sábado, 8 de julho de 2017

28-Caridade

Para Consigo, Para com Terceiros, Para com a Natureza
Para com o Espírito


A verdadeira Caridade é impalpável como a Luz,
É invisível como o Perfume:
Dá a Luz e o Aroma,
 Sendo impossível Ver ou Cheirar.

                                               Coelho Neto alterado
           
            Toda Caridade sincera é um ato de amor verdadeiro que vem com a energia do Altíssimo.

Para consigo
            Como ser Caridoso se desconhecemos este Dom?
            A prática do bem ao próximo nos ensina e demonstra  a necessidade interna de compreender o que sentimos internamente para que possamos transferi-lo à terceiros.
            O nível material, aquele que podemos observar é o primeiro que devemos compreender e respeitar. Nele temos o exemplo visível das nossas atitudes. Uma plena saúde física, de forma natural, sem aditivos químicos de extensão de capacidades orgânicas  que o próprio corpo pode gerar pode estar indicando que estamos dando ao corpo o respeito de sua função na nossa existência.
           
Amar a Deus como a si mesmo.

            Essa expressão exprime toda a condição de amar verdadeiramente a si mesmo para podermos amar a Deus integralmente se entregando de corpo e alma.
            Somente os iluminados conseguem isso na sua íntegra. Todos , devemos procurar esse objetivo de forma consciente em todos os instantes da existência.Podemos tomar tombos mas devemos nos reerguer e continuar de cabeça erguida o caminho da caridade todos os dias. Ao levantar os olhos devemos estar prontos à enxergar o milagre da plena existência todos os instantes do dia.


Para com terceiros
            Olhar e observar os nossos irmãos de caminhada sem crítica, mas observando o belo que todos representamos na evolução do Planeta é um ato de amor, transmitindo essa energia contribuímos para o crescimento global de todos.
            Um simples bom dia, sincero e de coração cria um ambiente de confiança para mais um dia de convívio coletivo harmônico. Sorrir com todo o nosso Ser traduz no corpo energético ou aura toda a boa vontade e caridade no convívio da labuta diária.
            Uma palavra amiga ou ouvindo uma história de alguém com amor e compreensão pode funcionar como um bálsamo para um coração ferido naquele instante de dificuldade.
            Assim devemos estar atentos para pequenos gestos de simpatia, entendendo a intolerância alheia como dificuldade pessoal dele como Ser falho.
            Toda dificuldade tem solução, para isso basta olhar o entorno e ver como a Natureza procede.

Para com a Natureza

Nada é mais belo e perfeito que a Natureza.

            Da Natureza tirou todos os ensinamentos para construir seu conforto no Universo em todas as encarnações. Quando olhamos com carinho para um grão de areia, um vulcão que entra em erupção, um inseto, uma planta desabrochando sua flor, um animal livre na natureza ou um HOMEM em Paz consigo mesmo podemos ter a dimensão da grandeza deste nosso Universo infinito mesmo deixando de conhecê-lo na integra.
            Fazer o exercício de abraçar uma simples árvore, procurando sentir a textura de sua casca, a temperatura de seu tronco e imaginando a seiva subindo às folhas e eventualmente alimentando uma flor e um beija flor que se nutre de seu néctar estaremos entrando em  contato direto da energia divina criadora do todo.
            Perceber a leveza de um pássaro deslizando nos céus nos traduz a grandeza do espaço  que a Natureza nos proporciona para que possamos desenvolver pacificamente nossa relação com aqueles com os quais somos interdependentes. Entretanto o Homem se considerando “superior” quer submeter todos a sua vontade, distorcendo dessa forma a sua relação consigo mesmo. Pois como dissemos anteriormente preciso amar a mim primeiro para depois amar ao meu próximo.
            Assim preciso cuidar do meu Jardim, da minha Casa, para que possa dar o valor e doar com Caridade o meu Amor ao meu entorno. A consciência dessa sequência é fundamental para desenvolvermos no Planeta uma Paz duradoura.      

Para com o Espírito
            A Caridade para com o nosso espírito é o grau mais elevado da nossa Consciência.
            É de lá que partem todas as divergências pois esse nível desconhece o falso orgulho e/ou outras mazelas humanas. A Integridade do Ser é a relação entre seus Pares.
            Somos um espírito temporariamente envelopado num corpo físico para podermos experimentar e concretizar a importância da matéria como meio evolutivo do Universo. É o meio material que propicia a conscientização da importância de cada passo partindo de uma primeira partícula e ir através da luta das associações conhecendo as oportunidades que o Universo nos oferece.
            Quando desrespeitamos as regras globais criamos espaço para que surjam forças deletérias para dificultar nosso processo evolutivo. Uma vez instaladas precisamos dobrar o esforço para voltar à estrada asfaltada e poder prosseguir no caminho da harmonia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário