quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

20 Reciclagem

Reciclar é Existir,
Todos somos espíritos,
Temporariamente Materializados,
Para isso Reeducamos,
A mente,
Permanecendo a Alma eterna.

                É parte da criação do Universo o processo de reciclagem desde a sua existência. O ciclo vital de uma partícula é na sua dimensão e regeneração permanente do seu ciclo de existência. Com a fusão ou união das mesmas a continuidade é assegurada. Os campos elétro-magnéticos são auto-regeneradores para manutenção de seu equilíbrio do meio.

Sociedade
                Essa é a base de existência do Planeta terra e por extensão do Universo. 
Numa cultura de consumismo exagerado produzimos cada vez mais lixo, tanto residencial como industrial. Calcula-se que num prazo de menos de 10 anos haverá falta de sítios à distâncias economicamente e ecologicamente viáveis para o depósito de todos os lixos e resíduos produzidos.
                Dessa forma a reciclagem dos produtos é a única solução aceitável. Vale informar que hoje já se transferem maciços volumes de alguns materiais recicláveis através dos oceanos para o outro lado do Planeta.
                O interessante é observar que o material reciclado muitas vezes alcança preço de venda maior que o virgem.
                A Cultura do hábito de reaproveitamento de materiais é secular e tem sido alterado segundo as necessidades de cada período histórico.
                O consumismo nascido de uma filosofia de vida mercantilista se baseia no crescimento da economia mundial através da comercialização dos “bens” da Terra pelo Homem. Esse processo hoje começa a esbarrar nos limites da sustentabilidade.
Materiais
                A reciclagem do universo material é parte integrante da criação do Universo. O Homem no seu processo evolutivo procurando encontrar o conforto pessoal na Natureza foi criando artifícios transformando a mesma com suas criações.
                Enquanto usava o produto diretamente fornecido pela natureza os mesmos retornavam após um período de transformação no próprio elemento inicial. Esse é o mesmo ciclo que nós passamos quando encarnamos e após um período de materialização retornamos à terra.
                Para este  processo natural a natureza precisa de tempo e espaço         que o Homem inviabiliza na medida que produz quantidades cada vez maiores de forma concentrada. Muitos desse materiais sofreram tal transformação que a natureza precisa de várias centenas de anos para quebrar as cadeias ou desativar a radioatividade residual. Enquanto isso deixa de acontecer o meio é contaminado e em muitos caso0s produzindo mutações altamente prejudiciais aos ambientes em que se encontram “estocados”.
                Alguns processos de reciclagem são onerosos de forma que as empresas optam pelo “estoque” mesmo considerando os riscos e prejuízos para futuras gerações.
                A questão toda se resume na dualidade entre a consciência e o lucro, algumas vezes a necessidade tecnológica por exigüidade dos materiais.

Pessoal
                Quando nos referimos a pessoal em reciclagem vamos nos ater àqueles que de alguma forma atuam nesse segmento.
                A questão de pessoal pode ser observada de diversas maneiras e aqui vamos nos centrar em 3 visões.
                -Aqueles que recolhem e transferem os materiais coletados para os centos intermediários. De um modo geral são pessoas de baixa instrução e desconhecimento dos riscos de saúde envolvidos.
Mesmo as empresas municipais e privadas que coletam os
 recicláveis e transportam os materiais pouca informação te, sobre os riscos.
                -Aqueles que estocam e selecionam os materiais nos centros de coleta.
                Vamos mencionar também os transportadores terrestres e marítimos que colaboram com a transferência dos materiais recicláveis para os centros de recuperação.
                Hoje existem normas para manuseios destes materiais que infelizmente nem sempre são observados provocando muitos acidentes que afetam a saúde dos funcionários e algumas vezes a saúde pública.
                A grande maioria dos catadores de lixo é ilegal sem nenhuma assistência previdenciária nem trabalhista.

Transporte/Comércio
                A rede de comércio dependente de resíduos cresce na mesma proporção que a produção industrial. As frotas de coleta e transporte de resíduos de um modo geral se encontram em péssimo estado de manutenção criando desastres nas vias públicas.
                O Comércio da mesma forma trabalha com altos índices de ilegalidade na compra e na vendo dos materiais. O trabalho com materiais industrializados à partir de material reciclado tem sido vantajoso para todas as partes e ajuda na qualidade de vida no Planeta.
                Como mencionamos anteriormente o transporte internacional de material a reciclar tem crescido além das expectativas.

Indústria
                A Indústria de reciclagem de materiais está desenvolvendo sempre novas tecnologias e produtos alternativos com  a etiqueta de “Ecológico” para distinguir dos originais.
                Sem exceção a reciclagem demanda menor consumo de energias como eletricidade, água e diversos produtos químicos. Os processos tecnológicos envolvidas devem considerar sempre o tratamento de efluentes líquidos e gasosos para evitarem poluição do meio.
                Em alguma atividade o uso de materiais reciclados como papel  é uma vantagem sócio-econômica mostrando também a preocupação com o meio ambiente.
                É interessante notar que num prazo muito curto já podemos dizer que construiremos residências com material 100% reciclado. O segmento de construção civil inicia reaplicar parte dos materiais por recicladas com incentivo de legislação.
                Na indústria de móveis o MDF e seus sucedâneos são em grande parte produzidos com resíduos de madeira originária de refugos de outras aplicações.
                A indústria de pneumáticos de mesma forma recicla boa parter de pneus gastos ou inadequados.
                Da mesma forma a indústria vidreira uma grande parte de vidros que retornam dos consumidores.
                Grande parte desses reaproveitamentos trazem enorme economia de energia elétrica e de produtos químicos além de reduzirem o volume em aterros sanitários aumentando cvom isso a sua vida útil.

Comércio Atacado e Varejista
Grande parte do comércio em alguns países já dispõe de recipientes especiais para recolher embalagens retornadas pelos Clientes,
   Na Europa alguns países já obrigam as empresas de determinados produtos e recomprar os materiais produzidos uma vêz sucateados, inclusive as embalagens.
                As embalagens são cada vez mais desproporcionais aos produtos que contém, gerando lixo desnecessariamente por falta de consciência das conseqüências sobre o planeta tanto na produção como no descarte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário