segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020


A Vingança das Bruxas

                Conta a Lenda que no começo do povoamento da Ilha do Desterro como era conhecida Florianópolis as Bruxas eram donas do Pedaço. Elas é que mandavam em tudo, nas festas nas matas, nas Pescarias. Eram mulheres muito poderosas.
                Amadas por uns e odiadas por outros. Mas elas não se incomodavam com isso. Lá pelas tantas chegou um certo general na cidade falou:
-Vou acabar com esta festa. Onde já se viu uma coisa destas. Mulheres que querem mandar em tudo, agora quem manda são os homens.  Somos fortes além de corajosos. Vou mostrar a estas bruxas que temos mais poder do que elas.
Pobre coitado, mal sabia ele que aquelas mulheres já estavam preparando uma festa para recebe-los. No dia marcado o General foi ao encontro das bruxas. Elas se fizeram de coitadas. O General acreditou e falou para os seus comandados:
-Vamos embora pois o que falaram delas é tudo mentira. Falaram que elas tinham grandes poderes, não vejo poder algum. São mulheres muito bonitas, sabem cozinhar muito bem, limpar uma casa, sendo muito trabalhadeiras.
Elas ouviram todos esses elogios sem falar nada pois não queriam que eles vissem o que já estava preparado para eles.
Então elas perguntaram: vocês querem comer alguma, coisa pois devem estar cansados e com fome.
Eles aceitaram. Coitados, caíram na armadilha direitinho. Comeram beberam dançaram já bem tarde foram embora. Agradeceram a recepção e pediram desculpas por terem julgado tão mal as moças e saíram felizes.
Mas pelo caminho começaram a notar uma certa fraqueza. Mas acharam que era cansaço da festa.
As pessoas que encontraram na Rua saíram correndo deles, mas como eram soldados acharam que estavam com medo pois já era noite. Até num certo momento teve um que falou:
-General, o Senhor não acha estranho as pessoas correrem de nós.
Então o General falou:
-Se encontrarmos mais algum e sair correndo damos um tiro nele então ele vai ter que parar. Vamos então saber o por que da corrida.
Dito e quase feito. Encontraram uns pescadores que quando viram saíram correndo.
 Foi ai que eles viram que estavam nus pois procuraram as armas e não acharam. Ficaram furiosos mas estavam tão fracos, pois tinham comido da comida que as Bruxas lhes deram que estava com uma poção que os deixou fracos e sem noção do que se passava com eles.
Quando o General percebeu que caiu na Armadilha delas. Ficou furioso, mas naquele momento não pode fazer nada. Com muito custo chegaram em casa.
No dia seguintes eles foram procurar as mulheres e não acharam nenhuma pois todas elas tinham se mudado para o Ribeirão da Ilha.
Ah esqueci de dizer que a festa foi na Praça XV em baixo da Figueira.
Elas foram embora mas deixara as roupas dos soldados todas lá, para eles pegarem.
Por este motivo até hoje dizem:
Que a meia noite, as bruxas fazem festa embaixo da Figueira.
Será?

Maria de Lourdes Silveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário