quarta-feira, 5 de abril de 2017


10-Pluralidade
Multiplicidade, Infinidade, Limitações

Multiplicidade
         Para entender a pluralidade de alternativas é necessário fazer análises parciais. A dificuldade da separação na avaliação é a perda do visão global. Essa filosofia é que levou a nossa sociedade a criar especializações em todos os setores. Como conseqüência temos técnicos altamente especializados mas que por outro lado ficam cegos quando o foco é ligeiramente alterado.
         Num mundo interativo esse raciocínio parcial pode provocar conclusões equivocadas por desprezar efeitos secundários perniciosos. Raciocinar num mundo de multiplicidade significa estar aberto para as opções avaliando com critério de honestidade aquelas que promovem o crescimento do todo.
         A tentativa de controle sobre todos os detalhes é impossível e portanto devemos assumir a independência de cada ação individual, e toda vez que estiver a nosso alcance colaborar com a consecução ordenada dos objetivos.

Pequenas influências,
Grandes diferenças.
Mínimas causas,
Máximos efeitos.

Na ausência de ações positivas forças inconseqüentes procurarão utilizar as falhas para promover a desordem. É devido ao nosso descuido que nuvens negras conseguem promover a discórdia e intriga entre os menos afinados com a proposta divina.
 Infinidade
         O Zero e o Infinito existem como conceitos para podermos usar como referência para o diálogo no mundo físico. Eles compõe a cadeia da evolução como extremos e nos orientarmos de que qualquer resultado se situará entre estes extremos.
         Assim como cada Ser tem sua peculiaridade e temos por definição tantas quantos são os elementos, a infinidade representa o inconcebível para a nossa mente material.
         Disso decorre que teremos sempre infinitas oportunidades, dependendo somente da ótica com que queremos nos aproximar da questão. Cada um enxergando pela sua  perspectiva, sempre considerando sua experiência de vida, cria soluções e dicotomias de satisfação. Esse é o princípio da dualidade em que vivemos e procuramos ser felizes.
         A felicidade será sempre pontual, a extensão durará na medida que somos tolerantes e temos paciência. Num entorno cada vez mais dinâmico e egoísmo crescente esse desafio se torna cada vez maior. Na mesma medida vemos aumentar a resistência à mudanças pelo cansaço decorrente da exaustão de energias.
         Como manter o equilíbrio num contexto infinito mas de recursos limitados?
         Essa lição temos que aprender todos os dias para isto devemos estudar e analisar continuadamente aquilo que podemos fazer no benefício do poder maior.. Ela nos empurra para uma aceitação dentro das nossas limitações para uma observação mais detalhada para depois agirmos com propriedade.

A infinidade é ilimitada,
As margens nosso limite,
O barco o nosso meio,
O vento a nossa energia,
O destino o nosso gol.

 Limitações
         O Universo é infinito, mas como criaturas, somos limitados sempre devendo observar as regras de possibilidade e compatibilidade com os vizinhos. A grande vantagem dessa limitação é que podemos nos limitar à nossa esfera de percepção. Cada órgão nosso responde por sua atividade sendo que todos são interligados e interdependentes. Assim sendo limitados podem atuar de forma efetiva contribuindo sempre para o bem geral.
         Quanto mais ampla a nossa percepção e consciência maior a nossa oportunidade para realizarmos as nossa propostas de integração com o Todo. Essa sintonia é que promoverá o nosso crescimento.

Ser grato às limitações,
Nos ajuda crescer,
Permitindo desenvolver,
Um sentido de doação,
Para receber o AMOR.





Nenhum comentário:

Postar um comentário