
            Hoje estes conjuntos de torres levam o nome de fazendas de vento. Elas podem ser vistas cada vez mais um todo o planeta. Muitas estão sendo implantadas nos mares costeiros. Como veremos necessitam de linhas de transmissão aéreas, subterrâneas ou submarinas. Hoje existem pequenas unidades domésticas interessantes para residências em regiões de vento constante.
            Tem sido combatida pela ecologia por trazerem uma profunda alteração no visual do natureza do planeta.

                        Fotovoltaica
            Usa a energia solar usando células de elementos químicos fotosensíveis para produzir energia comercial à partir de energia solar. Para ter continuidade necessitam de enormes bancos de baterias ou unidades de geração alternativa. Se aplicam em regiões de boa insolação. Tem sido usadas cada vez mais nas estradas para iluminação da sinalização usando unidades de lâmpadas de Led de baixo consumo.

                        Marinha
            Usa a onda das marés proveniente da movimentação do mar devido à força de atração da lua. O movimento das ondas do mar gerado pelas correntes marinhas juntamente com os ventos e atração lunar gerando de energia elétrica. Já existem algumas com aplicação comercial.

                        Atômica
            Gerada a partir do aquecimento da água através da irradiação térmica por elementos radioativos, são as chamadas usinas atômicas. Existem muitas em todas as partes do mundo tendo sido alvo de críticas por parte de cientistas. Alguns acidentes com essas usinas tem deixado profundas marcas no nosso planeta pela consequência à ecologia. Geram enormes volumes de vapor de água transferidas à atmosfera além de água necessária a sua operação sempre contendo alguma contaminação. O fator mais crítico entretanto é o lixo atômico produzido pelos elementos e devem ser troados quando se esgota a capacidade de produção. Eles continuam emitindo radiações danosas ao organismo e meio ambiente e devem ser encapsuladas. Atualmente são produzidos enormes blocos e transferidos à fossas martinhas a grandes profundidades.

            Transmissão
            Como a geração de energia se dá em pontos localizados e o seu uso ocorre em diversos pontos muito distantes dos mesmos. Assim deve ser levada aos seus pontos de consumo. Como vimos a grande maioria se dá via aérea na regiões rurais podendo ser usada a região entre as torres de transmissão para produção agrícola.  Sendo muito elevados funcionam como para raios atraindo as tempestades.
            Nos países desenvolvidos em regiões densamente habitadas a transmissão se dá por via subterrânea reduzindo assim a poluição visual assim como evitando acidentes com as linhas aéreas.
            Em países em desenvolvimento grande parte das ligações são aéreas causando muitos acidentes, alguns fatais. Ao mesmo tempo se confundem com as redes de comunicação como telefone e comunicações via cabo.
            Nas unidades de geração marítima a transmissão é submarina.

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário