domingo, 26 de fevereiro de 2017

13-Mobilidade

A Dinâmica inclui Movimento,
Nos transformamos, mas queremos ser imutáveis.
O Estático parece Estável,
A Realidade uma Ilusão.
Hoje estamos no Norte,
Amanhã estaremos no Sul.
           
            Chamamos de Transferência o título da responsabilidade de deslocamento do Homem, para e dentro de regiões diferentes, que pode ser entendido, como os meios de deslocar do Homem a outros meios da Natureza o seu esforço.
De pedestres passamos à passageiros usuários de aviões ao longo de 5000 anos. Essa evolução se deu no início lentamente como todos os desenvolvimentos e vem se acelerando cada vez mais nos últimos 300 anos com o advento da máquina a vapor.
           
Pessoal Individual
            Nos primeiros séculos o deslocamento do homem se fazia somente a pé ao longo de trilhas que foi abrindo nas regiões que habitava. 
Em algum momento percebeu a utilidade de animais para transportar cargas e a si mesmo.
            Precisando transferir cargas pesados e percebendo na natureza o rolar das pedras concebeu o desenvolvimento da roda, talvez um dos melhores inventos que lhe ocorreram. Estávamos transferindo à Natureza a carga que deixamos de carregar
            Com isso passou a se deslocar mais rapidamente carregando maiores cargas, e sem um grande cansaço. Nessa fase apareceram os primeiros efeitos da falta de exercício mesmo que ainda pequenos, pois continuava a se exercitar, andar a cavalo ou carroça. Esse estágio durou até o século XVIII sem grandes variações.
            Em algumas regiões e épocas os mandatários e damas usavam o transporte de liteiras operadas por escravos ou subordinados, para o transporte pessoal. Isso indicava status Social. Era a sua visão de submissão à vontade de um “Superior”.
            Competir sempre agradou ao Ego como forma de se superar e demonstrar sua superioridade, criando desta forma uma escala social pelo poder que representava.
Com o tempo somente “evoluíram” os meios permanecendo o espírito de ser “superior”.

            Movimentação Terrestre Animal
            Mesmo desenvolvendo carroças diversas para aplicações de trabalhos brutos ou sociais as tecnologias variavam pouco.
Para os eixos passaram ferro mo lugar de madeira e depois aço, mas as construções variavam pouco.
            Como usavam animais para tração, ficavam limitados a resistência corporal dos mesmos. Estes tinham que ser alimentados e precisavam ser respeitados os seus períodos de descanso.
Nas guerras os animais também recebiam alguma proteção individual sendo usadas até o início do século XX.
Em muitas regiões subdesenvolvidas a tração animal continuou a ser usada até o fim do século XIX em muitas cidades. No campo esse uso se prolongou até o século XX.
Hoje esse transporte ainda continua sendo usado em pequena escala nas áreas rurais de países em desenvolvimento.
            As competições de velocidade e habilidades dos cavalheiros sempre foram muito apreciados nas arenas com assistência do Público, hoje ainda mantidos nos Hipódromos quase somente para a Classe A.
            Pode ser observada a “evolução” da transferência de “responsabilidade e consciência”  do Homem à quem deveria suportar o esforço trabalho sob sua direção.
            Os correios foram desenvolvidos na antiguidade pelos povos do oriente médio.
            Os incas já dispunham de sistemas de comunicação a cavalo quando da descoberta das Américas.
           
            Movimentação Naval
            A movimentação Marítima e Fluvial nos primórdios se fazia com remos operados por escravos e raramente pelos mandatários. Para longas distâncias foi desenvolvida à vela usando os ventos naturais para substituir a força humana.
            Alguma embarcações acionadas por forças humanas atravessaram oceanos como os Vikings no Norte.
            Os mares do mundo e continentes foram descobertos com navios a vela de diferentes construções dependendo de seus países de origem. Eram normalmente construções de madeira que era o material disponível.
            Todo o transporte intercontinental de mercadorias, pessoas ou correspondência aconteciam via marítima.
            As batalhas navais e ocupação de terras distantes se dava-se da  mesma forma.
            Nas conquistas o objetivos era a conquista da terra em nome dos reis coma missão de descobrir recursos para enriquecimento, sem nenhuma preocupação com os destinos ou melhoria das populações conquistadas.
            A consciência ou dever como seres Humanos era desconsiderada.

            Motorização
            A motorização de iniciou com o desenvolvimento das máquinas a vapor, inicialmente para unidades estáticas, e depois aplicadas a veículo sobre trilhos no final do século XVIII. À partir desse instante o Homem passou a transferir ao seu invento os esforços que originalmente eram exercidos pelos reinos Animal e Hominal para deslocamentos à grandes distâncias.
            Com a motorização se iniciou e amplificou o conforto em todos os aspectos passando a ser solicitado ao Homem um menor esforço. Isso por sua vez passou  a alterar o ritmo de dispêndio de energia, mas mantendo a alimentação original. Esse processo sempre foi inconsciente, tendo como consequência o aumento de peso progressivo da população.
                       
  Deslocamento Terrestre
  Os trens a vapor surgiram na Inglaterra nos fins do século XVIII se disseminando rapidamente nas regiões desenvolvidas e de indústrias crescentes. Começava a transferência da capacidade pessoal para máquina, incluindo as dificuldade à própria máquina. Esse processo foi sendo expandido até os dias atuais como vimos em comunicação.
No final do século XIX surgiu o motor a combustível líquido permitindo a construção de veículos leves operáveis nas vias públicas normais existentes.
Com uma população crescente juntamente com uma receita ampliada a produção de veículos tem crescido a cada ano. Ao mesmo tempo cresce a potência de acionamento e as estradas melhoram o seu pavimento.
Por ter sido esse crescimento muito veloz atropelando a capacidade de absorção pela consciência passou a aumentar cada vez mais a distância entre a ignorância e a arrogância.
Infelizmente a população deixou de ser preparada para a nova realidade. Assim, alguns fatores tem contribuído para um nível crescente de acidentes com vítimas fatais e lesões permanentes.
 Mencionaremos alguns fatores mais característicos:
Excesso de velocidade
Motoristas com embriaguês
Falta de Qualificação para dirigir
Vias defeituosas.
Devemos acrescentar  a motocicleta, que como um meio rápido de transporte tem se disseminado em todo o planeta. Como é um veículo de alta mobilidade e usado principalmente por uma população mais jovem vem trazendo muitas dificuldades ao transito. O número de óbitos e deficiências permanentes com esse veículo tem crescido assustadoramente.
A principal questão é a falta de consciência de toda a população do objeto que possui e as conseqüências ocasionadas pelo mau uso atingindo os Transeuntes e Motoristas.
Recentemente surgiram os veículos auto motores para pessoas e cargas.
No capítulo comunicação mencionamos estes veículos sem motoristas ativos que  se deslocando de forma totalmente autônoma nas ruas podem vir a criar problemas jurídicos múltiplos.
As vias públicas foram construídas ao longo dos séculos, porém somente no século XIX passaram a receber pavimentação. Hoje as suas dimensões estão sendo ultrapassadas com enormes custos de ampliação para atendimento ao número crescente de todos os tipos de veículos.
Ao longo das estradas em todo o mundo os comboios de caminhões carregados de produtos tóxicos tem sido responsáveis pelo derramamento de líquidos e tóxicos transportados pelos mesmos sendo despejados diretamente ou indiretamente nos rios e mares.
Hoje há pessoal especializado para controlar as conseqüências danosas desses acidentes.
Um tópico especial são as corridas de veículos auto motores variando de motocicletas, carros, carros de corrida e caminhões. Os típicos freqüentadores são os mesmos que assistiam as lutas na antiga Roma ou até antes.
A emoção envolvida nesses esportes é contagiante transferindo para as ruas a mesma vontade de ação, entretanto sem nenhuma conscientização, das conseqüências.
Fica patente e com as conseqüências, sempre acreditando que a solução pertence às próximas gerações.

Deslocamento elétrico
Com o aumento da poluição e o desenvolvimento da tecnologia eletroeletrônica se tornou possível a eletrificação do transporte. Nos centros urbanos essa tendência se iniciou cedo por razões diversas. Essa tendência de substituição de combustíveis fosseis por eletricidade teve a vantagem de reduzir a poluição já concentrada em centros urbanos e evitar a importação.

Bondes
Redução da poluição em centros concentrados se iniciou no início do século XX com a introdução dos Bondes substituindo a tração animal pelos motores elétricos. Essa forma de acionamento continua sendo mantido em muitas metrópoles por apresentar qualidade e conforto aos usuários. Nos países frios são fechados com aquecimento no inverno. Nos países tropicais operam abertos. Para liberar as vias superiores em muitas cidades os Bondes foram eliminados.

Trens Elétricos
Para longas distâncias o acionamento dos trens passou de caldeiras à vapor ou Diesel para motores elétricos com a vantagem de reduzirem a poluição e serem mais silenciosos. Essa tendência aconteceu à partir da segunda metade do século XX. Com esse acionamento houve uma redução de combustível fóssil e reduziu a poluição.

Metrôs
Dentro dos centros urbanos por necessidade de liberar as vias para outros veículos os trens foram posicionados abaixo das ruas e superfícies. Por deixar de haver congestionamento das linhas férreas os deslocamento ocorrem em tempo menor. Com isso se ganhava tempo para aproveitá-lo em outras atividade e Lazer. O Metrô é hoje o principal meio de transporte nas grandes metrópoles.
Ônibus elétrico
Também para reduzir a poluição aérea nos centros urbanos algumas metrópoles introduziram os ônibus elétricos com alimentação por cabos elétricos suspensos. Em muitas cidades eles tem sido abandonados por problemas de manutenção e transtornos no transito.


Carro elétrico
Com o aumento cada vez maior de veículos a poluição aérea vem trazendo problemas crescentes à saúde. Ao mesmo tempo o desenvolvimento das tecnologias de motores com programação mais eficientes e com possibilidade por controle e autônomos do veículo, permitiu o projeto e realização destes sem motoristas ativos como vimos em comunicação.

Deslocamento Naval
Os primeiros navios motorizados surgiram depois dos trens usando máquinas a vapor de cilindro. Como as máquinas a vapor eram mais possantes passaram a ser construídos embarcações maiores e de cascos metálicos. Posteriormente com o desenvolvimento de motores pesados a Diesel e depois de óleo pesado os navios foram ganhando dimensões ainda maiores.
Hoje temos navios deslocando até 300.000 TDW . São navios que tem um cumprimento superior a 300 m.
Como os motores de combustão desenvolvidos a partir do início do século XX a necessidade de petróleo se tornou uma exigência para o crescimento.
Os primeiros poços surgiram nos EUA no século XIX. Como os poços de petróleo foram sendo perfurados somente em algumas regiões, mas sendo os combustíveis necessários em muitas outras foram construídas destilarias em muitas cidades para produzir inicialmente gasolina e óleo Diesel . No início somente se extraía estes dois componente e alguma coisa de óleos lubrificantes também necessários á indústria de motores.
Com os subprodutos passaram a se desenvolvidos os plásticos que hoje inundam o mundo.
Esses enormes navios tanque que cruzam todos os oceanos tem causado acidentes que deixam vazar milhões de toneladas de óleo nos mares. Os desastres tem causado danos aos Ecosistemas marítimos e costeiros, que levam décadas para se recuperarem mesmo com a ajuda tecnológica do Homem.

Deslocamento Aéreo
Nos primórdios do século XX foram desenvolvidos os primeiros aviões, cuja frota ter crescido a cada ano. Eles também contribuem para a poluição atmosférica pela queima de combustível e pela poluição sonora devida a seus motores.
Eles são o mais importante meio e transporte de passageiros ao redor do mundo. Hoje o espaço aéreo tem rotas definidas para as aeronaves para evitar acidentes, que mesmo assim podem ocorrer.

Drones
Os drones são unidade aéreas sem tripulantes, comandados do solo, ou autônomos nas suas operações. Assim como nos carros fica a questão da responsabilidade por desastres intencionais ou voluntários que venham a ocorrer. Funcionam como no nosso organismo as Nanopartículas e glóbulos brancos especializados.

Deslocamento Espacial
À partir da segunda metade do século XX iniciou-se o desenvolvimento de missões ao espaço estratosférico, iniciando-se pelo lançamento do primeiro Homem ao espaço e em seguida um satélite artificial. Hoje essas viagens se tornaram rotina pesquisando o cosmos e procurando vida em outros planetas.
Muitas missões de satélites a naves espaciais operam sem tripulação procurando por vidas ou estruturas de planetas e outros corpos do cosmos.


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