domingo, 5 de março de 2017

20-Manutenção

Somos todos um só Organismo,
Cada um procurando ser Bom.
Quando esquecemos o Outro,
Criamos um fosso Profundo.
Assim para sermos Felizes,
Temos que ser Conscientes.

            Temos um corpo emprestado para aqui podermos termos atividades que nos permitam dar mais um asso na nossa elevação. Por manutenção entendemos o cuidado com esse envelope respeitando as suas limitações físicas, mentais e espirituais.

Holística
            As divisões com que procuramos analisar o todo permitem uma avaliação segmentada em maior profundidade, porém destroem a nossa capacidade de percepção do Ser integral que nós somos.
            Somos um só organismo que recebeu a centelha da vida como indulto de evolução. A visão ideal seria ver e sentir simultaneamente de todas as visões. Seria como enxergar dentro e fora ao mesmo tempo.
            Cuidar dele como um todo é o nosso maior desafio. Se entender uma célula exige muito estudo e mesmo assim somente dentro dos limites do nosso conhecimento. Os fenômenos imateriais nos são transparentes e muito pouco conhecidos.
            Fisicamente somos muito limitados e para uma análise dependemos de referências que por si só já introduzem limitações.
            Nós como observadores já introduzimos alterações no foco observado, segundo Eisenstein.
            Assim deveremos sair de dentro de nós e ser simples observadores sem nenhum julgamento. Deixar de julgar somente sentindo e deixando  que o ciclo ocorra é talvez o maior desafio.
 Estando no estado material dependemos de nossos 6 sentidos para observar e estender as conclusões. Sem segundas intenções mas a primeira coisa que nos ocorre e a comparação com os padrões conhecidos.  Estes pela natureza de sua origem são viciados por conceitos passados.
O dinamismo que se inicia com uma simples partícula torna os padrões e referências obsoletos. Para uma visão clara as referências deveriam ser deslizantes, o que por outro lado dificulta a comparação. O objetivo maior é a conservação da unidade integrada permitindo assim sua perfeita sincronia interna e com o meio externo.
Essa visualização do todo e as partes simultaneamente é quase teórica, é como focar e dispersar simultaneamente.
Quando estamos num tem o nosso vizinho está imóvel em reação a nossa posição, mas para quem se encontra for ambos estão se locomovendo. Imaginemos agora isso ocorrendo simultaneamente dede a partícula até o nosso entorno.
Por essa simples dicotomia ou dualidade é que muitos deixam de olhar o universo como um todo.
Recebemos a razão para pensar mas se deixarmos de lubrificar os seus mecanismos o atrito tomará conta e teremos um sistema inoperante. É exatamente isso que ocorre com a nossa dificuldade de enxergar a manutenção da nossa consciência.
           
Entendimento
            Quando nos referimos a entendimento queremos dizer: Como a nossa mente entende racionalmente essa interação entre matéria, processos biológicos, mentais  e espirituais numa mesma equação chamada vida.
            Consciência é exatamente essa ótica espacial.
            Estar às necessidade do nosso entorno muito mais observando as interdependências e trocas naturais de energia nos permite ver a grandiosidade de todo Esso microcosmo que vivemos como seres únicos que tem a necessidade de se firmar como elementos essenciais.
            Esse é um dever interno independente da nossa percepção do mundo exterior voltado à aparência.
            Sempre devemos nos lembrar de que cada elemento é único e como tal tem seu momento e capacidade de absorver segundo a sua estrutura holística para o qual foi criado.
            Quando temos dúvida sobre o entendimento basta olharmos as nossas próprias e estaremos olhando parte do nosso espelho.
            É fácil achar que outros deixaram de entender, e nós?
            Perceber essa pergunta e a sua profundidade pode nos ajudar a ser mais tolerantes e pacientes primeiro conosco e sem seguida com o nosso entorno.

Execução
            Como executar a nossa manutenção em conformidade com o nosso entorno?
            Somente o verdadeiro amor espiritual é capaz de realizar esta tarefa. Ela é a energia primária de agregação sem o conflito que os consideramos normal, nem mais percebendo todas as idiossincrasias  de condicionamentos aos quais estamos submetidos.
            Desenvolver a caridade da compreensão e tolerância é capaz de desenvolver uma visão se mundo mais realista e ao mesmo tempo de ajuda sem castração dos ideais do ajudado.
            O conflito de atendimento simultâneo de compatibilização das nossas ansiedades e das do nosso meio é o segredo de uma vida harmoniosa e saudável em todos os aspectos da vida.
            Parece uma tarefa quase impossível, mas possível percebendo quem as necessidades primárias são muito parecidas e o que muda são os detalhes da aparência que é exatamente a nossa dificuldade de aceitar o diferente do outro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário