domingo, 30 de outubro de 2016

6-As Resistências
Orgânicas, Mentais, Espirituais

                                                                        Ação gera Reação,
                 Querer é nosso Desejo,
   Realizar quando Possível.

Orgânicas
            Como parte de nós é matéria somos regidos pelas leis da mesma.      
Sentidos
Órgãos
Visão
Dois Olhos
Audição
Dois Ouvidos
Odor
Nariz
Paladar
Gustação
Falar
Intuição
Pituitária

            Cada órgão desses tem uma faixa de percepção ligada às características dos sensores orgânicos de que dispõe. O Homem na sua criatividade vem desenvolvendo formas de ampliar a sua liberdade de perceber o entorno.
 Ao mesmo tempo que a sua capacidade de “ler” o que acontece a sua volta é o limitador, que desenvolve resistência a sua liberdade de atuação em função de dificuldades que cria para alteração do “status quo”
            O desportista é uma pessoa que em muitos casos vence barreiras permitindo-se ter sensações diferentes.
            As Ilusões como vimos são limitadores da nossa interpretação criando resistências à aceitação de fatos posteriormente perfeitamente aceitáveis. 

            Porque desenvolvemos resistências?

            A Inovação requer a quebra de paradigmas e ao mesmo tempo conviver por certo tempo com o incerto o que cria medos do desconhecido.
Voltamos ao capítulo anterior.
Dar continuidade ao dia a dia pode parecer confortável, por outro lado temos uma meta maior que é a nossa evolução, e essa é difícil sem novos parâmetros. Para isso temos o Livre Arbítrio que é exatamente a revisão de conceitos arraigados a gerações. Aprendemos com nossos ancestrais, mas queremos mais. Essa Lei vale para todo o reino animal.
            Viemos de outros mundos por não termos atendido o objetivo evolutivo programado pelo Criador que é o Universo como um Todo. Também serão daqui afastados os que deixarem de fazer reformas íntimas e negligenciarem a necessidade de se reger pela lei da Evolução, física e moral. 

Mentais
         As resistências mentais (Prejudicadores Egoicos) e seus corretores ( promotores Evolutivos) se encontram na tabela abaixo.

Promotores
Evolutivos
Fatores
Egóicos
Amor
Vaidade
Equilíbrio
Gula
Humildade
Orgulho
Bondade
Avareza
Perfeição
Luxúria
Dinamismo
Preguiça
Caridade
Ira
           
            Precisamos dos dois para podermos crescer nas doses adequadas. O excesso de qualquer um deles é prejudicial ao equilíbrio do meio.
Sem os Fatores Egóicos deixaríamos de procurar criar melhores condições de conforto, segurança, moradias e tecnologias. Os recursos de ampliação dos sentidos são resultado da procura dos fatores mencionados aliados a tentativa de descobrir nossa origem e o destino.
A Sombra desses fatores é a exploração do Homem pelo Homem.  O  resultado que temos visto é a desigualdade da distribuição de recursos e o estado de penúria de uma população crescente exponencialmente. A necessidade de acumular riquezas materiais (que permanecerão no Planeta) de forma descontrolada sem um propósito de uma distribuição equitativa termina criando revoltas e guerras.
Os Promotores Evolutivos tem como meta e entendimento entre os Homens e o Meio. Nessa função tem procurado reduzir a penúria e a exploração selvagem. 
O que falta é a compreensão da individualidade de cada um dos fatores, é o Respeito ao Livre Arbítrio de cada Ser. Impor condições de pensamentos, filosofias de vida ou hábitos termina por cercear a liberdade em ambas as linhas de atuação.
Encontrar a convivência num ambiente de Paz cabe somente a nós, como gerenciamos os nossos pensamentos.  

Eis a questão.

A Minha Liberdade Termina,
Onde a do meu irmão Começa,
O Respeito ao Meio Ambiente,
É Dever de Todos.
           
            Somente a partir do momento em que o Homem for permanentemente consciente de sua responsabilidade e sem obrigação, mas voluntariamente como parte mais evoluída é que passará a conviver com a Paz como na sentença acima.

Espirituais
            As resistências espirituais se percebem pela ausência dos fatores beneficentes quando “O Espírito do Ser” acredita que usando um percurso aparentemente mais simples para alcançar a felicidade termina por se aliar a forças destruidoras que foram se unindo com esse propósito ao longo do tempo.
            Quanto maior os nossos desmando, maior será o período necessário a conscientização em área de reconsideração. Nesses ambientes sombrios passaremos por experiências dolorosas com o intuito de podermos repensar através da dor atitudes passadas e nos lembrarmos de Deus. 
            Mesmo considerando que esquecemos normalmente grande parte do que ocorreu em vidas passadas nunca devemos negligenciar fatores que podem estar nos ajudando a desfazer esses passos desencontrados.
            Rezar honestamente pedindo perdão aos desafetos e reconhecendo a culpa por erros passados dará ao poder divino a oportunidade de nos dar nova chance de evoluir em um novo renascimento. Nesse caminhar passaremos por diversas tentações para verificar se nossa intenção é plena de honestidade. 
            Na sua infinita bondade o poder divino “administrador” do Universo dá oportunidades infinitas a todos os seres, independente do seu estágio evolutivo, para que o Ser possa galgar o próximo degrau.
            Assim vamos de senda em senda passando por experiências que estão escritas na nossa memória final, à qual dificilmente temos acesso.
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário