segunda-feira, 3 de julho de 2017

23-Debilidades

O Ego, As Doenças, As Escolas, As Guerras,
Os Resíduos,A Indiferença
           
O Universo é um Sistema Fechado,
Suas partes sistemas Abertos.
Assim somos energizados por Outros,
Para alcançar o Equilíbrio interno.
Precisamos aprender o Balanço,
Para Encontrar Sintonia.

Ego
Quando jogar fora todo o Ego encontrarás tua essência, onde está no seu Ser Espiritual, ou essêncial.
Conhece a ti mesmo, seu verdadeiro Ser, antes de procurar entender aquilo que aparenta ser.
O Ser usa inúmeras máscaras, cada uma representando uma necessidade egóica,  para iludir o meio  acreditando-se insubstituível na sua função. Todas podem ser substituídas, jogadas fora quando encontrar a sua verdadeira razão de ser e perceber o quanto verdadeiramente precisam do seu amor maior.
            Para isso temos que conhecer a nós mesmos para vencer as pressões a que estamos permanentemente expostos.
O Ego tem apego à matéria, pois é nela enxerga o poder do domínio das pessoas e do Meio em que vivem. Os cinco sentidos são sensíveis aos dois lados da moeda, pois são igualmente parte da matéria, falando-se assim a mesmo nível energético.
 Pelo ego lutamos e morremos sem perceber o quanto desperdiçamos a vida. A Matéria pode ser refugo quando a Alma abandona o corpo, mesmo assim passa a ser alimento para aqueles que encontram vida no seu corpo inanimado.

            Doenças
            Hoje pode se afirmar que todas as doenças tem um fundo mental / espiritual por agirem sobre a malha energética que mantém o funcionamento do nosso corpo. Através do medo, das angústias, dos desarranjos psíquicos deformamos o DNA causando o desequilíbrio orgânico que depois de se estabelecer no nível espiritual se expande aos níveis mentais e finalmente físico quando é detectado pela medicina convencional.
            Algumas práticas médicas alternativas já podem perceber preventivamente males ainda invisíveis pelos instrumentos físicos. Algumas escolas de medicina ocidental ( ou grupos de médicos) começam a perceber a fragilidade dos sistemas convencionais implantados com apoio inclusive dos granes conglomerados Farmacêuticos. Pesquisas de práticas médicas baseadas em plantas e minerais volta a ser estudadas, agora sob uma ótica de cunho científico. os primeiros resultados começam a se mostrar nestes sistemas apresentando maior nível de aceitação pelo organismo provocando menos reações negativas ou contraindicações.  
            Algumas práticas orientais tem o discernimento na percepção de fatores debilitantes já instalados no corpo antes mesmo de se apresentarem fisicamente. A medicina espírita e outras trabalham nesse sentido em diferentes níveis, preventivo e profilático. Essa retomada de tratamentos mais saudáveis sofre renhido combate das forças corporativas estabelecidas. Para isso usam de todos os recursos legais e antiéticos possíveis.
            Aliado a essa falta de eficiência do sistema médico convencional, as previdências de saúde governamentais tem cada vez maior dificuldade de atender uma população cada vez mais doente.
            Os grupos privados cresceram muito por falta de atendimento do estado, e agora começam a sentir os mesmos problemas. Também neles os custos sobem, os tempos para cirurgias crescem transformando-se todo num sistema em desarranjo seqüencial.
            Uma nova liderança terá que surgir para fazer face a esses desafios.

            Escolas
            Da mesma forma os sistemas atuais deixam de atender as necessidades das novas gerações, por razões diferentes, ao longo de todo o Planeta. Os métodos de ensino até agora existentes mais a velocidade dos sistemas de informática exige uma revisão estrutural ampla para a qual a Sociedade atual ainda precisa se estruturar.
            Dizemos que a escola deve educar quando a função da mesma sempre foi instruir com conhecimentos que os “professores” adquiriram de outros semelhantes e que optaram por transmitir às próximas gerações.
            A função de educar cabe aos pais que sendo da geração anterior deveriam ter a competência de transmitir os valores morais e éticos a seus descendentes.
            Essa indefinição de funções causa toda sorte de mal entendidos provocando insegurança aos três componentes da equação.
            O grande mérito da escola além de informar o aluno em diversas áreas de conhecimento é socializar os mesmos, iniciá-los no convívio com futuros concorrentes e dar-lhes a opção de avaliar as especialidades cm as quais se sentem melhor.
            Aquilo que escolhemos com o coração e sem preocupação essencialmente pecuniária deverá ser a atividade futura que nos trará a realização e provavelmente a satisfação geral. Nessa idade o aluno raramente tem a consciência da importância de cada cadeira na sua vida futura.
            A informática veio favorecer a velocidade do nosso desenvolvimento intelectual como subproduto vem trazendo a volatilidade do contato humano. O contato olho a olho que é capaz de transmitir a qualidade da sinceridade humana passou a ter importância secundária o que passou a ser prejudicial na aplicação da moral e ética nas regras “Sociais”.

            Em que se baseia hoje a Consciência?
            Temos uma Consciência inata. à ela raramente temos um acesso direto para uma melhor avaliação. Com os tempos necessita de uma adaptação permanente. As informações para esses ajustes vem do convívio na Sociedade. A separação do joio do trigo assim depende de cada Ser. Como somos todos únicos, no detalhe cada um terá sua própria consciência.

Guerras
            A Guerra é uma forma de crise ou melhor rejeição do bom senso ou equilíbrio Humano por “jogar fora” o Amor e usar a “Barbarie” como resposta na procura de uma solução.
            Violência gera violência aumentando cada vez mais o desequilíbrio do Planeta. A Guerra é uma competição de Egos desprezando o Ser Humano como criação inteligente.
            A permissão pelos governos de produção e consumo de drogas legais como o álcool, o fumo, alguns produtos farmacêuticos, algumas usadas como drogas químicas, tem provocado mortes equivalentes em número de vítimas ao de muitas guerras convencionais.
            O combate pouco eficiente pelas Autoridades do trafego de drogas químicas produzidas a partir de plantações ilegais, mas muitas vezes na mão de grupos inescrupulosos tem se ampliado enormemente também pela inobservância das necessidades das novas gerações. A informática aliada mobilidade de um “exército de agentes da contravenção” usa a ansiedade do lucro a curto prazo estimulado pela mídia social que estimula a moda ampla exigindo para isso a disponibilidade financeira a curto prazo.
            A Produção de armas de todos os calibres tem sido uma das indústrias que mais cresce no Planeta. Com o desenvolvimento crescente da inteligência artificial a capacidade destrutiva de uma guerra legal, ou ilegal se torna cada vez mais cruel.
            Até quando a população planetária vai suportar esse descontrole crescente?
            Muitos estudiosos discutem o tema sem uma visão clara de alternativas. Muitas alternativas deixam de ser interessantes às Autoridades por mexerem com poderes econômicos constituídos diretamente envolvidos com os lucros resultantes desses desmandos, que alimentam a própria máquina do estado.

            Resíduos
            O conceito de resíduo é muito amplo de forma que vamos dividi-lo em especialidades sem nunca entretanto deixar de perceber que todos tem o mesmo sentido de entendimento Global.
            Hoje a Sociedade tem cada vez maior conhecimento dos resultados nefastos do aumento de resíduo sem saber como resolver a questão por falta de capacidade política de implantação de medidas saneadoras nas quais toda a população planetária teria que adotar, o que somente será possível através de uma conscientização plena de todos.

Resíduo industrial
            É aquele gerado por todos os processos de produção em massa que visam em primeira instância, reduzindo custos, permitir o acesso a um custo aceitável a diversas frações da Sociedade. Quando sua produção era artesanal a Natureza tinha a capacidade de ir absorvendo o “lixo” retornando-o ao estado natural de origem.
            Com o aparecimento da revolução industrial no século XVIII e seu crescimento exponencial os mesmos passaram a ser depositados ao redor das regiões urbanizadas e hoje cada vez mais nos OCEANOS.           Grande parte desses rejeitos contém contaminantes químicos que estão destruindo a vida marinha além de contaminar a alimentação Humana.
            Esse tema é o cerne de muitas discussões entre os países que procuram achar soluções alternativas consensuais.
            Uma parte considerável de resíduo industrial pode ser considerado por produtos vendidos à população que depois de extinta a sua Vida Útil são “jogados fora”.  Nesse grupo podemos mencionar:
            Carros usados, eletrodomésticos defeituosos, remédios com validade vencida, eletroeletrônicos, Pneus, peças defeituosas por uso, máquinas velhas, etc.
            Cada vez mais a indústria desenvolve processos de reciclagem para estes produtos, mas a produção continua sendo maior que capacidade de reciclagem. Os processos de reciclagem trazem consigo novos problemas como o consumo de agentes auxiliares e energia suplementar de produção.


Resíduos Domésticos
            Os produtos orgânicos domésticos produzidos pelo homem a Natureza tem plena capacidade de absorver quando distribuídos ao longo da superfície e durante um período adequado. Na medida que concentração habitacional cresce essa capacidade de absorção fica comprometida. Extensas áreas hoje tem o subsolo contaminado por infiltração, o que passou a afetar a água dos lençóis aqüíferos que alimentam a população. Que por sua vez realimentam boa parte do planeta.
Os resíduos sólidos, resultado principalmente de embalagens plástica, vai para aterros “sanitários” carreando em boa parte de resíduos de materiais de limpeza e resíduos de reformas. Os líquidos que são arrastados pelas chuvas fluem para os cursos de água e terminam em Lagos e depois nos Mares.
Largas áreas de terras agriculturáveis são ocupadas por “lixões” alimentando os vetores de zoonoses como animais e insetos  que geram de doenças.  Populações carentes e rejeitas socialmente procuram nesses lixões a sobrevida, incluindo os seus filhos menores.



Comércio de Resíduos          
            Como resultado de uma produção crescente de resíduos recicláveis e a incapacidade ou falta de vontade de processá-los dentro do país, está levando ao comércio internacional de resíduos, tendo um país gerador de resíduos e outro processador, retornando ao uso industrial ‘limpo”.
            nem sempre entretanto todos são reciclado de forma correta e terminam sendo depositados em áreas impróprias muitas vezes vindoa produzir contaminação do solo, água ou ar produzindo doenças graves e indefindas.

Resíduos Aéreos
            A queima de combustíveis orgânicos como petróleo e carvão para geração de energia elétrica, produção de metais.aquecimento residencial, aviação comercial, frota de veículos auto motores, cozinhas industriais ou residenciais produz uma quantidade substanciam de CO2 ou gás carbônico que está alterando o equilíbrio do planeta pela filtração desregulada dos raios que atingem o Planeta.
Contaminação do Solo. Ao mesmo tempo a ampliação da produção do rebanho animal tem aumentado a produção de metano (CH4) o que amplia esse desequilíbrio.
            Para compensação de produção de CO2 jogado na atmosfera pelos grandes países produtores criou-se uma taxa de compensação para premiar os países que tem taxa mais baixa ou de alguma forma tem florestas que absorve parte do CO2  existente no Ar.

Contaminação por Radiação Atômica
            O desenvolvimento da geração de energia através do uso de metais radioativos inibiu a produção de gás carbônico trazendo o inconveniente do resíduo inaproveitável no nível atual tecnológico do lixo atômico. Este hoje está sendo jogado nos mares protegido por blocos de concreto ou em antigas minas de sal desativadas. Ambas as solução tem se mostrado ineficientes a longo prazo. As do mar produzindo variantes deformadas animais muitos deles consumidos pelo próprio Homem. Nas minas tem se verificado o vazamento dessas radiações contaminando o meio ambiente e assim o Homem.
            Devem ainda ser considerados os acidentes operacionais com esse tipo de usinas, alguns afetando vários países como Tchernobil e recentemente no Japão depois do Tsunami.

O uso indiscriminado de agrotóxicos e inseticidas
            Com o aumento da demanda de alimentos, todos tem base na produção de vegetais, de forma direta ou indireta, e deixando de usar os recursos de proteção natural desenvolveu-se a produção de produtos sintéticos com essa função.
Como resultado os insetos desenvolveram mutações resistentes aos agrotóxicos e inseticidas tornando obrigatória o uso de concentrações crescentes.
Como resultado ao desrespeito, ao tempo de decomposição e incapacidade de administrar em concentrações e periodicidade apropriadas, esses produtos terminam por ser digeridos pelo Homem nos alimentos consumidos.   
Outro fator de descontrole é o arraste desses produtos através dos ventos que envolvem o planeta envolvendo assim o mesmo numa rede de contaminação.
Como variante desses agressores foi desenvolvida a técnica genética de produtos produzidos com variantes genéticas que incluem gens de insetos em plantas para torná-los resistentes a determinadas doenças. Esse produtos são denominados de Genéticamente Modificados ou Transgênicos. Desconhecendo as consequência futuras de forma irresponsável essas alternativas estão sendo comercializadas. Muitos países mais conscientes passam a proibir essas variantes.
Os riscos crescem, pois os ventos são capazes de transportar os polens necessários a frutificação por milhares de Quilômetros contaminando todo o planeta produzindo mutações genéticas à todo o Planeta inclusive ao Homem sem nenhum controle..
Reescrita da Topografia do Planeta
            Quando falamos em reescrever a geografia da manta superficial da Terra estamos nos referindo as transformações produzidas pela tecnologia humana com a intenção de criar comodidades sem muitas vezes conhecer seus efeitos à longo prazo.
            Como exemplos podemos vamos dar alguns exemplos:
            Minerações  a Céu Aberto descobrindo extensas áreas de terreno que ficam sem vegetação provocando enxurradas de água nos solos vizinhos.
            Barragens para produção de imensos reservatórios líquidos, alagando áreas agriculturáveis, necessários para produção de energia elétrica em grandes volumes.
            Queimadas para produção de pastos para produção de gados diversos.
            Cobertura de milhares de Quilômetros quadrados de superfície por estradas que cortam o Planeta para comodidade de seus habitantes.
            Cobertura de milhões de Quilômetros quadrados por cidades impermeabilizando o solo à absorção da água da chuva.
            Construção de imensas fazendas de geradores eólicos transformando o planeta e a vibração do solo.
            Construção de imensas fazendas de painéis eletro voltaicos ocupando áreas agriculturáveis.
            Derrubada de milhares de quilômetros quadrados de floresta seculares para produção de madeira para construções.
            Todos esses exemplos contribuem para as alterações climáticas do planeta através da variações de temperatura, evaporação, pluviosidade e descontrole biológico dos seus habitantes.       
           
Infelicidade Humana
            Quando nos referimos a Infelicidade Humana falamos da parcela do planeta que desconhece a existência com Seres respeitados.
Como exemplos podemos dar:
            Escravas sexuais, aqueles explorados no trabalho, aliciados pelo comércio de drogas, comerciantes do sexo, pervertidos sexuais, fanáticos  de todas as espécies, moradores de rua, Seres explorados por políticas escusas, etc. Todos esses subordinados humanos atendem às necessidades de classes sem consciências e irresponsáveis perante a vida. Infelizmente fazem parte de umas minoria crescente por falta de vontade política na mudança de rumo do Planeta.
            A escória, refugo, fezes ou refugo são parte do Natureza e são necessárias no desequilíbrio para gerar energia necessária ao reequilíbrio de qualquer sistema.

A Unicidade inexiste Sozinha,
A Dualidade exige o Par,
A Multiplicidade pede Visão,
A Integridade a Consciência.
           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário