quinta-feira, 22 de junho de 2017

13-Educação

A Herança Cultural, A Educação Básica, A Educação Religiosa,
A Complementação, A Educação Superior,
A Extensão, A Educação à Distância

Educar é aprender e ensinar,
Sempre  em  dado  assunto,
Independe da graduação,
Mas sim da boa vontade.

            Nossa educação começa quando decidimos ou somos instados a encarnar. Recebemos as instruções para aplicar aqui então na nossa missão. A maior parte dessa educação ou cultura iniciais esquecemos no nascimento, restando parte muitas vezes percebida somente num momento de intuição, sempre de forma inconsciente.
            Se olharmos a educação de uma forma ampla veremos que a Educação se desenvolveu á partir de conhecimentos intuitivos que foram se aperfeiçoando e transmitidos inicialmente via oral aos descendentes. Com o tempo as informações passaram   se registradas e transmitidas então a grupos, tinham se formado turmas.
            Num segundo momento como veremos que os nossos pais são responsáveis, eles procuram transmitir a sua experiência de vida na informação.
            As escolas formais independentes da qualificação informam, mas raramente educam por terem uma finalidade diferente.
            Através da informação, do Livre Arbítrio e da razão podemos aprender os limites e escolher a forma de convívio com o meio.

            Na Educação assim como em toda atividade há que ser ter massa crítica para alcançar mudanças necessárias à sobrevivência salutar do sistema.

A Herança Cultural
            A cultura impregna o meio em que nascemos. Ela expressa as formas de existência e comportamento de uma comunidade, do qual nós ou outros fazemos parte criando hábitos e formas de viver segundo as condições do meio. Podemos falar em cultura de linguagem artística, tecnológica ou estilo construtivo.
            Por essa razão falamos de uma cultura de um povo, resultado de sua evolução existencial ao longo de muitas gerações.
            A língua é a expressão verbal ou escrita da forma como uma comunidade ou país se comunica. Falar verdadeiramente uma língua e entender e sentir como o povo que a fala interpreta e age na vida.
            Essa é a razão pela qual é tão difícil o entendimento e o convívio entre os povos. Os acordos  entre os povos desrespeitam a cultura atendendo muitas vezes o Ego de um mandatário ou seu grupo de controle.
            O Planeta Terra é um só habitado por povos diversos com origens diversas  que cresceram enfrentando realidades diferentes. O tempo serviu de fator estratificante reforçando as necessidades individuais.
            Com a globalização consolidada por uma informatização crescente mas comunicação se tornou mais fácil, porém de convívio pessoal mais distante. Com isso as soluções tendem à impessoalidade, isto acaba se traduzindo em afastamento psicológico.
            Com isso podemos notar um aumento da intolerância e de aceitação do Ser como unidade com seu próprio valor. 

A Educação Básica
            Melhor seria chamar de “Informação Básica” é a instrução básica á qual todo cidadão deveria ter direito.
            Como pode um Humano evoluir sem entendimento do seu entorno?
            O Livre Arbítrio pede a compreensão do meio que por sua parte pede identificar e distinguir o meio. Somente depois o raciocínio pode agir  definindo as nossas atitudes.
            Um povo privado de conhecimento essencial está impedido de lutar pelos seus direitos. Da mesma forma desconhece os seus deveres ficando à mercê de pessoas inescrupulosas.
            Cada degrau de informação em determinada matéria permite ampliar nossa capacidade de entendimento e com isso colaborar de forma mais eficiente na evolução do seu grupo de influência.
            O ensino direcionado para a aplicação prática estimula o querer saber mais, Algumas Escolas ditas experimentais aplicam esse método; por exemplo temos as escolas Montessorianas, as Waldorf e muitas outras. Como resultado temos pessoas mais seguras e que enquadram melhor na evolução do Planeta.
            Todos os países em crises de desenvolvimento somente conseguiram dar o salto através de recursos maciços no setor de educação.
            No nosso país a educação inicialmente estava restrita à elites e mesmo hoje o acesso a massa ainda é limitado.
            A educação é base para uma população mais saudável, mais eficiente na aplicação de seu trabalho  e recursos financeiro.
            Da mesma forma fica menos sujeita à manipulação por parte das autoridades, por poder questionar a aplicação dos recursos financeiros e administrativos.
            A Educação básica de qualidade é fundamental para uma qualificação melhor dos resultados do nosso ensino superior.
As matérias nas escolas convencionais são estudadas como assuntos independentes sem vinculação.
Alguns exemplos:
Estudamos em matemática regra de três simples e o aluno pergunta para que serve. Quando o ensino por exemplo poderia ser mostrar que se um Quilo (Kg) de arroz custa R$ 2,00, 5 Kg custarão R$ 10,00,
Se um aluno desconhece as regras de português pode ter dificuldade de entender o que está escrito numa informação.
Se desconhece a nossa História ser-lhe-á difícil entender sertãs atitudes dos nossos governantes e depois votar.

A Educação Religiosa
No Brasil as primeiras escolas foram criadas pelos jesuítas. Na Europa onde se situa nossa origem as escolas naquela época estava muitas delas vinculadas ao ensino religioso assim como as pesquisas.
Ainda hoje as escolas religiosas são representativas, hoje representadas por diversas correntes, representando as mais diversas escolas de percepção da vida.
Por serem diversificadas permitem uma escolha mais adequada a cada família. Nem todas mantém a obrigatoriedade do ensino religiosa no seu currículo, se equiparando dessa forma à escolas ditas particulares , ou seja laicas. 
A ampliação dessas escolas responde ao desejo de muitos pais de uma orientação religiosa para os seus familiares.
            A educação de uma filosofia de vida, independente da orientação e do local, tem se mostrado fundamental para criação de um civismo saudável para a estruturação de uma nação.

A Complementação
            São cursos, normalmente de curta duração, nem sempre reconhecidos pelo MEC para a melhor capacitação em determinada atividade.
            Eles existem em todas as especialidades. São essenciais para nossa qualificação durante nossa vida profissional.
            Como exemplo podemos citar:
            Como ser um vendedor mais eficiente
            Instalador de determinado equipamento
            Etc.
           
Quando entramos em uma atividade demos receber instruções pertinentes àquela atividade. Essa é uma educação complementar. Ela pode durar uma hora,  mas pode precisar de 6 meses ou mais.
Os conceitos são em grande parte práticos podendo também incluir conceitos teóricos.
Todos nós, temos parte do nosso aprendizado na vida, incorporados por esse aprendizado como complementar.
Nós por outro lado terminamos como “professores” quando damos instruções ou informações como executar uma determinada atividade.
A continuidade de continuar aprendendo e melhorar nossa qualificação é a base do nosso desenvolvimento como pessoa,  nação ou planeta.

A Educação Superior
            As escolas técnicas e superiores procuram criar especialistas para atender uma demanda de atividades profissionais cada vez mais focadas num determinado assunto.
            A divisão das matérias permite um aprofundamento em um determinado tema, porém perde cada vez mais a visão do Ser integral e que o universo é todo integrado.
            Por essa razão tratamentos ou considerações específicas muitas vezes prejudicam segmentos desconsiderados.
            Tomemos alguns exemplos.
            Se temos algum sintoma haverá uma grande chance de termos que passar por vários especialista para um diagnóstico definitivo. Ao fazer o tratamento de um órgão terminamos por prejudicar ou até destruir o outro numa fase posterior.
            Através do ensino superior criamos profissionais capazes de desenvolver pesquisas para a evolução tecnológica que nos permitirá das mais conforto às nossas famílias. Muitas vezes criando uma necessidade complementar através de outras tecnologias.
            Se vamos construir nossa casa precisamos de vários especialistas até nos permitirem construir a mesma.
            Essa forma de distribuição de atividade permite aumentar o número de empregos, aumentando cada vez mais a nossa interdependência primária de energias essenciais à nossa sobrevivência.
            Essa regulação excessiva termina levando ao descumprimento de comportamentos básicos e respeito à nossa convivência social.

O desconhecimento dos nossos direitos e deveres compromete uma aplicação sensata da legislação básica, isto é a Constituição aos cidadãos do país. Quando essa passa a ser descumprida perde-se o estado de direito.

A Extensão
            São cursos de aprofundamento como Mestrado, Doutorado e outros.
            Normalmente desenvolvem pesquisa dentro de determinadas especialidades procurando entender as razões de determinados comportamentos específicos.
            Muitas vezes são os formadores de professores que se dedicam á didática. Quase sempre se dedicam a pesquisa pura, base para o entendimento dos diversos aspectos da nossa sociedade.

A Educação à Distância
            O termo Tecnologia é muitas vezes confundido com alguma especialidade.
            Tecnologia é a forma com que realizo uma atividade.
            Assim se uso uma determinada forma de realizar um trabalho repetidamente usou usando uma tecnologia.
            Assim se uso um martelo para cravar um prego na madeira estou usando tecnologia.
            Quando se constrói um carro estamos usando múltiplas tecnologias.
            Uma mesma tecnologia pode ser usada e necessária em diversas atividades diferentes.

A Tecnologia é uma energia aética e amoral,
somente à sua aplicação é que define o resultado,
esse sim, pode ter sentido ético ou moral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário