18-Mobilidade
O Deslocamento Pessoal
Individual,
A Movimentação Terrestre Animal
O Deslocamento Mecanizado,
Movimentação Naval
Movimentação Aérea, Movimentação
Aeroespacial
A Dinâmica inclui Movimento,
Nos transformamos, mas queremos
ser imutáveis.
O Estático parece Estável,
A Realidade uma Ilusão.
Hoje estamos no Norte,
Amanhã estaremos no Sul.
Chamamos de Transferência
o título da responsabilidade de deslocamento do Homem, para e dentro de regiões
diferentes, que pode ser entendido, como os meios de deslocar do Homem a outros
meios da Natureza o seu esforço.
De pedestres
passamos à passageiros usuários de aviões ao longo de 5000 anos. Essa evolução
se deu no início lentamente como todos os desenvolvimentos e vem se acelerando
cada vez mais nos últimos 300 anos com o advento da máquina a vapor.
Pessoal
Individual
Nos primeiros séculos o deslocamento do homem se
fazia somente a pé ao longo de trilhas que foi abrindo nas regiões que
habitava.
Em algum momento
percebeu a utilidade de animais para transportar cargas e a si mesmo.
Precisando transferir cargas pesados
e percebendo na natureza o rolar das pedras concebeu o desenvolvimento da roda,
talvez um dos melhores inventos que lhe ocorreram. Estávamos transferindo à
Natureza a carga que deixamos de carregar
Com isso passou a se deslocar mais
rapidamente carregando maiores cargas, e sem um grande cansaço. Nessa fase
apareceram os primeiros efeitos da falta de exercício mesmo que ainda pequenos,
pois continuava a se exercitar, andar a cavalo ou carroça. Esse estágio durou
até o século XVIII sem grandes variações.
Em algumas regiões e épocas os
mandatários e damas usavam o transporte de liteiras operadas por escravos ou
subordinados, para o transporte pessoal. Isso indicava status Social. Era a sua
visão de submissão à vontade de um “Superior”.
Competir sempre agradou ao Ego como
forma de se superar e demonstrar sua superioridade, criando desta forma uma
escala social pelo poder que representava.
Com o tempo somente
“evoluíram” os meios permanecendo o espírito de ser “superior”.
Movimentação Terrestre Animal
Mesmo desenvolvendo carroças diversas para
aplicações de trabalhos brutos ou sociais as tecnologias variavam pouco.
Para os eixos
passaram ferro mo lugar de madeira e depois aço, mas as construções variavam
pouco.
Como usavam animais para tração,
ficavam limitados a resistência corporal dos mesmos. Estes tinham que ser
alimentados e precisavam ser respeitados os seus períodos de descanso.
Nas guerras os
animais também recebiam alguma proteção individual sendo usadas até o início do
século XX.
Em muitas regiões
subdesenvolvidas a tração animal continuou a ser usada até o fim do século XIX
em muitas cidades. No campo esse uso se prolongou até o século XX.
Hoje esse transporte
ainda continua sendo usado em pequena escala nas áreas rurais de países em
desenvolvimento.
As competições de velocidade e habilidades dos
cavalheiros sempre foram muito apreciados nas arenas com assistência do Público,
hoje ainda mantidos nos Hipódromos quase somente para a Classe A.
Pode ser observada a “evolução” da
transferência de “responsabilidade e consciência” do Homem à quem deveria suportar o esforço
trabalho sob sua direção.
Os correios foram desenvolvidos na
antiguidade pelos povos do oriente médio.
Os incas já dispunham de sistemas de
comunicação a cavalo quando da descoberta das Américas.
Movimentação
Naval
A movimentação Marítima e Fluvial
nos primórdios se fazia com remos operados por escravos e raramente pelos
mandatários. Para longas distâncias foi desenvolvida à vela usando os ventos naturais
para substituir a força humana.
Alguma embarcações acionadas por
forças humanas atravessaram oceanos como os Vikings no Norte.
Os mares do mundo e continentes
foram descobertos com navios a vela de diferentes construções dependendo de
seus países de origem. Eram normalmente construções de madeira que era o
material disponível.
Todo o transporte intercontinental
de mercadorias, pessoas ou correspondência aconteciam via marítima.
As batalhas navais e ocupação de
terras distantes se dava-se da mesma
forma.
Nas conquistas o objetivos era a
conquista da terra em nome dos reis coma missão de descobrir recursos para
enriquecimento, sem nenhuma preocupação com os destinos ou melhoria das
populações conquistadas.
A consciência ou dever como seres
Humanos era desconsiderada.
Motorização
A motorização de iniciou com o desenvolvimento das
máquinas a vapor, inicialmente para unidades estáticas, e depois aplicadas a
veículo sobre trilhos no final do século XVIII. À partir desse instante o Homem
passou a transferir ao seu invento os esforços que originalmente eram exercidos
pelos reinos Animal e Hominal para deslocamentos à grandes distâncias.
Com a motorização se iniciou e
amplificou o conforto em todos os aspectos passando a ser solicitado ao Homem
um menor esforço. Isso por sua vez passou
a alterar o ritmo de dispêndio de energia, mas mantendo a alimentação
original. Esse processo sempre foi inconsciente, tendo como consequência o
aumento de peso progressivo da população.
Deslocamento Terrestre
Os trens a vapor surgiram na Inglaterra nos fins do século XVIII se
disseminando rapidamente nas regiões desenvolvidas e de indústrias crescentes.
Começava a transferência da capacidade pessoal para máquina, incluindo as dificuldade
à própria máquina. Esse processo foi sendo expandido até os dias atuais como
vimos em comunicação.
No final do século XIX surgiu o
motor a combustível líquido permitindo a construção de veículos leves operáveis
nas vias públicas normais existentes.
Com uma população crescente juntamente
com uma receita ampliada a produção de veículos tem crescido a cada ano. Ao
mesmo tempo cresce a potência de acionamento e as estradas melhoram o seu
pavimento.
Por ter sido esse crescimento
muito veloz atropelando a capacidade de absorção pela consciência passou a
aumentar cada vez mais a distância entre a ignorância e a arrogância.
Infelizmente a população deixou
de ser preparada para a nova realidade. Assim, alguns fatores tem contribuído
para um nível crescente de acidentes com vítimas fatais e lesões permanentes.
Mencionaremos alguns fatores mais
característicos:
Excesso de velocidade
Motoristas com embriaguês
Falta de Qualificação para
dirigir
Vias defeituosas.
Devemos acrescentar a motocicleta, que como um meio rápido de
transporte tem se disseminado em todo o planeta. Como é um veículo de alta
mobilidade e usado principalmente por uma população mais jovem vem trazendo
muitas dificuldades ao transito. O número de óbitos e deficiências permanentes
com esse veículo tem crescido assustadoramente.
A principal questão é a falta de
consciência de toda a população do objeto que possui e as conseqüências
ocasionadas pelo mau uso atingindo os Transeuntes e Motoristas.
Recentemente surgiram os veículos
auto motores para pessoas e cargas.
No capítulo comunicação
mencionamos estes veículos sem motoristas ativos que se deslocando de forma totalmente autônoma nas
ruas podem vir a criar problemas jurídicos múltiplos.
As vias públicas foram
construídas ao longo dos séculos, porém somente no século XIX passaram a
receber pavimentação. Hoje as suas dimensões estão sendo ultrapassadas com
enormes custos de ampliação para atendimento ao número crescente de todos os
tipos de veículos.
Ao longo das estradas em todo o
mundo os comboios de caminhões carregados de produtos tóxicos tem sido
responsáveis pelo derramamento de líquidos e tóxicos transportados pelos mesmos
sendo despejados diretamente ou indiretamente nos rios e mares.
Hoje há pessoal especializado
para controlar as conseqüências danosas desses acidentes.
Um tópico especial são as
corridas de veículos auto motores variando de motocicletas, carros, carros de
corrida e caminhões. Os típicos freqüentadores são os mesmos que assistiam as
lutas na antiga Roma ou até antes.
A emoção envolvida nesses esportes
é contagiante transferindo para as ruas a mesma vontade de ação, entretanto sem
nenhuma conscientização, das conseqüências.
Fica patente e com as
conseqüências, sempre acreditando que a solução pertence às próximas gerações.
Deslocamento
elétrico
Com o aumento da poluição e o
desenvolvimento da tecnologia eletroeletrônica se tornou possível a
eletrificação do transporte. Nos centros urbanos essa tendência se iniciou cedo
por razões diversas. Essa tendência de substituição de combustíveis fosseis por
eletricidade teve a vantagem de reduzir a poluição já concentrada em centros
urbanos e evitar a importação.
Bondes
Redução da poluição em centros
concentrados se iniciou no início do século XX com a introdução dos Bondes
substituindo a tração animal pelos motores elétricos. Essa forma de acionamento
continua sendo mantido em muitas metrópoles por apresentar qualidade e conforto
aos usuários. Nos países frios são fechados com aquecimento no inverno. Nos
países tropicais operam abertos. Para liberar as vias superiores em muitas
cidades os Bondes foram eliminados.
Trens
Elétricos
Para longas distâncias o
acionamento dos trens passou de caldeiras à vapor ou Diesel para motores elétricos
com a vantagem de reduzirem a poluição e serem mais silenciosos. Essa tendência
aconteceu à partir da segunda metade do século XX. Com esse acionamento houve
uma redução de combustível fóssil e reduziu a poluição.
Metrôs
Dentro dos centros urbanos por
necessidade de liberar as vias para outros veículos os trens foram posicionados
abaixo das ruas e superfícies. Por deixar de haver congestionamento das linhas
férreas os deslocamento ocorrem em tempo menor. Com isso se ganhava tempo para
aproveitá-lo em outras atividade e Lazer. O Metrô é hoje o principal meio de
transporte nas grandes metrópoles.
Ônibus
elétrico
Também para reduzir a poluição
aérea nos centros urbanos algumas metrópoles introduziram os ônibus elétricos
com alimentação por cabos elétricos suspensos. Em muitas cidades eles tem sido
abandonados por problemas de manutenção e transtornos no transito.
Carro
elétrico
Com o aumento cada vez maior de
veículos a poluição aérea vem trazendo problemas crescentes à saúde. Ao mesmo
tempo o desenvolvimento das tecnologias de motores com programação mais
eficientes e com possibilidade por controle e autônomos do veículo, permitiu o
projeto e realização destes sem motoristas ativos como vimos em comunicação.
Deslocamento
Naval
Os primeiros navios motorizados
surgiram depois dos trens usando máquinas a vapor de cilindro. Como as máquinas
a vapor eram mais possantes passaram a ser construídos embarcações maiores e de
cascos metálicos. Posteriormente com o desenvolvimento de motores pesados a
Diesel e depois de óleo pesado os navios foram ganhando dimensões ainda
maiores.
Hoje temos navios deslocando até
300.000 TDW . São navios que tem um cumprimento superior a 300 m.
Como os motores de combustão
desenvolvidos a partir do início do século XX a necessidade de petróleo se
tornou uma exigência para o crescimento.
Os primeiros poços surgiram nos
EUA no século XIX. Como os poços de petróleo foram sendo perfurados somente em
algumas regiões, mas sendo os combustíveis necessários em muitas outras foram
construídas destilarias em muitas cidades para produzir inicialmente gasolina e
óleo Diesel . No início somente se extraía estes dois componente e alguma coisa
de óleos lubrificantes também necessários á indústria de motores.
Com os subprodutos passaram a se
desenvolvidos os plásticos que hoje inundam o mundo.
Esses enormes navios tanque que
cruzam todos os oceanos tem causado acidentes que deixam vazar milhões de
toneladas de óleo nos mares. Os desastres tem causado danos aos Ecosistemas
marítimos e costeiros, que levam décadas para se recuperarem mesmo com a ajuda
tecnológica do Homem.
Deslocamento
Aéreo
Nos primórdios do século XX foram
desenvolvidos os primeiros aviões, cuja frota ter crescido a cada ano. Eles
também contribuem para a poluição atmosférica pela queima de combustível e pela
poluição sonora devida a seus motores.
Eles são o mais importante meio e
transporte de passageiros ao redor do mundo. Hoje o espaço aéreo tem rotas
definidas para as aeronaves para evitar acidentes, que mesmo assim podem ocorrer.
Drones
Os drones são unidade aéreas sem
tripulantes, comandados do solo, ou autônomos nas suas operações. Assim como
nos carros fica a questão da responsabilidade por desastres intencionais ou
voluntários que venham a ocorrer. Funcionam como no nosso organismo as Nanopartículas e glóbulos brancos
especializados.
Deslocamento
Espacial
À partir da segunda metade do
século XX iniciou-se o desenvolvimento de missões ao espaço estratosférico,
iniciando-se pelo lançamento do primeiro Homem ao espaço e em seguida um
satélite artificial. Hoje essas viagens se tornaram rotina pesquisando o cosmos
e procurando vida em outros planetas.
Muitas missões de satélites a
naves espaciais operam sem tripulação procurando por vidas ou estruturas de
planetas e outros corpos do cosmos.
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